Publicidade

DC Inovação

17/03/2017

SebraeLab será inaugurado dia 21 de março

Email
A-   A+
Projeto piloto de desenvolvimento e remodelagem de negócios será implantado em todo o sistema/Alisson J. Silva
O Sebrae Minas apresenta o SebraeLab, um novo espaço para experimentação e prática de gestão empreendedora voltado para os pequenos negócios, que será inaugurado terça-feira, dia 21 de março. Trata-se de um ambiente multifuncional e colaborativo, criado para que a instituição possa interagir com empreendedores, startups, especialistas, mercado e comunidade no desenvolvimento de ideias inovadoras e remodelagem de negócios. O projeto-piloto começa a funcionar este mês, em Belo Horizonte, com planos de se expandir para todo o Sistema Sebrae.

Minas será pioneira nessa nova abordagem colaborativa, que permitirá ao cliente do Sebrae ser um agente do processo de sua própria aprendizagem. “Depois da capital mineira, o projeto se estenderá a Ipatinga, Varginha, Juiz de Fora e Uberlândia. E, em breve, irá para outros estados, formando assim uma rede de conexões no desenvolvimento do empreendedorismo e da cultura empreendedora”, explica o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Em Belo Horizonte, a estrutura física do SebraeLab fica localizada na sede do Sebrae Minas, na avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada. Um dos objetivos do projeto é oferecer aos novos empreendedores, aos donos de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e aos Microempreendedores Individuais (MEIs) um ambiente propício para uma “praticagem”, que vai da idealização ao planejamento do negócio. Haverá ainda orientações para a realização de testes de viabilidade, pesquisas de mercado e estudo de uma nova abordagem de gestão para os negócios já existentes.

“De cada 100 empresas abertas no País, 24 fecham as portas nos primeiros dois anos de vida. Entre as causas dessa alta taxa de mortalidade, está a falta de planejamento. Nesse contexto, o SebraeLab foi criado para ser um laboratório em que os participantes possam experimentar novas modelagens de negócios, com ferramentas ágeis, tirando suas ideias do papel ou repensando a atuação do seu negócio. Com rapidez e menor custo, vão poder aprender também com seus erros ou fracassos”, afirma Rocha.

Nesse processo de aprendizagem, empreendedores, analistas do Sebrae, especialistas do mercado, fornecedores, consumidores, instituições setoriais, estudantes, startups e toda a comunidade serão convidados a participar de uma troca de conhecimento e experiências.

“Os participantes terão como se comunicar e contribuir de alguma forma para o funcionamento do SebraeLab. O ambiente do Lab vai gerar conexões que permitirão vários níveis de colaboração. Um empreendedor com boa prática em logística, por exemplo, que estiver participando de alguma atividade no laboratório, poderá orientar um empreendedor que necessite de ajuda”, diz o superintendente do Sebrae Minas.

Startups - Haverá ainda espaço para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras. Minas Gerais possui 16 comunidades de startups espalhadas por 13 cidades e é considerado o segundo estado com o maior número de negócios deste tipo no país. Para esse público, o SebraeLab oferece um ambiente propício ao desenvolvimento de inovações para o mercado. “As startups participarão de uma jornada de capacitações em diversas áreas, evoluindo de maneira gradativa, desenvolvendo suas ideias e compartilhando soluções com outras empresas do segmento”, contextualiza Rocha.

Atividades - No portfólio do SebraeLab, estão inseridos produtos e serviços ligados a três pilares: aprendizado das características e comportamentos do empreendedor; atendimento de maneira prática e colaborativa; prospecção e geração de negócios.

Será um ambiente para mentorias, consultorias, compartilhamento de ideias, validação e remodelagem de negócio, simulação do dia a dia de uma empresa, networking, coworking, desenvolvimento de soluções e ideias inovadoras. Algumas atividades serão gratuitas, outras terão um valor simbólico. Também haverá espaço para a participação de estudantes de escolas públicas e da comunidade, que poderão sugerir eventos direcionados aos pequenos negócios e à cultura empreendedora.

A programação completa do SebraeLab pode ser conferida no site. No endereço eletrônico, os interessados poderão ter acesso aos conteúdos gratuitos ligados ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas. (ASN)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

23/03/2017
Kriativar entre as dez mais do mercado
A startup mineira Kriativar Educação e Tecnologia subiu ao ranking da Open Innovation Week, figurando entre as 10 startups mais atraentes do mercado, dentro do ranking 100 Open...
23/03/2017
Algoritmo ajuda combater Aedes aegypti
Startup reduz a milésimos de segundo o trabalho de horas de monitoramento de ovos por meio de ovitrampas
23/03/2017
Sebrae e CDL apoiam empresas que criam soluções para o varejo
Em um cenário de baixo crescimento econômico, que afeta em cheio o setor varejista, a adoção de ferramentas inovadoras de gestão é decisiva para a...
17/03/2017
Inscrições para o BMG Digital Lab são prorrogadas
O Banco BMG lançou, no mês passado, a primeira fase do programa BMG Digital Lab, voltado à contratação de soluções digitais para...
17/03/2017
BH na rota de aceleradora para microcervejarias
Bier Hub vai visitar 12 cidades, selecionar uma empresa em cada localidade e investir cerca de R$ 400 mil por projeto
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.