Publicidade
18/10/2017
Login
Entrar

Negócios

14/02/2017

SEB compra operação da Maple Bear no Brasil

Grupo busca internacionalização
Thaíne Belissa
Email
A-   A+
Escola bilíngue cresceu em Belo Horizonte cerca de 20% em 2016 em relação a 2015; meta de crescimento para 2017 é de 15%/Divulgação
As unidades da escola canadense Maple Bear no Brasil acabam de ganhar um novo gestor local: o Sistema Educacional Brasileiro S/A (SEB), que anunciou, ontem, aquisição das operações da marca no Brasil e na América do Sul. O valor da compra não foi revelado mas, segundo a Diretora Executiva do Grupo SEB, Thamila Zaher, a transação faz parte dos R$ 400 milhões previstos para investimento entre 2016 e 2018. A parceria marca o início da internacionalização do Grupo SEB, do empresário Chaim Zaher, que já tem 39 escolas no Brasil e pretende expandir para os países latino-americanos por meio da Maple Bear. A aquisição também deve ajudar a empresa a alcançar a meta de faturar R$ 760 milhões este ano.

De acordo com a diretora, a Maple Bear reúne uma série de atrativos que levaram o grupo brasileiro a apostar na marca. Entre eles está a preocupação com “excelência educacional”, que gera aderência aos valores do SEB. Com sede em São Paulo, o grupo brasileiro tem uma trajetória de mais de 50 anos e é um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com 39 unidades distribuídas em oito estados e 16 cidades. Além disso, o modelo educacional focado no bilinguismo também chamou a atenção do grupo, que enxerga o método como uma tendência.

“O modelo pedagógico e o método de ensino adotado pela Maple Bear foi o que mais nos atraiu, então não vamos modificar nada nesse sentido. Nossa contribuição será, principalmente, em uma gestão mais próxima de quem conhece bem o segmento da educação no País”, afirma. A assistência pedagógica e a capacitação de professores também permanecerão sob responsabilidade da Maple Bear Global Schools, que se mantém sócia das operações brasileira e sul-americana. Essa estratégia garante a manutenção do padrão bem-sucedido repetido em outros nove países e já aprovado por pais e alunos.

Thamila Zaher também destaca que a parceria foi estratégica para o Grupo SEB em relação ao seu planejamento de internacionalização. Isso porque a Maple Bear está presente na América do Sul apenas no Brasil, mas essa parceria permitirá a expansão. “Nossa meta é a expansão para o mercado sul-americano, iniciando assim o nosso processo de internacionalização. Ainda estamos conhecendo as alavancas da operação, mas estamos confiantes no crescimento. Nossa intenção é chegar primeiro aos países que já tenham a cultura da educação bilíngue”, afirma.

Apesar de não entrar em detalhes, a expansão no Brasil também é considerada pela diretora. A marca está presente no País há 10 anos e conta com 85 escolas em operação e mais de 15 mil alunos. Sobre o mercado mineiro, ela ressalta as boas parcerias nas quatro unidades na região Centro-Sul de Belo Horizonte e na região metropolitana. “Minas Gerais é um centro de excelência em educação e tem um mercado supervivo, então tem que ser considerado”, afirma. Mesmo em período de crise econômica, a marca cresceu na Capital cerca de 20% em 2016 em relação a 2015. A meta de crescimento para 2017 é de 15%.

De acordo com Thamila Zaher, a aquisição da Maple Bear faz parte de uma série de investimentos do Grupo SEB, que iniciaram no ano passado e vão até 2018. Segundo ela, esses investimentos incluem ainda melhoria em gestão, qualidade e pessoas. Sobre possíveis novas aquisições, a diretora não abre dados, mas afirma que o grupo está sempre aberto a operações que proponham excelência em educação.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/10/2017
Uberlândia representa instituição americana
Conquista garante canal de comunicação e a realização de eventos que promovam soluções inovadoras
18/10/2017
Ecossistema para startups se fortalece no Brasil
São Paulo - O Brasil tem observado nos últimos anos um crescimento no número de startups de tecnologia, mas embora o segmento apresente mais força para avançar...
18/10/2017
FCA dribla crise com pioneirismo
Estratégia da multinacional foi revelada durante a 2ª edição do CEO Fórum
18/10/2017
[Ferramenta] Por que a Heinz dedica 3 semanas do planejamento estratégico só para fazer perguntas?
O planejamento estratégico é um exercício de buscar respostas. Mas, antes, é preciso ter certeza de que você está fazendo as perguntas certas
18/10/2017
Le Wagon promove bootcamp na Capital
Operando no Rio de Janeiro e em São Paulo há um ano, a Le Wagon, escola de programação europeia voltada para startups, pessoas criativas e empreendedores em tecnologia,...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.