Publicidade
19/01/2018
Login
Entrar

Negócios

12/09/2017

Receita da Obah saltou 30% até agosto

Mírian Pinheiro
Email
A-   A+
Pereira: investimos R$ 2 milhões no projeto de expansão/Divulgação
A Obah Design, agência mineira especializada em design de embalagem, estratégia e identidade de marca, design, naming, ilustração, campanhas de lançamento de produtos, material de ponto de venda e internet, comemora 10 anos este ano, com crescimento no faturamento, apurado até agosto, 30% maior que na comparação com o mesmo período de 2016, e de 30% na carteira de clientes. “A expectativa é de que, até 2019, a empresa tenha dobrado esses números”, afirma o fundador da Obah, o designer Antônio Eduardo Gomes Pereira. Para isso, só no ano passado, a empresa aportou R$ 2 milhões em seu projeto de expansão.

Segundo Pereira, o processo de crescimento da marca foi planejado para cinco anos (2015-2019) e inclui consultoria em gestão, marketing e comunicação, ampliação e qualificação da equipe, investimento em infraestrutura e informatização. A mudança para a sede própria - que saiu de um espaço de 72 metros quadrados para um escritório de 250 metros quadrados - já resultou em um aumento em 30% no corpo técnico da equipe, além da criação de cargos estratégicos para o novo modelo de gestão e contratação de agência de comunicação especializada.

A empresa tem atuação nacional e já desenvolveu cerca de 10 mil embalagens para mais de 200 empresas, desde líderes de mercado até as marcas em consolidação. Entre os clientes estão o Supermercado Verdemar, Forno de Minas, Seleta, Porto Alegre, Verde Campo, Lac Free, Tangará, Águas Ingá, Iracema, Fly Horse, Farmax, Santa Amália, Super Globo e Vale do Sol. Especialmente forte no ramo de laticínios, atende hoje cerca de 25% das empresas que fazem parte do Sindicato dos Produtores de Leite (Silemg).

Poder da embalagem - Formado em desgin gráfico pela Universidade Fumec, Antônio Eduardo Gomes Pereira montou a Obah Design em 2007 com objetivo de defender a importância estratégica do design para gerar resultados efetivos para os negócios dos clientes, atuando diretamente na conceituação de marcas e na gestão de identidade visual (coerência entre o branding e execução). Ele diz que na Obah desenvolveu uma metodologia própria que concilia pesquisa constante de hábitos de consumo, categorias do varejo, mudanças no mercado, materiais disponíveis e inovação, com o objetivo de desenvolver projetos inteligentes e lucrativos, em especial para o varejo.

“A missão da Obah Design não se resume a projetar, mas também a estimular discussões técnicas e promover a informação correta acerca dos benefícios do design de embalagem para a indústria”, ressalta. A crença no poder da embalagem de gerar empregos e riquezas o levou a criar o Programa Obah para Micro e Pequenas Empresas (Pompe), um programa especial voltado para micro e pequenas empresas que facilita o acesso delas às embalagens com o padrão Obah de qualidade. A empresa possui também um braço social, a Obah Social, projeto solidário e voluntário de apoio a instituições.

Foi por meio do Obah Social que, no ano passado, com a linha de embalagens da Rede Mel, projeto da Cidade Refúgio, escola de empreendedorismo social para moradores em situação de rua com unidades em Belo Horizonte e Sabará, na região metropolitana, que a Obah foi uma das vencedoras do Prêmio Abre, maior premiação da categoria, promovido pela Associação Brasileira de Embalagens, nas categorias sustentabilidade, voto popular e design gráfico.

Ao longo dos quatro anos de participação consecutiva da empresa no prêmio, a Obah foi vencedora em todos os anos. Essa trajetória levou Pereira a receber o convite para fazer parte do júri da edição do prêmio em 2017, que será realizado no próximo dia 21. Também faz parte da cartela de clientes a Cachaça Tiara, premiada por dois anos consecutivos (com medalha de ouro em 2014 e prata, em 2015) no Concours Mondial de Bruxelles, o mais importante concurso de vinhos e destilados do mundo.

A Obah Design participará da feira Super Minas - segundo maior evento supermercadista e panificador do País -, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, em Belo Horizonte, no Expominas. Com um estande de 712 metros quadrados, o layout do espaço será todo personalizado, como uma vila de clientes da Obah (cerca de 25 parceiros).

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/01/2018
Trevo conclui joint venture com Ehrmann
Associação entre as duas companhias resultará em um investimento de R$ 200 milhões em 5 anos
19/01/2018
MedLogic apresenta software voltado para o atendimento de idosos
A startup mineira MedLogic está entre as idealizadoras de um projeto inovador que pretende trazer mais qualidade para a saúde dos idosos no Brasil. Junto com empresas britânicas...
19/01/2018
Estudantes desenvolvem bengala para cegos que detecta obstáculos
Um grupo de cinco alunos do 3º ano do curso técnico em informática do Cotemig unidade Barroca, região Oeste de Belo Horizonte, que desenvolveu uma bengala que vibra diante...
18/01/2018
Pharma Nectar abre unidade no exterior
Nova operação vai refletir na fábrica em Minas Gerais, que deve crescer seis vezes em produção
18/01/2018
Governo vai investir R$ 1,8 milhão no artesanato
O edital de fomento ao artesanato, lançado pelo governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em dezembro, irá...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.