Publicidade
24/05/2018
Login
Entrar

Internacional

25/04/2018

Protecionismo dos Estados Unidos já atrapalha investimentos globais

Reuters
Email
A-   A+
Londres - A incerteza gerada pelas tarifas comerciais dos Estados Unidos (EUA) já está prejudicando os investimentos na economia global e pode causar sérios danos ao crescimento mundial, disse ontem o membro do Banco Central Europeu, François Villeroy de Galhau.
Os mercados financeiros e economistas ficaram assustados este ano com os movimentos do governo norte-americano de Donald Trump para aumentar as tarifas sobre países como a China.

“Estamos todos conscientes de que um agravamento das ameaças protecionistas dos EUA afetaria o crescimento em todos os lugares”, disse Villeroy de Galhau, que também é presidente do banco central da França, durante a conferência bancária em Londres.

Ele acrescentou que, de acordo com os cálculos do Banque de France, um aumento de 10% nas tarifas reduziria o comércio mundial em dois dígitos e eliminaria mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) global, a começar pelos Estados Unidos.

“Nós, europeus, ao lado de Canadá, Japão e outros, devemos defender as relações econômicas internacionais com base em regras comumente respeitadas e instituições multilaterais”, disse.

Villeroy de Galhau também alertou que a diluição das regras financeiras abriria caminho para a próxima crise financeira e que todos os países deveriam implementar integralmente o pacote das regras de capital bancário global da Basiléia, finalizado em dezembro passado.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

24/05/2018
Fed sinaliza alta dos juros em próxima reunião
Washington - A maioria dos membros do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos (EUA), avaliou que outro aumento dos juros seria justificado “em breve”, se a perspectiva...
24/05/2018
G-7 pressiona e pede novas eleições
Genebra - Os presidentes e primeiros-ministros das maiores economias do mundo estão pressionando a Venezuela e pedem que o presidente Nicolás Maduro convoque novas...
23/05/2018
Trump admite que cúpula pode não acontecer
Dúvida do presidente norte-americano ocorre por receio de que Kim não esteja comprometido com acordo
23/05/2018
Opep pode aumentar produção em junho
Khobar (Arábia Saudita)/Londres - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) pode decidir aumentar a produção de petróleo em...
23/05/2018
Pela primeira vez em 226 anos, mulher irá presidir a Bolsa de Nova York
Brasília - Engenheira industrial por formação, Stacey Cunningham, de 43 anos, será a primeira mulher em 226 anos a presidir a Bolsa de Valores de Nova York –...
› últimas notícias
Preço do etanol acompanha alta da gasolina na Capital
Plano Diretor da Capital é questionado
Sem acordo, caminhoneiros decidem continuar greve
Biomm aciona Anvisa para liberar remédio
Quatro de cada cinco empresas do País planejam investimentos para este ano
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


23 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.