Publicidade
20/11/2017
Login
Entrar

Prêmio José Costa

09/11/2017

Sexta edição do Prêmio José Costa reconhece oito empresas mineiras

Evento realizado ontem, na Fiemg, valoriza iniciativas para a construção de um mundo melhor
Daniela Maciel
Email
A-   A+
Membros da iniciativa pública, privada e da sociedade debateram o tema do prêmio/Alisson J. Silva
Os vencedores da sexta edição do Prêmio José Costa foram conhecidos na manhã de ontem, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), região Centro-Sul de Belo Horizonte. A premiação contemplou empresas e empreendedores do Estado nas categorias: Qualidade da Cidadania, Qualidade da Democracia, Qualidade de Vida, Qualidade Ambiental, Inovação e Produção Tecnológica, Qualidade da Cultura e Educação, Geração e Distribuição de Riqueza e Produção Responsável e Competitividade.

O tema da edição 2017 do Prêmio José Costa foi “Desenvolvimento de Minas e os Desafios Globais”, alinhando a premiação ao Movimento Minas 2032 - que foi lançado oficialmente durante o evento. O Prêmio reconhece empresas e iniciativas que trabalham para a construção de um mundo melhor, começando pelas suas práticas, missão e propósito. As empresas privadas, iniciativas públicas, organizações não-governamentais e personalidades agraciadas estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015.

O Prêmio é um projeto idealizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO e pela Fundação Dom Cabral (FDC) e, neste ano, conta com a parceria da Fiemg. A premiação foi instituída para homenagear o fundador do DIÁRIO DO COMÉRCIO, José Costa, resgatando valores presentes na trajetória do jornalista, sempre focada no desenvolvimento de Minas Gerais.

De acordo com o diretor-presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Luiz Carlos Motta Costa, essa edição é consequência de uma trajetória que começou há 10 anos. “Com a entrega do Prêmio José Costa comemoramos os 85 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO e lançamos alguns desafios. Tomamos como referência os passos e o legado de José Costa para refletirmos sobre o papel do jornalismo e propormos a ampliação dessa trilha aberta em 2007 com o lançamento, hoje, do Movimento Minas 2032”, explica Costa.

Leia também:
Movimento Minas 2032 é lançado na Capital

Vencedores do prêmio:


Rede Cidadã: Qualidade da Cidadania;
• Portal da Transparência: Qualidade da Democracia;
• Microcity: Qualidade de Vida;
• Instituto Terra: Qualidade Ambiental;
• Polo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí: Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica;
• Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis): Qualidade da Cultura e Educação;
• João Souza e Tatiana dos Santos Silva, do Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela (Fa.Vela): Geração e Distribuição de Riquezas;
• ArcelorMittal: Produção Responsável e Competitividade.


As novas categorias também refletem a evolução do Prêmio. Segundo a gestora de Relacionamento do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, a partir de agora o Prêmio José Costa passa a integrar o Movimento Minas 2032 como forma de reconhecer as iniciativas - empresas da iniciativa privada, iniciativa pública, organizações não governamentais - nas categorias que são eixos estruturantes do Movimento. Foram também avaliados os quesitos efetividade, inovação e replicabilidade das ações e iniciativas.

“Distribuímos a premiação entre as várias iniciativas nessas categorias. É importante ressaltar que o Prêmio José Costa não é um ranking, mas, sim, um prêmio de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas empresas e entidades”, destaca Adriana Muls.

Para o presidente-executivo da FDC, Antonio Batista da Silva Junior, é uma grande honra para a FDC ser parceira dessa empresa que produz um jornalismo ético.

“Participar dessa sexta edição do Prêmio José Costa. Espero estar aqui ainda durante muitos anos celebrando, indicando e apontando caminhos por meio das empresas e organizações agraciadas por este Prêmio. Não podemos mais conviver com a desigualdade social no Brasil e a principal forma de resolver esse problema é a educação. Então estamos aqui falando de lideranças. As empresas estão deixando de ser agentes de produção econômica para serem agentes de bem-estar social. Os vencedores do prêmio demonstram esse futuro que almejamos”, afirma.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

14/11/2017
Movimento Minas 2032 é lançado na Capital
O Movimento Minas 2032 - Pela Transformação Global, idealizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, Instituto Orior e Multiverse , tem como objetivo criar uma comunidade de...
10/11/2017
Prêmio José Costa | Galeria de Imagens
09/11/2017
Vencedores do 6º Prêmio José Costa
Rede Cidadã: Qualidade da Cidadania A Rede Cidadã foi criada em 2002 para formar uma rede social real que integrasse ações complementares, gerando sinergia...
09/11/2017
Promover o desenvolvimento é essencial
De maneira complementar, a homenagem a empresas e instituições mineiras que, com ideias e ações, ajudam a transformar e construir a história de Minas Gerais,...
09/11/2017
Futuro depende das empresas que cuidam de seu legado
Sustentabilidade deve permear os negócios
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.