Publicidade
18/02/2018
Login
Entrar

DC Auto

02/02/2018

Peugeot 3008 ganha nova versão, topo de linha, Griffe Pack

Tecnologias para segurança se destacam
José Oswaldo Costa*, de Indaiatuba (SP)
Email
A-   A+
A atual geração do Peugeot 3008 foi lançada no Brasil no fim de junho do ano passado. Importada da França, chegou ao País em versão única de acabamento.

Desde então, foram vendidas mais de 1 mil unidades. Além dessas, existe uma fila de espera de 500 unidades, segundo a montadora francesa.

Agora, para a linha 2018, o utilitário esportivo ganha uma versão mais completa: Griffe Pack.  Dessa forma, o modelo passa a ter duas versões: Griffe (R$145,99 mil) e Griffe Pack (R$154,99 mil).

Mas, pelos R$ 9 mil de diferença entre uma versão e outra, o que o comprador leva a mais? De início, podemos dizer que o SUV recebeu um bom “recheio” tecnológico.
Tecnologias – O 3008 ganhou múltiplos ADAS (Advanced Driver Assistance System), como: Active Safety Brake (frenagem automática de emergência e alerta de colisão); correção e alerta de permanência em faixa; detector de fadiga; assistência de farol alto (comutação automática de faróis altos/baixos); leitor de sinalização de velocidade (reconhecimento das placas de velocidade e recomendações); piloto automático inteligente; sistema de ponto cego ativo e Visiopark (assistente de manobras de estacionamento).

Na apresentação da nova versão, os jornalistas especializados tiveram a oportunidade de ver o funcionamento, na prática, do Active Safety Brake, por exemplo.
O utilitário é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro. Isso faz com que ele seja capaz de frear, ou parar totalmente, caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre.

Esse sistema é acionado quando a velocidade do veículo estiver entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento é detectado; quando a velocidade do veículo for de no máximo 80 km/h; quando um veículo parado for detectado e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h quando um pedestre for detectado.

Já o sistema o sistema ativo de ponto cego e o alerta de permanência em faixa funcionam, também, com uma câmera na parte superior do para-brisas. Ele reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária.

Ou seja, em caso de falta de atenção, na tentativa de desvio da direção, a uma velocidade superior a 60 km/h, e estando com as duas mãos ao volante, o sistema emite um alerta e também corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa.

Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego do SUV em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.

A assistência de farol alto faz análises dos faróis. Ele alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.

Um sistema bastante interessante é o leitor de sinalização. Ele detecta as placas, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis.

O limite de velocidade recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.

Além desses novos recursos que a equipam, a versão Griffe Pack conta, ainda, com: controle de estabilidade; sistema de freios com ABS, auxílio de frenagem de urgência e repartidor eletrônico de frenagem; seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina); apoios de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes; sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e alerta de pressão baixa dos pneus.

É sempre bom ressaltar que o Peugeot 3008 recebeu 5 estrelas – nota máxima – nos testes de segurança realizados pelo respeitado instituto Euro NCAP. Além disso, o modelo recebeu quase 40 prêmios ao redor do mundo.

Externamente, o Peugeot 3008 Griffe Pack se distingue da versão de entrada pelos retrovisores e teto pintados na cor preta.

Conforto – No interior, destaque para o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas. Já o sistema multimídia, bastante intuitivo e de fácil operação, apresenta tela sensível ao toque de 8 polegadas. Ela foi fixada como um tablet.

Botões posicionados como teclas de piano, abaixo das saídas de ar centrais – de muito bom gosto – reúnem as principais funções: rádio, climatização, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

Os bancos dianteiros são equipados com massageador: oito bolsas de ar espalhadas nos encostos proporcionam cinco tipos de massagens diferentes. Em trechos longos, como em viagens, são muito bem-vindos.

No conjunto mecânico, nenhuma alteração. O Peugeot 3008 Griffe Pack utiliza o mesmo, e competente, motor 1.6 THP (turbo), desenvolvido em parceria com a BMW, capaz de render 165 cv e 24,5 kgfm de torque.

Ele trabalha em conjunto com um câmbio automático de 6 marchas. Existe a opção pelas trocas manuais através de paddle shifts localizados atrás do volante.
Alguns números do utilitário esportivo: comprimento – 4,45 metros; largura – 1,91 metro; altura – 1,62 metro; entre-eixos – 2,67 metros; altura livre do solo – 226 mm; ângulo de ataque – 20º e ângulo de saída – 29º. O porta-malas tem capacidade para 520 litros.

Com 106 pontos de venda no Brasil, a Peugeot se prepara, agora, para o lançamento do 5008 (utilitário maior do que o 3008) e para a versão de passageiros do furgão Expert.

*O jornalista viajou a convite da Peugeot

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/02/2018
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Motor 1.0 de três cilindros é econômico e agrada, tanto na estrada quanto no trânsito urbano
09/02/2018
Novo sedan Cronos será lançado neste mês
Modelo da Fiat brigará nos segmentos de compactos e médios. Principal disputa será com o VW Virtus
09/02/2018
Espaço interno não decepciona
Durante a conversa com os executivos da montadora italiana, um dado questionado foi quanto a distância entre-eixos do modelo (2,52 metros), uma vez que ela não foi alterada em...
02/02/2018
Ford Ka Freestyle chegará no segundo semestre
A Ford apresentou, nessa semana, uma nova opção para o hatch compacto Ka. Denominada Freestyle, a versão aventureira foi mostrada para a imprensa especializada no mesmo dia em que era lançada...
26/01/2018
Volkswagen Virtus é apresentado oficialmente
Preços partem de R$ 59,99 mil
› últimas notícias
Sondagem revela retomada do otimismo
Valor liberado para médios e grandes produtores na safra 2017/18 é de R$ 85 bilhões
Justiça decide que elétricas não poderão ter cobrança retroativa de débitos de R$ 6 bilhões
Sebrae pretende atender 69,6 mil MPEs
Nível de atividade do varejo no Brasil aumenta 1,3% em janeiro, aponta a Cielo
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Começam as obras do Aeródromo Inhotim
Folia supera expectativas em Belo Horizonte
Mobiliata une empreendedorismo e impacto social
Carnaval aqueceu setor de brindes na Capital
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


17 de fevereiro de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.