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DC Franquia

13/09/2017

Rede de pizzarias Patroni projeta faturamento 28% maior em 2017

Número de lojas saltará 23% no ano
Daniela Maciel
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Das 210 unidades que a rede tem no Brasil, oito estão em Minas; franquia tem 33 anos de operação/Cadu Nickel
Pronta para bater a meta e crescer 28% em faturamento e 23% em número de lojas em 2017, na comparação com o ano passado, a franquia de pizzarias Patroni comemora 33 anos em uma boa fase de desenvolvimento. Das cerca de 210 unidades, oito estão em Minas Gerais: Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Sete Lagoas (Central), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Ipatinga (Vale do Aço), Juiz de Fora (Zona da Mata) Pouso Alegre e Varginha (Sul de Minas), além da Capital.

De acordo com o diretor da rede Patroni, Luiz Cury, são quatro modelos de negócio que cabem em diferentes bolsos e variam de R$ 150 mil (Expresso) a R$ 700 mil (Don Patroni). Cidades acima de 120 mil habitantes são candidatas a receber uma loja da pizzaria. Em Minas, o foco maior ainda está sobre Belo Horizonte e cidades do entorno.

“Em Belo Horizonte, a grande dificuldade continua sendo o ponto, principalmente dentro dos shopping centers. Como o Estado é muito grande e com características bastante diferentes entre as várias regiões, acredito que tenhamos oportunidades em todas elas. O mineiro é conservador, então as negociações são naturalmente mais lentas. De outro lado, porém, temos muitos investidores mineiros com unidades em outros estados como no Espírito Santo e até um em Boa Vista (Roraima)”, explica Cury.

O candidato a franqueado deve apresentar além de capacidade de investimento, gosto por trabalhar no varejo e afinidade com o segmento de alimentação fora do lar. A empresa desenvolveu um software capaz de realizar uma análise de perfil e detectar fortalezas e deficiências a serem trabalhadas com cada franqueado.

Para continuar crescendo mesmo enfrentando o que classifica como a “maior crise que atravessou durante a sua história”, o empresário desenvolveu novos modelos de negócio, criou opções que vão além das pizzas e trabalha no constante estreitamento da relação entre franqueadora e franqueados. Apesar das pizzas serem produzidas em uma cozinha central em São Paulo e enviadas congeladas para as lojas, os franqueados podem sugerir sabores regionalizados.

“O Patroni Expresso é o modelo mais recente, ideal para o franqueado que tem um limite de investimento. Ele se adéqua bem a diferentes espaços e tem tido um desempenho excelente. Também trabalhamos como refeições em petiscos. No Brasil, as pessoas consomem pizza principalmente à noite. Isso faz com que os restaurantes tenham uma operação desequilibrada ao longo do dia. Ampliando o cardápio podemos atender o cliente nas suas diferentes necessidades. Hoje, esses itens já correspondem a 50% do faturamento”, afirma o diretor da rede Patroni.

Apesar das muitas consultas, a rede ainda estuda com cautela a internacionalização da marca. As avaliações já realizadas apontam os Estados Unidos como destino mais provável para a primeira experiência fora do Brasil. O objetivo é chegar com uma loja própria, que pode ser montada junto com um parceiro local ou brasileiro.

“Temos recebido muitos pedidos de brasileiros que querem montar um negócio próprio fora do Brasil, principalmente nos EUA. Queremos chegar bem preparados, prontos para atender não só os brasileiros como também os nativos. Não queremos oferecer uma comida caracterizada como brasileira, mas sim uma comida que agrade a todos os gostos”, decreta o empresário.

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