23/07/2018
Login
Entrar




Economia

12/01/2018

Produção industrial em Minas apurou alta de 2,5% em novembro de 2017 ante 2016

Em 11 meses incremento foi de 1,8%
Mara Bianchetti
Email
A-   A+
O setor de produtos alimentícios foi destaque com expansão de 10,4% em Minas/Alisson J. Silva
A produção industrial mineira voltou a crescer em novembro, após dois meses de quedas na série com ajuste sazonal. Em relação a outubro foi observada alta de 2,4%, enquanto frente a igual período de 2016 o crescimento foi de 2,5%. Esse foi o segundo resultado positivo consecutivo em relação ao mesmo mês do ano anterior, após a queda de 1,1% registrada em setembro neste tipo de confronto. Com isso, o parque industrial do Estado apontou crescimento de 1,8% nos onze primeiros meses de 2017. Já no acumulado dos últimos 12 meses o índice ficou em 1,9%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os principais destaques positivos no Estado ocorreram na indústria extrativa e no setor de produtos alimentícios.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, com estes resultados, Minas Gerais caminha para um encerramento de ano positivo. Segundo ele, assim como no Brasil, o parque industrial do Estado vai interromper a sequência de perdas que vinha registrando há alguns anos.

“No caso do Brasil os recuos vêm ocorrendo desde 2014. Já em Minas, o registro de quedas teve início um ano antes, em 2013”, explicou.

De toda maneira, o economista ressaltou que, mesmo com o comportamento positivo em ambos os casos, os números estão longe de representar recuperação das perdas observadas no passado. “Trata-se apenas do início de um movimento para recuperar estas perdas”, destacou.

Em âmbito nacional, em novembro na comparação com o mês imediatamente anterior, o setor industrial avançou 0,2%, sendo que oito dos 14 locais pesquisados apontaram aumento no ritmo de produção. Os avanços mais acentuados ocorreram no Espírito Santo (5,8%), Bahia (3,5%), Pernambuco (2,6%) e Minas Gerais (2,4%).

No caso de Minas, observou-se que, na alta de 2,5% em novembro de 2017 em relação a igual período do ano anterior, sete das 13 atividades pesquisadas tiveram alta na produção. Os principais impactos positivos sobre a média global da indústria mineira foram registrados pelos setores de produtos alimentícios (10,4%) e de metalurgia (6,0%). Vale citar também o avanço registrado pelo ramo de outros produtos químicos (13,1%).

Em sentido oposto, indústrias extrativas (-3%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-4%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,3%) exerceram as contribuições negativas mais relevantes sobre o total da indústria estadual.

Leia também:
No Brasil, crescimento frente a outubro foi de 0,2%


Acumulado - Já quando considerado o acumulado do ano, sete dos treze ramos pesquisados registraram crescimento na produção. A principal contribuição positiva foi registrada pela atividade de indústrias extrativas (4,7%).

Além desse setor, destacaram-se também os grupos de produtos alimentícios (2,2%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,6%) e de produtos têxteis (13,4%). Na outra ponta o setor de metalurgia (-1,7%) exerceu a principal influência negativa neste tipo de comparação.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/07/2018
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Estados de Minas e ES discordam do investimento da ferrovia fora da área de atuação
21/07/2018
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Em julho, índice que mede a confiança do setor no Estado voltou a recuar e fechou em 47,1 pontos
21/07/2018
Minas mantém sequência de superávit
Em junho, saldo foi positivo em 12.143 postos de trabalho, somando 91.506 no semestre e 45.995 em 12 meses
21/07/2018
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Brasília - O Brasil encerrou o mês de junho com o fechamento de 661 vagas de emprego com carteira assinada, de acordo com o saldo entre contratações e...
21/07/2018
Governo quer leilão da Eletrobras até agosto
Perspectiva de encerrar processo até o fim do próximo mês tentará evitar liquidação de distribuidoras
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.