Publicidade
20/08/2017
Login
Entrar

DC Franquia

04/01/2017

SMZTO estima faturamento de R$ 800 milhões em 2017

Da Redação
Email
A-   A+
A SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais planeja chegar a mais de mil unidades franqueadas de suas marcas e alcançar um faturamento de R$ 800 milhões em 2017. No ano passado, o grupo estima que a receita atingiu R$ 660 milhões. Atualmente, a SMZTO conta com dez marcas ativas e aproximadamente 700 unidades franqueadas em todo o Brasil.

Acelerando negócios já existentes por meio do sistema de franchising, a holding criada por José Carlos Semenzato em 2010 transforma empresas com potencial para serem um sucesso Brasil afora em consolidadas marcas do setor de franquias. E, para isso, uma das estratégias desenvolvidas pela SMZTO foi bastante inusitada: firmar parcerias com grandes nomes de artistas e de atletas brasileiros.

Atuando há mais de 25 anos no setor de franchising, Semenzato é o responsável pelo sucesso das maiores marcas do segmento no País. O empresário, nascido no interior de São Paulo, já demonstrava tino para os negócios na adolescência, quando, aos 13 anos, vendendo salgadinhos feitos por sua mãe, dona Alzira, juntou dinheiro para comprar um carro. Aos 23 anos, largou seu emprego de programador de computadores na cidade de Lins, em São Paulo, e usou suas economias para investir na ideia de um grande negócio: uma rede ensino de informática. Foi assim que fundou a Microlins, que se tornou a maior rede de ensino profissionalizante do País com mais de 700 unidades em 26 estados brasileiros e 500 mil alunos – a operação foi vendida em 2010, por cerca de R$ 110 milhões, para o Grupo Multi.

A partir daí o empreendedor viu na aceleração das franquias uma oportunidade de utilizar sua expertise para impulsionar negócios consagrados pelo público, visando expandi-los para todo o Brasil. “O segredo é ter a marca e o produto desejados pelos consumidores e a SMZTO Holding é composta por marcas, na sua maioria, novas no mercado de franquias e que estão em franco crescimento com total apelo por parte dos consumidores”, afirma Semenzato. “Nosso objetivo é, com esta estratégia, fazer os franqueados terem sucesso e, assim, manterem nossa marca, como um todo, forte no mercado”, complementa.

Outro diferencial da holding é a parceria com personalidades para potencializar os negócios, trazendo credibilidade e mais visibilidade às operações. Depois da bem-sucedida parceria com a apresentadora Xuxa Meneghel, sócia da Casa X e da Espaçolaser, a SMZTO lançou em junho de 2016 a LifeUSA, rede de ensino de idiomas para adultos, que tem o tenista Gustavo Kuerten como sócio.

“Qualquer negócio, quando é lançado, não possui orçamento suficiente para contratar um garoto-propaganda, tampouco veicular campanhas milionárias para crescer. Então, tive a ideia de trazê-los como sócios. As celebridades depositam seu maior ativo – imagem e credibilidade – e nós entramos com a expertise do franchising. A receita deu certo e agora quero ampliar este modelo, trazendo outras celebridades”, revela o presidente da holding.

Com dez marcas em operação, a SMZTO tem como diferencial oferecer todo o suporte na formatação, capacitação de investidores, treinamentos, consultoria de campo e programas de gestão para franqueados, utilizando as ferramentas mais modernas do mercado. Para Semenzato, o maior benefício para um negócio crescer dentro do sistema de franchising é o fato de existir um dono cuidando de cada unidade franqueada. “Costumo dizer que 50% do trabalho já está feito pela franqueadora, os outros 50% dependem muito do franqueado na operação e na execução dos manuais do negócio” afirma. “Porém, como no franchising a relação é de investimento por parte dos franqueados, eles têm ‘cabeça de dono’ para operar na ponta, no dia a dia. E isso é muito produtivo e benéfico”, analisa.

Por outro lado, para as marcas que aderem à SMZTO Holding de Franquias, a vantagem, de acordo com a empresa, está no acesso imediato a ferramentas de gestão e de governança corporativa, que permitem a aceleração do crescimento de toda a rede franqueada de forma sustentável. Fora isso, a holding tem como visão contar sempre com a experiência do fundador ou do principal executivo do negócio, o que faz com que a gestão da marca não se distancie da sua cultura e dinâmica de trabalho.

Com grande experiência na área de educação, a holding volta a atuar nesse setor com o lançamento da LifeUSA e tem planos para, em 2017, retornar ao mercado de ensino profissionalizante que consagrou Semenzato nos anos 90, quando transformou a Microlins na maior rede de ensino profissionalizante do País.

Atuando nos setores de saúde, educação, beleza e alimentação, a SMZTO é sócia das marcas L’Entrecôte de Paris, Instituto Embelleze, OdontoCompany, Casa X, Espaçolaser, LifeUSA, Oralsystem, PartMed, Totallaser e Bistrô D’Europa.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/08/2017
Volume de negócios da Vazoli cresceu 35% no 1º trimestre
Meta é fechar 2017 com 105 lojas em operação; Estado será contemplado
19/08/2017
Oral Unic abre 2ª clínica em Minas
A Oral Unic, rede de clínicas especializadas em implante dentário, inaugura em setembro a segunda unidade em Minas Gerais, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. De acordo com o...
19/08/2017
Mary Help faturou R$ 20 mi em 2016
A franquia de serviços domésticos Mary Help fechou 2016 com um faturamento de R$ 20 milhões. A expectativa para este ano é alcançar R$ 28 milhões, um...
18/08/2017
Franquias inovam para não perder clientes
Rever o formato e a busca por soluções inteligentes estão entre as estratégias adotadas pelas redes
18/08/2017
Único ganha espaço com usina móvel
Bem mais raras do que as operações de varejo, as franquias industriais encontram no mercado entre empresas, conhecido como B2B, um interessante nicho. Tendo como foco as empresas que...
› últimas notícias
Cemig oferece R$ 11 bilhões para evitar leilão
Diminui o pessimismo entre os empresários em Minas, aponta Fiemg
Comércio quer negociar com o governo mineiro a redução da carga tributária
BC registra avanço de 0,2% no Sudeste
Federaminas difunde projeto de educação financeira em MG
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Desoneração da folha afeta a Previdência
BNDES aprova R$ 122,8 milhões para Instituto Senai
Rombo na Funcef é alvo de protesto
Cinco municípios geram empregos em Minas
Rio das Velhas atinge nível crítico de vazão
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de August de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.