Publicidade
21/04/2018
Login
Entrar

Economia

17/04/2018

Produção de minério de ferro da Vale em MG recua 18% no 1º trimestre

No período, mineradora produziu 40,7 mi de toneladas
Leonardo Francia
Email
A-   A+
Em Itabira, volume produzido nos primeiros três meses do ano foi de 9 milhões de toneladas/Alisson J. Silva
Assim como a produção total de minério de ferro da Vale no primeiro trimestre, que teve queda de 4,9% frente ao mesmo período de 2017, o volume do insumo produzido pela companhia em Minas Gerais também caiu, com recuo ainda mais forte, de 18%, em igual confronto. Mesmo assim, a produção no Estado continua importante para a mineradora, com participação de 49,7% no total.  

No primeiro trimestre deste ano, a Vale produziu 40,7 milhões de toneladas de minério de ferro contra 49,6 milhões nos mesmos meses de 2017, uma queda de 18%. Conforme a companhia, a queda da produção no Estado se deve às chuvas mais intensas do que o usual para o período e também à decisão da mineradora de reduzir a oferta de minério de baixa qualidade.

No Estado, a Vale opera os sistemas Sudeste e Sul. No Sistema Sudeste, que compreende as minas de Itabira, Minas Centrais e Mariana, a companhia produziu 22,2 milhões de toneladas do insumo siderúrgico nos três primeiros meses deste ano, 21,1% menos do que as 28,1 milhões de toneladas do mesmo trimestre de 2017.

Em Mariana, a produção de minério da Vale chegou a 5,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre, contra 9 milhões de toneladas nos mesmos meses de 2017, uma redução de 39,8%. Em Itabira, o volume produzido foi de 9 milhões de toneladas e cresceu 2,5% na mesma comparação. Na unidade de Minas Centrais, houve retração de 25%.

No Sistema Sul, que compreende as minas de Paraopeba, Vargem Grande e Itabirito, a Vale produziu 18,5 milhões de toneladas de minério entre janeiro e março, 13,8% menos do que as 21,5 milhões de toneladas produzidas nos mesmos meses de 2017. Na unidade de Paraopeba, a produção foi de 6,1 milhões de toneladas, com alta de 0,5% em igual confronto.

A produção em Vargem Grande, de janeiro a março, chegou a 4,6 milhões de toneladas contra 6,4 milhões de toneladas em igual trimestre de 2017, com recuo de 27,5%.  Na mesma base de comparação, em Itabirito, o volume produzido somou 7,7 milhões de toneladas contra 8,9 milhões de toneladas, baixa de 13,7%.

A Vale explicou que a queda de produção de minério de ferro tanto em Minas quanto em nível global aconteceu, principalmente, porque a companhia vem reduzindo progressivamente a produção de produtos de menor qualidade, especialmente nos sistemas Sul e Sudeste, ambos no Estado. Além disso, a época de chuvas mais intensas durante o primeiro trimestre deste ano também gerou impacto negativo.

Leia também:
Anglo dá início a férias de 766 empregados


Pelotas - A produção de pelotas da Vale referente ao primeiro trimestre deste ano somou 12,7 milhões de toneladas, com aumento de 2,9% em relação aos mesmos meses de 2017 (12,4 milhões de toneladas). A Vale explicou que um dos motivos do crescimento foi a retomada de operação da planta Tubarão II, que teve seu star tup em janeiro de 2018.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/04/2018
Minas tem superávit de 14 mil empregos
Estado registra saldo positivo na geração de postos formais de trabalho pelo terceiro mês consecutivo
21/04/2018
Codemge lança edital para projetos estruturais
Companhia também já trabalha, em outra linha, para obter o licenciamento ambiental do novo distrito
21/04/2018
Justiça adia acordo entre Samarco e MPF
O possível acordo que seria estabelecido entre o Ministério Público Federal (MPF) e a mineradora Samarco e suas controladoras Vale e BHP Billiton Brasil para...
21/04/2018
Usiminas tem lucro líquido de R$ 157,2 mi
A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 157,2 milhões. O resultado confirma a curva ascendente dos resultados da...
21/04/2018
Venda de veículos novos avança na Capital
As concessionárias de BH venderam mais veículos novos no primeiro trimestre de 2018 na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado positivo pode...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.