Publicidade
20/04/2018
Login
Entrar

Agronegócio

18/04/2017

Projeto ajuda pequenos produtores mineiros a ampliar as vendas

Da Redação
Email
A-   A+
Do tradicional Festival de Jabuticaba de Sabará para a rede supermercadista. Esta é a meta da empreendedora Olga Maria Teixeira Caixeta, proprietária da marca “Ó Pretinha”, que produz geleias gourmet, molhos (pimenta, mostarda, barbecue) e bebidas à base de jabuticaba.

Ela reconhece que o caminho é longo, tendo em vista, que, para ganhar espaço nas gôndolas, os produtos devem atender às normas, tanto da vigilância sanitária, quanto dos órgãos de proteção do consumidor.

Todavia, segundo ela, o primeiro passo já foi dado com a exposição e apresentação aos empresários, durante o Circuito Mineiro de Compras Sociais, na última edição do Super Encontro Varejista (Sevar) do Centro-Oeste, realizada em março, em Divinópolis.

“Participar do Circuito Mineiro de Compras Sociais é fundamental para trocarmos experiências e aprendizados. Também é uma oportunidade para que o pequeno produtor tenha conhecimento do que precisa ser feito para adequar o seu produto às normas de segurança alimentar das redes supermercadistas”, analisa.

“No meu caso, vou providenciar a rotulagem com informações nutricionais e o código de barras para atender um empório que será inaugurado em Divinópolis”, complementa.

Já o experiente casal de irmãos, Juliano e Adriana Ribeiro, produtores e fornecedores de frutas e hortaliças para a rede de Supermercados ABC, de Divinópolis, na região Centro-Oeste, está entusiasmado com mais duas negociações. “Estamos negociando com uma rede de Nova Serrana e outra de Pará de Minas. Esses encontros com as redes varejistas facilitam ao pequeno produtor diversas perspectivas de negócios”, defende.

A iniciativa de aproximar quem produz aos compradores é do governo estadual, que conta com a parceria de órgãos e entidades do setor, para capacitar e profissionalizar o pequeno negócio.

Essas ações de capacitação e orientação técnica são viabilizadas durante as feiras e encontros que ocorrem ao decorrer do ano, com apoio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) por meio do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe), e Associação Mineira de Supermercados (Amis). (Com informações da Agência Minas)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/04/2018
UE veta importação de 20 frigoríficos
Embargo às exportadoras de carne do País foi anunciado pela Comissão Europeia
20/04/2018
Minas Gerais vai sediar 1º Encontro Latino-Americano de mandioquinha-salsa, em maio
A cultura da mandioquinha-salsa movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano no Brasil. Também conhecida como batata-baroa e cenoura amarela, ela é originária da...
20/04/2018
CNA apresenta ao Mapa propostas para o Plano Agrícola e Pecuário
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, as propostas do setor produtivo para o Plano Agrícola e...
19/04/2018
União Europeia proíbe importação de 20 frigoríficos brasileiros
BRUXELAS/SÃO PAULO (Reuters) - Os Estados-membros da União Europeia decidiram, por unanimidade, nesta quinta-feira proibir as importações de produtos de carne,...
19/04/2018
Governo dá fim a embargo imposto a 9 fábricas da BRF
Decisão foi comunicada ontem
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.