25/06/2018
Login
Entrar

DC Auto

28/07/2017

Spa Classic é uma overdose de clássicos

Tradicional circuito belga recebe antigos veículos de competição em evento com diversas categorias
Rogério Machado, de Spa (Bélgica)*
Email
A-   A+
Vista parcial do veloz circuito de Spa Francorchamps/Rogério Machado
Ao final da Primeira Guerra Mundial, os entusiastas do automobilismo e organizadores de competições buscavam retomar a atividade com pouco dinheiro em caixa. Entre eles, o dono do jornal “La Meuse”, da cidade de Liége (Bélgica), começou a se movimentar para organizar uma competição patrocinada pelo jornal e, para isso, precisava de um lugar adequado para a prova.

Reuniu-se com o prefeito do pequeno distrito de Spa e, avaliando a região, decidiram fazer a prova utilizando o triângulo formado por três estradas que ligavam Spa a outras duas localidades próximas: Malmedy e Stavelot. Este foi o pontapé inicial que deu origem na região a uma das mais tradicionais pistas de corrida do mundo.

Vale lembrar que a pequena comunidade de Spa já atraía desde o século 14 pessoas em busca de relaxamento nas águas minerais do lugar, comparável à cidade mineira de Araxá. Foi, inclusive, a partir dali que o mundo todo adotou o termo Spa quando se refere a um tratamento com águas, seja para saúde ou lazer.

Bem, voltando às competições, o traçado que ficou conhecido como Spa Francorchamps foi desenhado em 1922 e consistia em um circuito bastante desafiador devido às altas velocidades alcançadas.

Uma volta completa pelo circuito equivalia a cerca de 14 quilômetros. A grosso modo, e retirando algumas curvas, podemos comparar as distâncias de lá com as daqui de Belo Horizonte.

Seria como se a pista se iniciasse na rodoviária e seguisse pela avenida Antônio Carlos até o Anel Rodoviário. Seguindo pelo Anel até o Hotel Ouro Minas para, dali, retornar à rodoviária pela avenida Cristiano Machado. Imagine toda esta distância para cada volta.

Com a grande velocidade, e trechos sinuosos, as provas sempre produziam muitos acidentes. Era o circuito mais rápido da Europa. A partir de 1925, o GP da Bélgica passou a ser disputado ali e esta situação durou 45 anos, até 1970, quando os pilotos da Fórmula 1 moderna boicotaram o circuito, levando o Grand Prix da Bélgica a se revezar entre Zolder e Nivelles.

Só retornariam em 1983, já com uma pista totalmente remodelada, reduzida para uma extensão de sete quilômetros. O restante da pista faz parte, hoje, das estradas públicas que ligam aquelas cidades e é possível percorrer o mesmo traçado com poucas modificações.

Leia também:
Número total de participantes passa dos 300 veículos

Spa Classic
– Meio século de corridas trouxe muita fama ao circuito e praticamente todos os pilotos da história passaram por aqui. Os antigos boxes situados no vale do riacho Eau Rouge, que forma uma das partes mais desafiadoras da pista, ainda estão lá, mas agora, são utilizados apenas para corridas de endurance.

As exigências da Fórmula 1 fizeram com que fossem construídas unidades novas, supermodernas, na parte alta do circuito, antes do hairpin (La Source).

Buscando rever os veículos clássicos de competição de diversas fases do automobilismo, assistimos a um fim de semana de velocidade do qual participam diversas categorias em um evento denominado Spa Classic, que acontece na pista de Spa Francorchamps.

O evento, organizado pela empresa Peter Auto, está dentro do campeonato europeu de veículos históricos e levou ao circuito belga mais de 20 mil pessoas nesta edição.

* Colaborador

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/06/2018
Lifan lança o novo X80 no mercado brasileiro
SUV tem motor 2.0 turbo de 184 cv
15/06/2018
CBR 1000 RR Fireblade 2018 é lançada
Nova geração do modelo da Honda está 15 kg mais leve, 11 cv mais potente e recheada de eletrônicos
08/06/2018
Fiat Cronos se destaca pelo acabamento
Versão Precision, topo de linha do sedan-compacto, ainda conta com bom pacote de equipamentos
25/05/2018
Novo Mini Cooper hatch chega em junho
Modelo foi apresentado em janeiro deste ano no Salão de Detroit (EUA) e ganhou visual renovado
25/05/2018
Itens e preços de cada versão do compacto
Mini Cooper Exclusive - 3 portas – (R$ 119,99 mil): A versão oferece, entre os itens de série, assentos dianteiros esportivos com ajuste de altura; alarme; ar-condicionado;...
› últimas notícias
Torcida não aquece as vendas no hipercentro
Prestadoras de serviços terrestres cogitam dispensa de pessoal com reoneração
Liminar contrária não abala Mendes Júnior
Primeiro leilão da Aneel prevê R$ 6 bi
BR Distribuidora aguarda decisão do TRT para mensurar os impactos
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


23 de junho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.