19/07/2018
Login
Entrar




DC Lab

05/07/2017

Startups abrem oportunidades de emprego

Ana Carolina Dias
Email
A-   A+
O crescimento do número de startups em Minas Gerais e no Brasil pode representar uma opção para quem procura por oportunidades de emprego diante do contexto de crise financeira enfrentado pelo País. Dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mostram que Minas é o segundo estado brasileiro em número de startups, com 365 empresas, o que representa 9% do total nacional. O Estado só perde para São Paulo, que tem 1.317 startups, 31% do total.

Bruno da Matta Machado, headhunter e diretor-executivo da UpsideGroup, empresa de consultoria especializada em gestão de capital humano, que possui uma divisão exclusiva de recrutamento para startups, destaca que a dinâmica diferenciada dessas empresas faz com que elas estejam na contramão do mercado e, portanto, se apresentam como geradoras de novas oportunidades.

“Grande parte do mercado está enxugando o quadro de funcionários para diminuir os custos. As startups multiplicam cargos com uma velocidade muito grande e o volume de vagas gerado chama a atenção. As empresas de tecnologia e serviços têm ocupado espaços que antes eram da indústria tradicional que, por sua vez, está sendo substituída por aplicativos e soluções on-line que demandam novos perfis profissionais”, afirma Machado.

Para se adequar ao modelo inovador de negócios proposto pelas startups, o headhunter destaca que os processos seletivos avaliam principalmente as competências pessoais dos candidatos. Segundo Machado, os profissionais precisam ser proativos, bem articulados, comunicativos, dispostos a enfrentar novos desafios e com perfil autogerencial e multitarefa. “A abordagem faz uma avaliação pessoal, levando em conta hábitos, contatos, relações pessoais, propósito de vida e também o perfil empreendedor. É uma avaliação mais ampla que leva em conta características duradouras e pessoais, diferente dos processos tradicionais que priorizam o histórico profissional descrito nos currículos”, explica.

O ambiente flexível e de colaboração das startups, de acordo com Machado, é também um atrativo, principalmente por oferecer possibilidade de crescimento rápido. “Existe um receio do novo por parte de algumas pessoas, mas o profissional que participar da base e estiver disposto a correr o risco e se encantar com o projeto e com as ideias da empresa, com certeza ocupará um lugar de destaque quando a startup escalar. Construir a carreira em uma startup garantirá, sem dúvida, amadurecimento e reconhecimento profissional mais rápido do que em empresas de maior porte,” ressalta o headhunter.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/07/2017
Diário do Comércio adere à trilha da inovação
Projeto do jornal acompanha o dia a dia das startups aceleradas no Fiemg Lab
11/07/2017
Psicologia Viva inicia processo de internacionalização
Plataforma inicia este mês operação no Chile, com apoio do governo
11/07/2017
Processos seletivos ganham aliado
A procura pelo candidato ideal para uma vaga de emprego pode significar uma caixa de entrada cheia de e-mails e diversos currículos a serem analisados para a triagem dos profissionais...
06/07/2017
Finep Startup investe R$ 1 milhão por empresa
Iniciativa, que contou com o apoio da Fiemg Lab e P7 Criativo, pretende reduzir gap de financiamento existente
29/06/2017
Descarte Legal conecta receptoras e geradoras de resíduos
Plataforma já recebeu mais de 250 demandas
› últimas notícias
Indústria pode recorrer à Justiça por repasse de verbas
Antecipação do abono anima CDL-BH
Em Minas, setor automotivo espera impulso com o Rota 2030
PBH cumpre 1ª etapa de auditoria
Demanda por cães de guarda cresce em BH
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.