Publicidade
12/12/2017
Login
Entrar

DC Franquia

04/01/2017

SMZTO estima faturamento de R$ 800 milhões em 2017

Da Redação
Email
A-   A+
A SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais planeja chegar a mais de mil unidades franqueadas de suas marcas e alcançar um faturamento de R$ 800 milhões em 2017. No ano passado, o grupo estima que a receita atingiu R$ 660 milhões. Atualmente, a SMZTO conta com dez marcas ativas e aproximadamente 700 unidades franqueadas em todo o Brasil.

Acelerando negócios já existentes por meio do sistema de franchising, a holding criada por José Carlos Semenzato em 2010 transforma empresas com potencial para serem um sucesso Brasil afora em consolidadas marcas do setor de franquias. E, para isso, uma das estratégias desenvolvidas pela SMZTO foi bastante inusitada: firmar parcerias com grandes nomes de artistas e de atletas brasileiros.

Atuando há mais de 25 anos no setor de franchising, Semenzato é o responsável pelo sucesso das maiores marcas do segmento no País. O empresário, nascido no interior de São Paulo, já demonstrava tino para os negócios na adolescência, quando, aos 13 anos, vendendo salgadinhos feitos por sua mãe, dona Alzira, juntou dinheiro para comprar um carro. Aos 23 anos, largou seu emprego de programador de computadores na cidade de Lins, em São Paulo, e usou suas economias para investir na ideia de um grande negócio: uma rede ensino de informática. Foi assim que fundou a Microlins, que se tornou a maior rede de ensino profissionalizante do País com mais de 700 unidades em 26 estados brasileiros e 500 mil alunos – a operação foi vendida em 2010, por cerca de R$ 110 milhões, para o Grupo Multi.

A partir daí o empreendedor viu na aceleração das franquias uma oportunidade de utilizar sua expertise para impulsionar negócios consagrados pelo público, visando expandi-los para todo o Brasil. “O segredo é ter a marca e o produto desejados pelos consumidores e a SMZTO Holding é composta por marcas, na sua maioria, novas no mercado de franquias e que estão em franco crescimento com total apelo por parte dos consumidores”, afirma Semenzato. “Nosso objetivo é, com esta estratégia, fazer os franqueados terem sucesso e, assim, manterem nossa marca, como um todo, forte no mercado”, complementa.

Outro diferencial da holding é a parceria com personalidades para potencializar os negócios, trazendo credibilidade e mais visibilidade às operações. Depois da bem-sucedida parceria com a apresentadora Xuxa Meneghel, sócia da Casa X e da Espaçolaser, a SMZTO lançou em junho de 2016 a LifeUSA, rede de ensino de idiomas para adultos, que tem o tenista Gustavo Kuerten como sócio.

“Qualquer negócio, quando é lançado, não possui orçamento suficiente para contratar um garoto-propaganda, tampouco veicular campanhas milionárias para crescer. Então, tive a ideia de trazê-los como sócios. As celebridades depositam seu maior ativo – imagem e credibilidade – e nós entramos com a expertise do franchising. A receita deu certo e agora quero ampliar este modelo, trazendo outras celebridades”, revela o presidente da holding.

Com dez marcas em operação, a SMZTO tem como diferencial oferecer todo o suporte na formatação, capacitação de investidores, treinamentos, consultoria de campo e programas de gestão para franqueados, utilizando as ferramentas mais modernas do mercado. Para Semenzato, o maior benefício para um negócio crescer dentro do sistema de franchising é o fato de existir um dono cuidando de cada unidade franqueada. “Costumo dizer que 50% do trabalho já está feito pela franqueadora, os outros 50% dependem muito do franqueado na operação e na execução dos manuais do negócio” afirma. “Porém, como no franchising a relação é de investimento por parte dos franqueados, eles têm ‘cabeça de dono’ para operar na ponta, no dia a dia. E isso é muito produtivo e benéfico”, analisa.

Por outro lado, para as marcas que aderem à SMZTO Holding de Franquias, a vantagem, de acordo com a empresa, está no acesso imediato a ferramentas de gestão e de governança corporativa, que permitem a aceleração do crescimento de toda a rede franqueada de forma sustentável. Fora isso, a holding tem como visão contar sempre com a experiência do fundador ou do principal executivo do negócio, o que faz com que a gestão da marca não se distancie da sua cultura e dinâmica de trabalho.

Com grande experiência na área de educação, a holding volta a atuar nesse setor com o lançamento da LifeUSA e tem planos para, em 2017, retornar ao mercado de ensino profissionalizante que consagrou Semenzato nos anos 90, quando transformou a Microlins na maior rede de ensino profissionalizante do País.

Atuando nos setores de saúde, educação, beleza e alimentação, a SMZTO é sócia das marcas L’Entrecôte de Paris, Instituto Embelleze, OdontoCompany, Casa X, Espaçolaser, LifeUSA, Oralsystem, PartMed, Totallaser e Bistrô D’Europa.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

07/12/2017
Grupo traz para Minas G-Emotion
Máquina chinesa promete sensações extremas, de acordo com a aventura escolhida
07/12/2017
Contratos devem ter cláusula de arbitragem
O franchising é considerado um dos modelos de negócios mais seguro, capaz de acelerar a expansão de uma marca que conta com recursos de parceiros. Em troca ela oferece...
07/12/2017
Mercado no Estado cresce 10,9% no 3º trimestre
Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias em Minas Gerais faturou R$ 3,1 bilhões neste 3º trimestre, um...
15/11/2017
Rede Leve Pizza abre as portas em Leopoldina
Franquia vende pizza pré-assada
15/11/2017
Fiorella Gelato planeja mais duas lojas em BH
O calorão da primavera, que ultrapassa os 30 graus Celsius em Belo Horizonte, tem animado os donos da Fiorella Gelato, que completa um ano em novembro. Os amigos passaram um ano estudando o...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.