22/07/2018
Login
Entrar




Internacional

07/07/2018

Signatários do Pacto Nuclear reafirmam compromisso com o Irã

Agência Estado
Email
A-   A+
A alta representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, declarou, na sexta-feira (6), após uma reunião na Áustria com ministros dos países que integram o acordo nuclear com o Irã - inclusive o chanceler do país persa, Javad Zarif -, que todos os signatários reafirmaram o compromisso com a “completa e efetiva implementação” das determinações do pacto.

Em sua conta no Twitter, Zarif destacou que todos os participantes da reunião estão “comprometidos a assegurar os benefícios do Irã” sob o acordo e que os Estados Unidos (EUA) ficaram “isolados”.

“(Estamos) indo na direção certa para (dar) passos concretos na implementação tempestiva dos compromissos (sob o acordo)”, escreveu o iraniano. “Reafirmamos direitos do Irã de responder a violações dos EUA se medidas remediadoras se provarem insuficientes”.

Elemento-chave - Ao ler o comunicado elaborado conjuntamente pelos líderes para relações exteriores de União Europeia, China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Irã, Mogherini destacou o entendimento entre todos de que o JCPOA é um “elemento-chave da arquitetura global de não proliferação” de armas nucleares.

“Os participantes deram as boas vindas ao 11º relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), em 24 de maio, que confirmou que o Irã está cumprindo seus compromissos”, afirmou Mogherini. Os Estados representados na reunião reconheceram que, em contrapartida pela implementação pelo Irã de seus compromissos sob o acordo, a suspensão de sanções constitui uma “parte essencial” do JCPOA.

Os signatários do pacto nuclear, seguiu Mogherini, notaram também que agentes econômicos buscando negócios legítimos com o Irã vêm agindo de boa fé e com base nos compromissos contidos no JCPOA, “endossados no mais alto nível pelo Conselho de Segurança da ONU”, acrescentou.

Por fim, a alta representante da UE apontou que os participantes da reunião “discutiram seus recentes esforços com vistas a oferecer soluções práticas como forma de manter a normalização do comércio e de relações econômicas com o Irã”. (AE)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/07/2018
Trump se diz pronto para tarifar China em mais US$ 500 bilhões
Americanos pressionam chineses por redução de desequilíbrio comercial
21/07/2018
Mercosul avalia acordos com Aliança e Tunísia
São Paulo/Brasília - O Brasil quer avançar na discussão sobre possíveis acordos envolvendo o comércio digital com os países da Aliança do...
20/07/2018
UE alerta que tarifas dos EUA sobre carros serão um desastre
Vendas do setor do bloco ao país americano superam 50 bi de euros por ano
20/07/2018
Trump critica altas de juros pelo Fed
São Paulo - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, criticou o movimento de aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e disse que...
19/07/2018
UE anuncia medidas de proteção contra importações de produtos de aço
Salvaguardas entram em vigor hoje
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.