Publicidade
26/04/2018
Login
Entrar

CIEE/MG

31/10/2017

Seminário em BH debate os rumos do estágio e da aprendizagem

Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais
Email
A-   A+
Homenagens aos professores e pedagogos, além da valorização das atividades de estágios para estudantes e aprendizagem, marcaram os debates durante o “Seminário Nacional sobre Estágio e Aprendizagem”, cujo tema foi “O poder transformador da educação e do trabalho”. Realizado no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, o evento foi uma promoção conjunta do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas (CIEE/MG) e do CIEE Nacional.

Entre os palestrantes: o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior; o presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional, Luiz Gonzaga Bertelli, que presidiu os trabalhos; o diretor-presidente do CIEE/MG, Antônio Carlos Dias Athayde; a Pró-Reitora de Graduação da PUC Minas, Maria Inês Martins; o secretário nacional de Educação Superior, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, João Carlos Gontijo; e o coordenador do CIEE/MG Nacional, Paulo Delgado.

Na abertura do evento, Antônio Carlos Dias Athayde ressaltou a importância de se vincular a educação com o mundo do trabalho. “O CIEE/MG já beneficiou mais de 400 mil estudantes com estágio e o nosso compromisso é manter esse bom trabalho em prol do estudante e do aprendiz”.

Bertelli, ao abordar o tema “As profissões mais procuradas no Brasil”, enfatizou que é fundamental ter em mente que o curso superior tem o potencial de mudar a vida das pessoas. Também observou que a tecnologia está cada vez mais presente nos processos industriais e, por isso, é necessário que as escolas acompanhem essa tendência.

Valorização - Já o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, observou que a integração entre a empresa e a escola hoje está mais acentuada. Nesse sentido, disse que a valorização dos professores é essencial nesse processo. Ele enfatizou que a mola mestra para o desenvolvimento do País é o investimento em infraestrutura. Assim, o sistema Fiemg está priorizando o treinamento de estudantes da área de engenharia para que eles possam suprir as demandas das empresas.

A professora Maria Inês Martins ressaltou que, cada vez mais, o estágio tem contribuído para a formação dos estudantes. Por isso, a PUC Minas é parceira dos agentes de integração. Acrescentou que há necessidade de mudanças na Lei de Estágio, principalmente em relação à atividade realizada fora do País.

Paulo Barone lembrou que a globalização do mercado de trabalho torna imprescindível a formação de alunos melhores preparados e atentos às inovações tecnológicas. Além disso, têm que ser capazes de lidarem com situações mais complexas.

O superintendente Regional do Trabalho, João Carlos Gontijo, disse que o jovem tem direito a um trabalho digno. Ele enfatizou que atividades como estágio e aprendizagem oferecem a oportunidade de os estudantes vislumbrarem um futuro melhor.

Para o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, pelo fato de a capital mineira ainda não ter uma vocação econômica definida, acaba exportando seus talentos. “As startups desenvolvidas no município, quando alcançam a maturidade, se transferem para outras regiões. Por isso a cidade tem que estar preparada para acolher essa geração”.

Paulo Delgado fez uma análise da atual conjuntura da educação brasileira. Ele enfatizou que é necessário que o jovem busque sua vocação antes de se definir por uma determinada profissão. Também ressaltou que sem prática associada à teoria aprendia na sala de aula, o estudante fica sem um norte. Por isso, a importância do estágio e da aprendizagem. “Sem prática, o estudo é um sonho”.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

24/04/2018
CIEE/MG reúne diretoria
O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais realizou no Automóvel Clube de Belo Horizonte, no dia 19 último, reunião em sessão ordinária e...
24/04/2018
Prefeitura de Muriaré
Com o objetivo de apresentar à Prefeitura Municipal de Muriaé proposta para implantação do Programa Estágios, o responsável pela Unidade de Atendimento...
24/04/2018
UninCor Betim
A UninCor Betim promoveu, no dia 9 de abril, o “II Fórum de Administração e Gestão - Indústria 4.0”, no auditório da prefeitura. Na...
10/04/2018
CIEE Estágios | Amis assina convênio
Convênio assinado entre a Associação Mineira de Supermercados (Amis) e o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais permite que a entidade e seus...
10/04/2018
CDL-GV empossa diretoria
Em solenidade realizada no dia 22 de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV) empossou a nova diretoria para o triênio 2018/2020. Assumiu a...
› últimas notícias
Incertezas do Brasil e juros dos EUA levam o dólar a subir
Porto de Santos atinge nível recorde no movimento de cargas em março
Confiança do consumidor sobe só 0,3%
Caixa retoma 1.089 imóveis em Minas
Santander reduz juros anuais para 8,99%
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


26 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.