23/07/2018
Login
Entrar




DC Auto

16/12/2016

Piaggio aposta no mercado nacional

Demanda crescente motiva posicionamento do grupo em um cenário econômico desafiador
Rogério Machado* de São Paulo
Email
A-   A+
Motoplex é o posto de vendas, convívio e assistência técnica da Piaggio/Rogério Machado
O grupo Piaggio, detentor da marca Vespa, também mantém uma linha com o seu nome e, agora, chegou a vez de a marca estabelecer o seu espaço no mercado brasileiro. Para o grupo italiano, representado aqui pela Asset Baclly, a Vespa ocupa o segmento premium dos scooters, enquanto a Piaggio possui uma gama com maior amplitude, atendendo a mobilidade urbana, mas sem esquecer das estradas e soluções para maior conforto.

A demanda crescente por scooters, identificada pela marca italiana, motiva o seu posicionamento em um cenário desafiador para o Brasil, enquanto no cenário internacional algumas indicações apontam pela gradativa substituição das motocicletas por esses veículos, fenômeno que também deverá acontecer por aqui.

A Asset Baclly estabeleceu como meta vender 12.000 unidades no próximo ano, incluindo aí os produtos Vespa que deverão participar com 40% desse volume.

Os quatro produtos oferecidos neste retorno da marca são chamados na Itália de “roda alta” devido a adoção de rodas maiores na dianteira, entre 16 e 17 polegadas, comparadas com as de “roda baixa”, que medem entre 12 e 14 polegadas.

A “roda alta” confere maior estabilidade e conforto no caso de ruas e estradas esburacadas, qualidade que se aplica plenamente ao nosso cenário, enquanto a “roda baixa” se torna mais sensível aos buracos devido ao pequeno diâmetro.

Dois scooters possuem motorização de 150cc, equipados com novos motores batizados de iGet, atendendo aspectos relativos a emissões, lançados este ano na Itália. O projeto iGet é modular e permite que seja montado tanto com refrigeração líquida quanto com refrigeração a ar forçado, além de atender diferentes cilindradas (na Itália é oferecido com 50cc, 125cc e 150cc).

Na classe superior, que pode encarar a estrada, a Piaggio trouxe o Beverly 300 e o MP3 300. Os quatro modelos apresentam desenhos e propostas próprias conforme descreveremos a seguir.

Liberty 150 e a Medley 150

A Liberty pode ser considerada a versão de entrada e utiliza um motor quatro tempos iGet com três válvulas, refrigerado a ar com injeção eletrônica produzindo 13cv a 7.750rpm (13Nm de torque a 5.250 rpm) e transmissão automática. O freio anterior é ABS enquanto o traseiro é mecânico, a tambor.

A Medley possui formas um pouco mais elaboradas e pode abrigar dois capacetes sob o assento. Utiliza um motor monocilíndrico quatro tempos iGet com quatro válvulas, refrigerado a água com injeção eletrônica produzindo 15cv a 7.750rpm (14,4Nm de torque a 6.500rpm) e transmissão automática.

O freio é ABS de dois canais (anterior e posterior). Uma novidade é a presença da função start-stop, geralmente associada aos automóveis e que reduz o consumo e as emissões.
Estas diferenças tecnológicas, além do tamanho ligeiramente maior da Medley (o entre-eixos é maior 50 mm) estabelece também duas linhas de preços. Enquanto a Liberty é vendida por R$ 15,90 mil, a Medley custa R$ 26,90 mil.

Beverly 300

Para quem quer maior potência e conforto, a Piaggio dotou o modelo Beverly de conteúdos mais sofisticados, além de dimensões notadamente maiores com 2.190 mm de comprimento e entre-eixos de 1.535 mm.

O motor é um monocilíndrico quatro tempos de refrigeração líquida que produz 21cv a 7.250rpm (22,5Nm de torque a 5.750 rpm), apropriado ao peso de 183 kg em ordem de marcha e dotado de câmbio automático.

Um ótimo conteúdo enriquece e deixa a Beverly mais segura, os freios ABS com dois canais são completados pelo ASR, que impede que a roda traseira deslize em arrancada sobre superfície mais lisa, o que representaria uma queda.

Além disso, ela possui um telecomando que permite a abertura eletrônica do assento e o acionamento do pisca alerta que facilita a localização do veículo, muito útil na Itália e países asiáticos com dezenas de motos e scooters estacionados nas ruas.

Pensando nos gadgets eletrônicos, a Beverly possui uma tomada USB para recarga e ligação de dispositivos, além de um útil porta-objetos na carenagem anterior. O modelo está à venda por R$ 34,90 mil.

MP3 300

O MP3 é um scooter com três rodas e, diferentemente de um triciclo, as duas rodas anteriores são articuladas, permitindo que ele se incline nas curvas. A presença de uma roda a mais na frente faz com que ele ganhe grande estabilidade e aderência e, o volume anterior, oferece bastante proteção ao usuário, seja com relação a água ou poeira.

O MP3 possui um comando no guidão que trava a articulação das rodas anteriores, mantendo-as na vertical, o que pode ser útil em uma parada em sinal de trânsito. Nesta posição, o usuário pode colocar os dois pés no piso do scooter e, ao arrancar, desbloquear com facilidade.

Além disso, ele é dotado de um freio de estacionamento, localizado do lado interno da carenagem, logo abaixo do guidão. Por último, o MP3 possui um pedal que aciona simultaneamente as rodas anteriores e a posterior, porém, o usuário poderá optar pelas manetes do guidão e fazer uso independente.

Para adequar o veículo a rotina de uso, estão disponíveis duas opções de chassis, um longo e um mais curto, cada uma delas com duas versões de acabamento de acordo com a seguinte descrição:

MP3 Yourban e Yourban Sport

A MP3 de entrada tem o chassis curto, com 1.440 mm, oferecido na versão Yourban e Yourban Sport. Elas são dotadas de motor monocilíndrico 278cc, 4 tempos com 4 válvulas produzindo 23cv a 7.750rpm (24Nm de torque a 5.750rpm).
Itens de segurança incluem ABS e ASR. A disponibilidade de acessórios permite uma boa dose de personalizações. Para-brisas, bagageiro traseiro, protetores de punho, pacote multimídia, antifurto e protetor de pernas, entre outros. A Yourban Sport custa R$ 38,80 mil e a Yourban LT é vendida a R$ 39,80 mil.

MP3 LT Sport e LT Business

O chassis mais longo confere maior conforto e maior estabilidade direcional. Assim como na Yourban, elas vêm com freios a disco ABS nas três rodas. Oferecem o que há de melhor em segurança de frenagem e o controle de tração (ASR) evita que a roda de tração deslize em pisos escorregadios.

A mecânica é a mesma da Yourban, bem como amplo conjunto de acessórios que contemplam também a conectividade. A LT Sport custa R$ 47,80 mil e a LT Business tem o preço de R$ 49,80 mil.

Motoplex - Posto de venda, convívio e assistência técnica

Os locais de venda da Piaggio inauguram uma nova lógica de relacionamento com o consumidor. A estratégia inclui lojas em shoppings, lojas de rua e uma sofisticada unidade capaz de reunir até quatro marcas do Grupo Piaggio (Piaggio, Vespa, Aprilia, Moto-Guzzi, Derbi e Gilera) em um só espaço.

Por enquanto temos por aqui somente duas marcas, a Piaggio e a Vespa, mas o espaço já está pronto.

A nova estrutura comercial foi denominada Motoplex, concentrando um showroom das marcas, uma área de convívio e uma oficina de assistência técnica. Existem poucas no mundo, entre elas, a unidade de São Paulo (SP).

*O colaborador viajou a convite do Grupo Piaggio

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/07/2018
Câmbio automático para Polo e Virtus 1.6
Versão visa atender, principalmente, o público PCD e modelos ficam abaixo da faixa de R$70 mil
13/07/2018
Spin ganha novo design para a linha 2019
Segunda fileira de bancos passa a ser corrediça e versão aventureira tem opção de sete lugares
06/07/2018
BMW M5 chega ao mercado nacional
Vendido em duas versões (R$ 694,95 mil e R$ 739,95 mil), conta com motor V8 de 600 cv de potência
29/06/2018
Ford EcoSport Storm tem tração integral
Sistema 4WD atua sob demanda. Utilitário conta, também, com câmbio automático de seis marchas
22/06/2018
Lifan lança o novo X80 no mercado brasileiro
SUV tem motor 2.0 turbo de 184 cv
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.