19/07/2018
Login
Entrar




DC Lab

22/06/2017

Startups aceleradas pela Fiemg Lab participam de evento sobre sustentabilidade

Thaíne Belissa
Email
A-   A+
Três startups mineiras aceleradas pelo programa Fiemg Lab Novos Negócios participaram ontem da Semana Produção e Consumo Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na sede da organização. No dia em que os participantes discutiram a gestão de resíduos, os empreendedores das startups Net Resíduos, Descarte Legal e Licentia tiveram a oportunidade de apresentar como seus modelos de negócio podem ajudar as empresas e indústrias a cumprirem as legislações ambientais.

O CEO e fundador da NETResíduos, Henrique Ribeiro, foi o primeiro a apresentar a empresa. Ele destacou que a startup surgiu para solucionar o problema de gerenciamento de resíduos nas empresas. A plataforma desenvolvida pela startup oferece uma ferramenta para a criação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos. Além disso, por meio da plataforma, é possível controlar todos os resíduos destinados, especificando qual o tipo, quem transportou, para onde foi e quanto custou. Esses dados serão transformados em informação estratégica para melhoria do processo. “É possível reduzir custo e risco, além de melhorar a produção através de gerenciamento de resíduos”, frisou.

O empreendedor João Pedro Silva Procópio foi o segundo a subir no palco para apresentar a Descarte Legal. A startup desenvolveu uma plataforma que conecta empresas que geram resíduos a uma rede de empresas coletoras, transportadoras e tratadoras de resíduos. A empresa ou indústria que tem interesse em dar destinação certa para os seus resíduos só precisa de alguns cliques na plataforma para encontrar seus fornecedores ideais. “Qual valor a gente gera para a indústria? Por meio da Descarte Legal ela consegue cumprir essa condicionante ambiental referente a resíduos sólidos e não perde tempo em ficar procurando empresas para descartar resíduos”, disse.

O último a se apresentar foi o CEO da Licentia, Leonardo Santiago. Segundo ele, a empresa, que é uma spin off da mineira WayCarbon, tem a missão de tornar o processo de licenciamento ambiental mais eficiente e inteligente. A empresa desenvolveu uma plataforma que organiza todas as informações já existentes sobre processos de licenciamento ambiental, facilitando a análise de novos processos. “O processo atual de licenciamento ambiental tem sido um grande entrave para o desenvolvimento de muitas empresas e queremos ajudar a mudar isso”, destacou.

Estiveram presentes no evento representantes de diferentes empresas e indústrias, além de órgãos públicos e entidades de classe. Os convidados fizeram um momento de bate-papo com os empreendedores, tirando dúvidas e fazendo sugestões.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/07/2017
Diário do Comércio adere à trilha da inovação
Projeto do jornal acompanha o dia a dia das startups aceleradas no Fiemg Lab
11/07/2017
Psicologia Viva inicia processo de internacionalização
Plataforma inicia este mês operação no Chile, com apoio do governo
11/07/2017
Processos seletivos ganham aliado
A procura pelo candidato ideal para uma vaga de emprego pode significar uma caixa de entrada cheia de e-mails e diversos currículos a serem analisados para a triagem dos profissionais...
06/07/2017
Finep Startup investe R$ 1 milhão por empresa
Iniciativa, que contou com o apoio da Fiemg Lab e P7 Criativo, pretende reduzir gap de financiamento existente
05/07/2017
Startups abrem oportunidades de emprego
O crescimento do número de startups em Minas Gerais e no Brasil pode representar uma opção para quem procura por oportunidades de emprego diante do contexto de crise...
› últimas notícias
Indústria pode recorrer à Justiça por repasse de verbas
Antecipação do abono anima CDL-BH
Em Minas, setor automotivo espera impulso com o Rota 2030
PBH cumpre 1ª etapa de auditoria
Demanda por cães de guarda cresce em BH
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.