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DC Franquia

03/07/2018

Redes mineiras se destacam no setor de Franquias

ABF Expo realizado em São Paulo na última semana reuniu 17 marcas mineiras
Daniela Maciel, de São Paulo*
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Rede mineira Água de Cheiro foi vendida para o Grupo Narsana, de São Paulo, em 2016/SAMUEL CHAVES/DIVULGAÇÃO
Entre as mais de 400 marcas presentes na ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo entre os dias 27 e 30 de junho, 17 são sediadas em Minas Gerais, além de marcas que não têm origem mineira, mas, agora, integram grupos ou holdings sediadas no Estado. Essas empresas representam diferentes segmentos, entre eles: alimentação; moda; saúde, beleza e bem-estar; serviços educacionais, serviços e outros negócios.

Para a diretora da Associação Brasileira de Franchising – seção Minas Gerais (ABF Minas), Danyelle Van Straten, a presença mineira na feira indica um mercado maduro, que tem no interior uma das suas fortalezas.

“Minas tem crescido acima da média nacional e isso indica muito o crescimento para o interior, que tem uma economia forte por conta das exportações de minério e de itens agrícolas. Para a feira vieram marcas fortes. Os franqueadores mineiros têm um ponto de atenção que é a estrutura da franquia, eles crescem em bases muito sólidas. O mineiro é um investidor muito consciente. Ele estrutura muito o negócio para depois franquear”, explica Danyelle Van Straten.

Sediada em Belo Horizonte, a Tributarie – que integra o Grupo Brugnara especializado em consultoria jurídica e financeira – estava estreando na feira. O escritório especializado em questões contábeis presta consultoria para empresas de todos os portes e setores. O objetivo é garantir através de soluções inovadoras e seguras de alto valor agregado a exatidão das informações, regras e processos envolvidos no cumprimento das obrigações fiscais e na gestão tributária das empresas, promovendo, dessa forma, a redução de custos.

De acordo com o CEO do Grupo Brugnara, Wander Brugnara, a Tributarie nasce da necessidade de entender as divergências da política tributária brasileira para prestar um melhor serviço aos clientes do grupo. “A partir daí passamos a investir na área de tecnologia tributária. Hoje somos uma empresa de BI, de soluções tributárias em BI. Desenvolvemos um sistema de parametrização e correção de informações, permitindo a restituição de valores pagos, sempre dentro da lei”, afirma Brugnara.

A crise econômica fez com que a empresa triplicasse de tamanho em três anos. A necessidade de redução de custos fez com que as empresas buscassem na restituição tributária – antes ignorada – uma nova fonte de receita.

O investimento para abertura de unidade é variada entre R$ 5 mil e R$ 40 mil, dependendo do formato. “O nosso franqueado faz a parte comercial com todo o suporte técnico. Hoje a validação dos arquivos se dá na esfera digital, então ele pega os arquivos e manda para que a nossa auditoria possa parametrizar no nosso sistema”, pontua o CEO do Grupo Brugnara.

Mudança - A Água de Cheiro tecnicamente não é mais uma empresa mineira desde o final de 2016, quando foi vendida para o Grupo Narsana e migrou a sede corporativa para São Paulo. Mesmo assim, segundo a diretora comercial da Água de Cheiro, Sarah Duarte, a mineiridade continua sendo um dos valores da marca, que tem no Estado um dos seus pontos focais de desenvolvimento.

“Não abrimos mão da nossa história. E é com ela que planejamos o futuro. Pra isso desenvolvemos novos produtos, fizemos parcerias com grandes marcas internacionais e estamos recuperando fragrâncias clássicas que serão reapresentadas de uma maneira moderna”, afirma Sarah Duarte.

O investimento médio para abertura de uma unidade varia entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, de acordo com o modelo escolhido. Existe um plano específico de expansão para Belo Horizonte, que tem, atualmente, apenas um franqueado. A meta é chegar ao fim do ano com maios uma loja em funcionamento na Capital e outras oito no interior do Estado.

“A região de Belo Horizonte é estratégica e a franqueadora fará investimentos próprios na Capital. Ao longo dos últimos meses trabalhamos para organizar e padronizar a gestão, recuperando a confiança dos nossos franqueados e temos certeza da importância de Minas nesse processo. Em 2019 vamos fortalecer o desenvolvimento para o público jovem”, pontua a diretora comercial da Água de Cheiro.

* A repórter viajou à convite da ABF

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