Publicidade
25 de June de 2017
Login
Entrar

Legislação

15/03/2017

Rais terá de ser entregue por certificado ICP-Brasil

Da Redação
Email
A-   A+
As empresas e pessoas físicas que tiveram empregados no ano passado tem até a próxima sexta-feira para entregar a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016. As que contam em seu plantel com, no mínimo 11 funcionários, bem como os órgãos da administração pública, devem obrigatoriamente usar o certificado digital ICP-Brasil para o envio.

“O envio da Rais pode ser feito somente via internet e por isso, o uso da certificação digital é de extrema importância tanto para quem envia quanto para quem recebe o documento.

Pelo lado do remetente, garante a segurança de que não haverá nenhuma alteração nos dados durante o trajeto no meio eletrônico, na medida em que o sistema de certificação digital é criptografado e, portanto, imune a ataques de hackers. Já pelo lado do governo, que recebe a relação, há a garantia e comprovação de que o remetente é quem realmente diz ser, coibindo assim qualquer caso de fraude que possa prejudicar os estudos estatísticos feitos com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais”, explica Julio Cesar Mendes, gerente comercial da Soluti, empresa brasileira especializada em segurança e certificação digital.

A declaração da Rais é obrigatória para todas as pessoas jurídicas com CNPJ ativo na Receita Federal no ano passado, com ou sem empregados, dos setores público ou privado e todos os estabelecimentos com Cadastro de Empresa Individual (CEI), que possuem funcionários.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

24/06/2017
Adesão ao Pert exige cuidado das empresas
Quitação das dívidas tem condições
24/06/2017
Programa não inclui débitos do Simples
O Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) não abrange os débitos do Simples Nacional. A norma está explícita na instrução...
23/06/2017
Questões disciplinares ocupam o Plenário
Neste ano, 43% dos processos trataram de casos como punições e investigação de conduta de magistrados
23/06/2017
Eunício Oliveira quer votação da LDO na Comissão Mista antes do recesso parlamentar
Brasília - O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), resolveu pressionar os parlamentares da Comissão Mista de Orçamento (CMO) para que a...
23/06/2017
Alexandre Barreto de Souza, indicado pelo governo, é o novo presidente do Cade
Brasília e São Paulo –  Os dois novos integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) indicados pelo governo foram nomeados ontem pelo presidente...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.