Publicidade
20/04/2018
Login
Entrar

Legislação

15/03/2017

Rais terá de ser entregue por certificado ICP-Brasil

Da Redação
Email
A-   A+
As empresas e pessoas físicas que tiveram empregados no ano passado tem até a próxima sexta-feira para entregar a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016. As que contam em seu plantel com, no mínimo 11 funcionários, bem como os órgãos da administração pública, devem obrigatoriamente usar o certificado digital ICP-Brasil para o envio.

“O envio da Rais pode ser feito somente via internet e por isso, o uso da certificação digital é de extrema importância tanto para quem envia quanto para quem recebe o documento.

Pelo lado do remetente, garante a segurança de que não haverá nenhuma alteração nos dados durante o trajeto no meio eletrônico, na medida em que o sistema de certificação digital é criptografado e, portanto, imune a ataques de hackers. Já pelo lado do governo, que recebe a relação, há a garantia e comprovação de que o remetente é quem realmente diz ser, coibindo assim qualquer caso de fraude que possa prejudicar os estudos estatísticos feitos com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais”, explica Julio Cesar Mendes, gerente comercial da Soluti, empresa brasileira especializada em segurança e certificação digital.

A declaração da Rais é obrigatória para todas as pessoas jurídicas com CNPJ ativo na Receita Federal no ano passado, com ou sem empregados, dos setores público ou privado e todos os estabelecimentos com Cadastro de Empresa Individual (CEI), que possuem funcionários.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/04/2018
Multa poderá ser convertida em serviços
Governo de Minas permitirá ao infrator destinar recursos de penalidade para projetos de preservação
20/04/2018
PEA deve ser entregue até o dia 24
O prazo final para os empreendimentos, que têm processos de licenciamento ambiental em análise no Estado, apresentarem o Programa de Educação Ambiental (PEA) para o...
19/04/2018
Tabela do IRPF está defasada em 22,16%
Última correção foi em 2015, com reajuste diferenciado por faixas de rendimento, de 5,6% em média
19/04/2018
Venda de imóvel para quitar financiamento é isenta
Brasília - A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que é isento de Imposto de Renda (IR) o ganho de capital resultante da venda de imóvel...
19/04/2018
IPVA para servidores vence hoje
Vence hoje o prazo para os servidores públicos do Executivo estadual - ativos, inativos e pensionistas - quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 e o...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.