Publicidade
22 de June de 2017
Login
Entrar

Agronegócio

18/04/2017

Projeto ajuda pequenos produtores mineiros a ampliar as vendas

Da Redação
Email
A-   A+
Do tradicional Festival de Jabuticaba de Sabará para a rede supermercadista. Esta é a meta da empreendedora Olga Maria Teixeira Caixeta, proprietária da marca “Ó Pretinha”, que produz geleias gourmet, molhos (pimenta, mostarda, barbecue) e bebidas à base de jabuticaba.

Ela reconhece que o caminho é longo, tendo em vista, que, para ganhar espaço nas gôndolas, os produtos devem atender às normas, tanto da vigilância sanitária, quanto dos órgãos de proteção do consumidor.

Todavia, segundo ela, o primeiro passo já foi dado com a exposição e apresentação aos empresários, durante o Circuito Mineiro de Compras Sociais, na última edição do Super Encontro Varejista (Sevar) do Centro-Oeste, realizada em março, em Divinópolis.

“Participar do Circuito Mineiro de Compras Sociais é fundamental para trocarmos experiências e aprendizados. Também é uma oportunidade para que o pequeno produtor tenha conhecimento do que precisa ser feito para adequar o seu produto às normas de segurança alimentar das redes supermercadistas”, analisa.

“No meu caso, vou providenciar a rotulagem com informações nutricionais e o código de barras para atender um empório que será inaugurado em Divinópolis”, complementa.

Já o experiente casal de irmãos, Juliano e Adriana Ribeiro, produtores e fornecedores de frutas e hortaliças para a rede de Supermercados ABC, de Divinópolis, na região Centro-Oeste, está entusiasmado com mais duas negociações. “Estamos negociando com uma rede de Nova Serrana e outra de Pará de Minas. Esses encontros com as redes varejistas facilitam ao pequeno produtor diversas perspectivas de negócios”, defende.

A iniciativa de aproximar quem produz aos compradores é do governo estadual, que conta com a parceria de órgãos e entidades do setor, para capacitar e profissionalizar o pequeno negócio.

Essas ações de capacitação e orientação técnica são viabilizadas durante as feiras e encontros que ocorrem ao decorrer do ano, com apoio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) por meio do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe), e Associação Mineira de Supermercados (Amis). (Com informações da Agência Minas)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/06/2017
Importações de etanol prejudicam o setor
Compras dos EUA, sem taxação, aumentaram 403,6% no trimestre, comprometendo a produção nacional
22/06/2017
Justiça federal proibiu a JBS de vender unidades para a brasileira Minerva
Brasília - O juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, proibiu a empresa JBS de vender subsidiárias na Argentina, no Paraguai e no Uruguai para...
22/06/2017
Lucro líquido da Copersucar cresceu 469,4%
Ribeirão Preto - O grupo brasileiro Copersucar S.A., companhia mantida por usinas e grupos sucroenergéticos e controladora de 11 empresas de comercialização,...
21/06/2017
Centro de pesquisa deve impulsionar mercado do queijo artesanal do Serro
Objetivo é apoiar produtores de 11 municípios da região
21/06/2017
ANA institui o Dia do Rio e restringe o uso das águas da bacia do São Francisco
Brasília - Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), publicada ontem no Diário Oficial da União, institui o Dia do Rio, como medida de...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.