Publicidade
24 de June de 2017
Login
Entrar

DC Franquia

04/01/2017

SMZTO estima faturamento de R$ 800 milhões em 2017

Da Redação
Email
A-   A+
A SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais planeja chegar a mais de mil unidades franqueadas de suas marcas e alcançar um faturamento de R$ 800 milhões em 2017. No ano passado, o grupo estima que a receita atingiu R$ 660 milhões. Atualmente, a SMZTO conta com dez marcas ativas e aproximadamente 700 unidades franqueadas em todo o Brasil.

Acelerando negócios já existentes por meio do sistema de franchising, a holding criada por José Carlos Semenzato em 2010 transforma empresas com potencial para serem um sucesso Brasil afora em consolidadas marcas do setor de franquias. E, para isso, uma das estratégias desenvolvidas pela SMZTO foi bastante inusitada: firmar parcerias com grandes nomes de artistas e de atletas brasileiros.

Atuando há mais de 25 anos no setor de franchising, Semenzato é o responsável pelo sucesso das maiores marcas do segmento no País. O empresário, nascido no interior de São Paulo, já demonstrava tino para os negócios na adolescência, quando, aos 13 anos, vendendo salgadinhos feitos por sua mãe, dona Alzira, juntou dinheiro para comprar um carro. Aos 23 anos, largou seu emprego de programador de computadores na cidade de Lins, em São Paulo, e usou suas economias para investir na ideia de um grande negócio: uma rede ensino de informática. Foi assim que fundou a Microlins, que se tornou a maior rede de ensino profissionalizante do País com mais de 700 unidades em 26 estados brasileiros e 500 mil alunos – a operação foi vendida em 2010, por cerca de R$ 110 milhões, para o Grupo Multi.

A partir daí o empreendedor viu na aceleração das franquias uma oportunidade de utilizar sua expertise para impulsionar negócios consagrados pelo público, visando expandi-los para todo o Brasil. “O segredo é ter a marca e o produto desejados pelos consumidores e a SMZTO Holding é composta por marcas, na sua maioria, novas no mercado de franquias e que estão em franco crescimento com total apelo por parte dos consumidores”, afirma Semenzato. “Nosso objetivo é, com esta estratégia, fazer os franqueados terem sucesso e, assim, manterem nossa marca, como um todo, forte no mercado”, complementa.

Outro diferencial da holding é a parceria com personalidades para potencializar os negócios, trazendo credibilidade e mais visibilidade às operações. Depois da bem-sucedida parceria com a apresentadora Xuxa Meneghel, sócia da Casa X e da Espaçolaser, a SMZTO lançou em junho de 2016 a LifeUSA, rede de ensino de idiomas para adultos, que tem o tenista Gustavo Kuerten como sócio.

“Qualquer negócio, quando é lançado, não possui orçamento suficiente para contratar um garoto-propaganda, tampouco veicular campanhas milionárias para crescer. Então, tive a ideia de trazê-los como sócios. As celebridades depositam seu maior ativo – imagem e credibilidade – e nós entramos com a expertise do franchising. A receita deu certo e agora quero ampliar este modelo, trazendo outras celebridades”, revela o presidente da holding.

Com dez marcas em operação, a SMZTO tem como diferencial oferecer todo o suporte na formatação, capacitação de investidores, treinamentos, consultoria de campo e programas de gestão para franqueados, utilizando as ferramentas mais modernas do mercado. Para Semenzato, o maior benefício para um negócio crescer dentro do sistema de franchising é o fato de existir um dono cuidando de cada unidade franqueada. “Costumo dizer que 50% do trabalho já está feito pela franqueadora, os outros 50% dependem muito do franqueado na operação e na execução dos manuais do negócio” afirma. “Porém, como no franchising a relação é de investimento por parte dos franqueados, eles têm ‘cabeça de dono’ para operar na ponta, no dia a dia. E isso é muito produtivo e benéfico”, analisa.

Por outro lado, para as marcas que aderem à SMZTO Holding de Franquias, a vantagem, de acordo com a empresa, está no acesso imediato a ferramentas de gestão e de governança corporativa, que permitem a aceleração do crescimento de toda a rede franqueada de forma sustentável. Fora isso, a holding tem como visão contar sempre com a experiência do fundador ou do principal executivo do negócio, o que faz com que a gestão da marca não se distancie da sua cultura e dinâmica de trabalho.

Com grande experiência na área de educação, a holding volta a atuar nesse setor com o lançamento da LifeUSA e tem planos para, em 2017, retornar ao mercado de ensino profissionalizante que consagrou Semenzato nos anos 90, quando transformou a Microlins na maior rede de ensino profissionalizante do País.

Atuando nos setores de saúde, educação, beleza e alimentação, a SMZTO é sócia das marcas L’Entrecôte de Paris, Instituto Embelleze, OdontoCompany, Casa X, Espaçolaser, LifeUSA, Oralsystem, PartMed, Totallaser e Bistrô D’Europa.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/06/2017
Projeto lança mais 4 franquias no mercado
Empresas, de BH e Betim, são opções de negócio para quem quer investir entre R$ 20 mil e R$ 350 mil
22/06/2017
MG tem potencial para abrigar 70 lojas da Petit Cake
A paulista Petit Cake, rede especializada em sobremesas, entrou para o franchising este ano, com um investimento de R$ 180 mil na expansão do negócio. Em cinco meses, a rede já...
26/04/2017
Rede Diniz planeja faturar primeiro bilhão em 2017
Pronta para alcançar seu primeiro bilhão de reais em faturamento, a rede Óticas Diniz, mantém, apesar dos percalços da economia nacional, um ousado plano de...
26/04/2017
Orthocrin vai inaugurar 30 lojas
Com 83 unidades no Brasil, empresa projeta fechar o ano com 112 franquias
26/04/2017
TRC promove economia na conta de água
Economizar água, principalmente em países como o Brasil, onde a cultura da economia e valorização desses recursos ainda caminha a passos de tartaruga, é tarefa...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.