22/07/2018
Login
Entrar




Minas 2032

05/06/2018

RH tem papel primordial na difusão dos ODS

Cabe ao departamento difundir políticas de responsabilidade e afirmativas de acordo com a cultura empresarial
Daniela Maciel
Email
A-   A+
Eliane Ramos aponta que as políticas de responsabilidade fazem bem para o ambiente corporativo e para os resultados/Filipe Rhodes/AbrhMG
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, são um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade até o ano de 2030, composto por 17 proposições.

Dentro das empresas, a gestão de pessoas ou recursos humanos (RH) tem um papel primordial na difusão dos ODS. Cabe ao departamento, quando realmente estratégico, difundir as políticas de responsabilidade e afirmativas de acordo com a cultura empresarial.
Para a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (ABRH-MG), Eliane Ramos Vasconcellos Paes, as políticas de responsabilidade fazem bem para o ambiente corporativo e para os resultados dos negócios. Nesse ponto o RH tem papel fundamental ao fazer a ponte entre a alta gestão e colaboradores.

“Passamos por uma mudança de mentalidade em todo o mundo. As empresas são ambientes fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade menos desigual em que todos os seres humanos sejam respeitados nas suas especificidades. A dignidade é um direito de todos e deve ser promovida em todos os lugares. Nas empresas o RH tem papel de promover, orientar e informar a respeito. O engajamento forçado não existe, ele precisa ser conquistado”, explica Eliane Ramos.

Empresas e profissionais de recursos humanos que se interessam pela implantação dos ODS podem contar com uma série de publicações da ONU disponíveis em língua portuguesa. A principal delas é o Guia dos ODS para as Empresas (SDG Compass, em inglês), pensado e organizado para orientar o setor privado nesse novo cenário. O documento promove o entendimento sobre o processo de construção e definição dos ODS, recomenda o alinhamento das metas internas já estabelecidas pelas empresas aos ODS e trata do mapeamento do impacto dos ODS ao longo da cadeia de valor como parte de um passo a passo a ser seguido para que os ODS sejam internalizados na estratégia dos negócios. O manual está disponível no site www.sdgcompass.org. Basta acessar a sessão download translations e escolher a versão em português.

Vários outros fóruns, porém, estão abertos para a discussão e promoção dos ODS. Empresas organizam grupos internos de trabalho, associações levam o tema para seus eventos e movimentos suprassetoriais surgem em busca de caminhos para uma relação mais justa, transparente e responsável com os seus diversos públicos.

Leia também:
Evento discutiu a diversidade na Capital
Executivo entrevista líderes para detectar desafios


Movimento - O Movimento Minas 2032 (MM 2032), liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Instituto Orior e a Multiverse, trabalha nesse sentido. A ABRH -MG é um dos membros do MM 2032. Entre várias ações que se baseiam nos ODS, a entidade destaca o “Circuito RH”, composto por oito minicursos. Ele acontece durante todo o ano e tem como objetivo oferecer oportunidade de desenvolvimento para novos profissionais de RH, estimulando prática e atuação consistentes do profissional de gestão de pessoas. A ação corresponde ao ODS 4: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Já o Fórum ABRH, diz respeito aos ODS 3: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”; ODS 9: “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”; ODS 10: “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”; além do ODS 4.

O evento conta com painéis, talk shows e palestras que abordam temas que envolvam as transformações digitais que impactam nos resultados, a importância de desenvolver novas competências para lidar com as complexidades atuais, a importância da educação corporativa dentro e fora das empresas; as práticas inovadoras que estimulam o bem-estar das equipes no ambiente organizacional, entre outros assuntos.

E, por fim, o “Conexões Humanas”, realizado pela primeira vez em 2017, em parceria com a Unimed-BH. Em 2018 terá na gestão do tempo no mundo contemporâneo e a boas práticas de qualidade de vida nas empresas o tema principal. O evento se refere aos ODS 2: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”; ODS 17: “Fortalecer os meios e implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”; além dos ODS 4 e 9.

CONHEÇA O MOVIMENTO MINAS 2032

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/07/2018
Unimed BH amplia a contratação de energia limpa
Cooperativa mantém diversas ações em prol da sustentabilidade
13/07/2018
DC Logistics mantém ação para plantio de árvores
Já foram 25 mil mudas plantadas
13/07/2018
BH Shopping reaproveita resíduos para produzir fertilizante
Reduzir o impacto ambiental e reutilizar materiais que seriam descartados, além de gerar custo zero nos negócios, é bem-visto aos olhos do consumidor e pode fazer com que a...
06/07/2018
Diversidade: caminho ainda é longo
Levantamento mostra que empresas não mantêm programas para melhorar o quadro
06/07/2018
Promoção está prevista no Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 8
A promoção da diversidade é um dos interesses dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações...
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.