08/06/2018 - Será que seus canais de marca são suficientes?

Para qualquer empresa hoje, criar uma estratégia de marketing digital efetiva para atingir seu público-alvo é premissa básica. Desde ter um site institucional bem construído até fazer campanhas de e-mail marketing, passando ainda pela criação de conteúdos para blogs e pelo esforço direcionado às redes sociais, tudo tem seu peso na hora de sustentar a marca de forma a fazê-la ganhar espaço e reconhecimento. Entretanto, com a concorrência atual isso tudo pode não ser suficiente. Além de ter presença em diversos canais de maneira alinhada e consistente, é preciso investir também em parcerias estratégicas que ajudem na construção de links. É o que chamamos de link building. Link building é o trabalho de posicionar links em outros sites que direcionem o leitor para a sua própria página. Partindo do princípio de que os motores de buscas tratam os links como “votos”, usando-os para medir a popularidade e relevância de um site na internet, um site sem links não consegue se posicionar bem nos motores de busca e, consequentemente, recebe pouco tráfego orgânico. OK. Mas como fazer link building? O primeiro passo é buscar por referências de sites similares ao seu, que tratem de assuntos relacionados aos temas que sua empresa também propõe e que tenham uma boa reputação. Separe resultados conhecidos, procure por bons influenciadores e liste todos eles. Com uma lista de todos esses portais, o próximo passo é avaliar se o site está dentro do mesmo contexto de negócio que o seu e se apresenta conteúdo de qualidade. Depois, é preciso analisar se o site tem relevância e força de conteúdo (com o Open Site Explorer é possível analisar essas características). Posteriormente, verifique se o veículo costuma publicar guest posts, abrindo espaço para outros canais e analise como ele referencia esses canais. É necessário identificar também se existem mais links apontando para esse site ou saindo dele: para isso, pode-se utilizar a ferramenta MajesticSEO, que oferece essa visibilidade. Se o site tiver mais links apontando para ele, é provável que ele disponibilize conteúdo relevante. Partindo disso, afirmo que, ao invés de apenas escrever posts para seu blog, sua marca pode contribuir constantemente com outros canais de conteúdo. Isso permite o posicionamento da marca junto a audiências que talvez os canais existentes ainda não conseguem alcançar ou que você nem sabia que poderiam ser parte de seu público. Além disso, a prática de link building possibilita que a marca atraia tráfego para seu site por meio de links dentro do seu guest post. Links para o seu site dentro de outras páginas ajudam a expandir a presença da sua marca nos rankings de busca, baseados nos algoritmos do Google. Assim, produzir conteúdos de valor em parceria, como e-books, infográficos, webinars, podcasts e outros também constitui uma ótima forma de gerar backlinks em vários canais diferentes. É complexo, mas eficiente. Por isso, é importante ter uma equipe destinada à busca, criação e lançamento desses materiais. O link building é uma excelente estratégia para acelerar resultados com SEO e aumentar suas visitas orgânicas, aumentando também as suas vendas. *CMO e cofundador do Celcoin, aplicativo de serviços financeiros que transforma o celular em maquineta seriços. Executivo de Marketing com MBA em Administração de Negócios do Varejo pela FIA-USP e certificação em Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL)