20/07/2018
Login
Entrar




Negócios

22/11/2013

Solução da mineira ProGolden premia melhores sugestões

Thaíne Belissa
Email
A-   A+
A necessidade das empresas de encontrar soluções eficientes para problemas práticos foi o nicho explorado pela Startup ProGolden. Incubada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), ela nasceu com o objetivo de unir sistemas de inovação e gestão estratégica, ajudando empresas a se reinventarem por meio do uso da tecnologia. Para isso, criou o aplicativo Prêmio Ideia, pelo qual as empresas lançam os problemas a serem resolvidos e colhem ideias de um público definido. A sugestão que for melhor avaliada ganha um prêmio.

"Muitas empresas precisavam achar soluções para seus problemas a um custo baixo, então criamos essa ferramenta onde ela pode consultar clientes, funcionários ou uma comunidade inteira para ter ideias", afirma o sócio da startup, Everton Leonardo de Almeida. Ele explica que, antes de lançar o aplicativo, foram realizados vários estudos e trabalhos acadêmicos, além de consulta a mentores, que apontaram para essa necessidade no mercado.

De acordo com Almeida, a consulta on-line não só substitui a pesquisa em campo, como se mostra muito mais eficiente porque engaja o entrevistado com a oferta do prêmio. "O custo também é muito mais baixo: em uma pesquisa tradicional, a empresa costuma pagar R$ 20 por pessoa entrevistada. Nós cobramos um percentual sobre o valor do prêmio", ressalta.

Outra vantagem destacada pelo sócio é o marketing que a empresa ganha na internet, uma vez que o aplicativo está totalmente associado às mídias sociais. De acordo com ele, os autores das ideias pedem avaliações e curtidas em plataformas como o Facebook, ampliando o contato do público com a marca. "Ao fim do desafio, as empresas recebem o conjunto de ideias. Elas não precisam implementar na íntegra necessariamente, mas o fato é que elas terão em mãos uma ideia já avaliada pelo mercado", diz.

Além de ajudar as empresas a inovarem, a ferramenta também tem sido utilizada por governos como pesquisa de opinião pública. Prefeituras e órgãos públicos lançam desafios, buscando ideias práticas e estimulando a comunidade a participar da gestão pública. A Prefeitura de Lavras foi uma das primeiras a utilizar a Prêmio Ideia, lançando um desafio de melhorias para a cidade, entre setembro e outubro deste ano. De acordo com Almeida, foram coletadas mais de 700 ideias de melhorias para diferentes setores, como educação, segurança e saúde. O prêmio foi um Iphone. "O mais interessante é pensar que todas essas sugestões vieram da própria população e já foram avaliadas por ela", destaca.



Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/07/2018
@Festas investe R$ 8 milhões em expansão
Aporte da rede mineira que mantém 11 lojas será feito para inaugurar cinco unidades neste ano
20/07/2018
La Crepe renova o cardápio e aposta na diversificação
Creperia poderá ganhar uma filial daqui a aproximadamente um ano, mas local não está definido
20/07/2018
IDEIAS | Sustentabilidade: que chato?!
Vamos falar de uma maneira descontraída sobre mitos, realidades e surpresas para uma vida mais saudável? Chato: Desde a década de 70, esse é um termo muito...
20/07/2018
Conferência discute estratégia para enfrentar o trabalho escravo
As empresas referências no combate ao trabalho infantil são transparentes na exposição dos problemas, contam com ferramentas de monitoramento e praticam...
19/07/2018
Demanda por cães de guarda cresce em BH
Algumas empresas apontam aumento no número de clientes, apesar de a crise ter impactado os negócios
› últimas notícias
Responsabilidade é decisiva para novos consumidores
Lojistas de BH apostam nos shopping
Setor de fundição avança 3,5% em Minas no 1º semestre
Indústria e comércio foram os mais afetados com a greve dos caminhoneiros
Produção da Anglo em complexo recua 64% no 1º semestre
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.