Publicidade
20/11/2017
Login
Entrar

DC Mais

05/01/2017

Shoppings de BH pagarão multa se cobrarem estacionamento de clientes

ABr
Email
A-   A+
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), publicou decreto nesta quinta-feira (5) regulamentando a lei que proíbe a cobrança de estacionamento em shoppings e supermercados com área superior a 5 mil metros quadrados, na cidade.

Estarão isentos do pagamento os clientes que apresentarem cupom fiscal comprovando a realização de despesas em valor igual ou superior a 10 vezes o cobrado pela vaga ocupada pelo veículo. Em caso de descumprimento, o estabelecimento pode levar multa de R$15 mil, dobrada a cada reincidência.

Conforme o Decreto 16.543/2017, o cliente terá isenção se o cupom fiscal registrar a mesma data em que utilizou o estacionamento e seu veículo permanecer no local por no máximo 6 horas. Caso este tempo seja superado, poderá ser feita cobrança por todo o período.

Os shoppings e supermercados deverão afixar cartazes em suas dependências informando sobre o benefício. O Procon do município será responsável pela fiscalização.

O decreto regulamenta a Lei Municipal 10.994/2016, de autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PSL), que vigora desde outubro do ano passado. O ex-prefeito Márcio Lacerda (PSB) chegou e vetá-la por considerá-la inconstitucional, mas a Câmara Municipal derrubou o veto. No entanto, Márcio Lacerda se absteve de regulamentar o tema.

A medida atinge principalmente os shoppings, já que os supermercados da capital mineira, em sua maioria, não cobram estacionamento de seus clientes.

Em novembro, a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) entrou com uma ação judicial questionando a Lei, alegando que as propriedades privadas tem direito de cobrar pelo uso do seus espaços e que a questão extrapola os limites da legislação municipal.

O juiz Rinaldo Kennedy Silva, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), negou liminar para permitir a cobrança. O mérito da ação ainda será analisado.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/11/2017
Festival realça as delícias culinárias de Diamantina
A oitava edição do Diamantina Gourmet, que será encerrada domingo (19), busca a consolidação do evento na terra de Chica da Silva e Juscelino Kubitschek,...
18/11/2017
Curtas DC Mais
Uma BH melhor O trabalho “Código de Posturas: Contribuições da ACMinas para uma BH melhor”, formulado pelo Conselho Empresarial de Assuntos Jurídicos,...
18/11/2017
Agenda Cultural 18/11
Comédia Teatro - Em sua segunda montagem, a peça “Amor de Salto Alto”, da Tannure Produções Artísticas, tem direção de Daniel...
17/11/2017
Grupo Corpo a preços populares
Para fechar sua agenda de atividades de 2017, o Grupo Corpo faz uma temporada a preços populares em Belo Horizonte. O programa duplo, composto pelas duas peças que comemoraram os 40...
17/11/2017
Há 100 anos nascia o imortal Josué Montello
Na cabeceira da cama de meu pai havia sempre mais de um livro. Não era raro que, ao lado de um volume sobre novas descobertas científicas ou sobre os mistérios da mente humana...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.