22/07/2017
Login
Entrar

FETCEMG - Painel do Transporte

21/12/2016

Reforma trabalhista: uma medida de sobrevivência

Assessoria de Comunicação da Fetcemg
Email
A-   A+
Dentre os muitos desafios que temos pela frente para recolocar o Brasil na estrada do desenvolvimento, um deles atende pelo nome de reforma trabalhista. Seja pelo fato de que nossa Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisa ser atualizada; seja porque precisamos gerar empregos de maneira consistente e continuada. O fato é que ela precisa acontecer, pois as relações de trabalho estão se transformando em fator de desestímulo ao investimento, empreendedorismo e geração de empregos.

Impossível negar que a CLT tem sua parcela de responsabilidade neste cenário. Afinal, o estatuto, que foi editado em 1943, não caminhou na mesma direção das transformações do mundo e das atividades econômicas e sofreu regulações excessivas e detalhistas que permitem interpretações subjetivas pelo judiciário trabalhista.

Tais distorções na interpretação da lei, somadas ao desrespeito promovido pelo Poder Judiciário em algumas negociações coletivas, geraram um processo de judicialização das relações trabalhistas. Para ser uma ideia do que estamos falando, segundo do TST, 2,6 milhões de novas ações foram impetradas somente em 2015.

O disciplinamento das relações entre capital e trabalho, aqui no Brasil, está defasando e em descompasso com o adotado no resto do mundo. É bem verdade que a reforma que está sendo proposta é ainda precária se comparada, por exemplo, à legislação dos Estados Unidos. A ideia, aqui, é aceitar que acordos entre empregadores e empregados, mesmo que possam estar contra algum dispositivo da CLT, prevaleçam!

Passou da hora de olharmos para a relação empregado/empregador com outros olhos. Nossa legislação e jurisprudência continuam tratando o trabalhador, que hoje tem acesso a qualquer informação, como cidadão pouco autossuficiente. Consolidou-se na Justiça do Trabalho uma ordem que busca a proteção aos diretos do trabalhador, a qualquer custo, num movimento que acaba fazendo injustiça ao empregador. Precisamos encontrar o fiel da balança, um caminho que fomente um ambiente de estabilidade e segurança jurídica, para ambas as partes.

Liemar Pretti – Presidente do Sindicado das Empresas de Transportes de Cargas e Lgística do Estado do Espírito Santo (Transcares)

A coluna “Painel do Transporte” é uma publicação da Fetcemg - Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais e seus Sindicatos Filiados.

Av. Antônio Abrahão Caram, 728 - B. Pampulha - Telefax (31) 3490-0330 - BH/MG - Cep: 31275-000

Fale com a coluna através do e-mail: imprensa@setcemg.org.br

Os textos publicados nesta editoria são de responsabilidade Fetcemg - Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais e seus Sindicatos Filiados. O Diário do Comércio não se responsabiliza e nem poderá ser responsabilizado pelas informações e conceitos emitidos e seu uso correto.

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/09/2016
Por um Brasil melhor
É tempo de reformas estruturantes no ambiente econômico brasileiro. O governo Temer se diz  disposto a apoiá-las e nós, brasileiros, não podemos perder a...
22/06/2016
Licenciamento ambiental
As entidades envolvidas na defesa ambiental recebe ram, com muita desconfiança, o Projeto de Lei (PL) nº 654/15, que dispõe sobre o procedimento de licenciamento ambiental...
20/04/2016
RNTRC - Por que é importante
O transporte rodoviário de cargas, durante décadas, sofreu com a ausência de  regulamentação. O desconhecimento estatístico de sua frota nunca permitiu...
02/03/2016
Brasil, meu Brasil brasileiro urubatan Helou, diretor presidente e fundador da Braspress e Vice-presidente da NTC&Logística
Este meu Brasil, que de mulato inzoneiro não tem nada, em apenas 25 anos construiu  2ª maior democracia do mundo, provando a enorme musculatura institucional  que vigora no...
11/12/2015
A pressão dos embarcadores sobre as transportadoras
A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) vem recebendo, com frequência, questionamentos de seus associados sobre diversos aspectos...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.