16/08/2018
Login
Entrar

DC Auto

23/03/2018

Peugeot amplia sua linha de utilitários e apresenta o 5008

Modelo de sete lugares é oferecido em duas versões
José Oswaldo Costa*, de São Paulo (SP)
Email
A-   A+
A Peugeot lançou a nova geração do SUV 3008 no fim do mês de junho do ano passado. Desde então, segundo a montadora francesa, foram emplacadas mais de 1.250 unidades no Brasil, sendo que ainda existem 260 compradores aguardando na fila.

Afinal, o belo modelo é importado da França. Importado como o mais novo lançamento da marca do leão, o utilitário 5008. Trata-se, na realidade, de um 3008 com sete lugares. O 5008 tem 20 cm a mais de comprimento em relação ao 3008.

Quanto ao peso, a diferença é pequena: 65 kg. E isso é muito importante, uma vez que o powertrain dos dois é o mesmo. Tanto o Peugeot 3008 quanto o novo 5008 utilizam o ótimo motor 1.6 THP (turbo) de 165 cv e 24,5 kgfm de torque.

O câmbio é automático de 6 marchas, equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport. Existe a possibilidade de trocas manuais através de “borboletas” (paddle shifts) localizadas atrás do volante.

Com esse conjunto, a Peugeot informa um consumo de 12 km/l na estrada.
O compartimento de bagagens, onde está localizada a terceira fileira com dois bancos individuais (embutidos no assoalho), tem capacidade para 780 litros quando esses bancos não estão sendo utilizados.

Se a segunda fileira também for rebatida, o espaço para bagagens aumenta para 1.940 litros. Porém, com 7 passageiros no SUV, ele é reduzido para 167,5 litros.

Importante destacar que os bancos da terceira fileira podem ser removidos do veículo, o que soma 40 litros para a capacidade de carga. Cada banco pesa 10,9 kg, informou a Peugeot.

Para melhor acomodar os dois passageiros da fileira extra, a segunda fileira pode ser empurrada mais para frente, através de trilhos (movimento independente para cada um dos três bancos), sem sacrificar o espaço para as pernas de seus ocupantes.
Isso ficou claro durante o test drive realizado na apresentação do veículo, quando o dirigimos em estrada, com apenas três ocupantes.

Sem a necessidade de utilizar os assentos extras naquele momento, o espaço entre a perna do passageiro do banco traseiro e o encosto do dianteiro realmente impressionou. Afinal, são generosos 2,84 metros de entre-eixos.

Interior – O interior do Peugeot 5008 é praticamente idêntico ao do seu “irmão” menor. Destaque para o painel que traz quadro de instrumentos 100% digital (tela de 12,3 polegadas) e sistema multimídia que integra praticamente todas as funções do veículo em uma tela, sensível ao toque, de 8 polegadas.

O quadro de instrumentos digital é personalizável e reúne todas as informações que o condutor desejar ter diretamente no seu campo de visão. Ele possui quatro modos de visualização diferentes.

O acabamento, algo já tradicional da marca, é primoroso, com materiais de extremo bom gosto e qualidade. A diferença no interior entre o 3008 e o 5008 está na presença, no segundo, de dois “mimos” para os passageiros da segunda fileira: mesinhas dobráveis fixadas nos encostos dos bancos dianteiros e persianas de proteção solar nas janelas.

Outro mimo, este presente nos dois modelos, é o sistema de massagem nos encostos dos bancos dianteiros. Em trechos mais longos, são mais do que bem-vindos. Os passageiros da segunda fileira contam, ainda, com saída do sistema de ventilação (entre os bancos dianteiros) e podem controlar a saída do fluxo de ar do ar-condicionado.

Leia também:
Os rivais são Outlander, Sorento e SW4

Segurança –
O novo Peugeot 5008 traz um pacote se segurança e tecnologia muito interessante.

Os destaques são:

- Active SafetyBrake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão): sistema equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o SUV seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre;

- Correção e alerta de permanência na faixa de rodagem: caso o condutor ultrapasse as linhas contínuas ou descontínuas, reconhecidas pelo sistema de câmera, sem acionar as setas, ele é alertado pelo veículo (aviso sonoro e maior carga no volante para “impedir” a manobra);

- Detector de fadiga: alerta visual e sonoro assim que considerar que o comportamento do condutor denota certo grau de sonolência ou distração;

- Assistência de farol: alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.

- Leitor de sinalização de velocidade: o sistema detecta as placas de velocidade, as lê e exibe no painel de instrumentos. A leitura é atualizada quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis.

- Sistema de ponto cego ativo: avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. O sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.

Completando o pacote, o Peugeot 5008 também oferece: controle de estabilidade (ESP), controle de tração, auxílio à frenagem de urgência, repartidor eletrônico de frenagem, 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

*o jornalista viajou a convite da Peugeot

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

10/08/2018
Nova geração Scania chega ao Brasil
Dois anos após o lançamento na Europa, linha de caminhões é apresentada na América Latina
03/08/2018
Câmbio automático para Gol e Voyage
Modelos da VW passam a contar com essa opção de transmissão em substituição à automatizada
27/07/2018
Ford lança a linha 2019 do compacto Ka
Principal novidade é a versão FreeStyle, com motor 1.5 de 136 cv e câmbio automático de 6 marchas
20/07/2018
Câmbio automático para Polo e Virtus 1.6
Versão visa atender, principalmente, o público PCD e modelos ficam abaixo da faixa de R$70 mil
13/07/2018
Spin ganha novo design para a linha 2019
Segunda fileira de bancos passa a ser corrediça e versão aventureira tem opção de sete lugares
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


15 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.