22/07/2018
Login
Entrar




Agronegócio

10/07/2018

Técnicos da Emater atuam como facilitadores

Email
A-   A+
Os pequenos produtores são apoiados pelos extensionistas na busca de recursos/Divulgação
Uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG) e o Banco do Brasil tem facilitado o acesso do produtor ao crédito rural. Em muitos municípios mineiros os extensionistas da empresa também atuam como correspondentes bancários do setor agropecuário. Isso permite que o produtor possa realizar quase todo o processo de contratação de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) via escritório da Emater-MG, ficando para o banco apenas a análise e aprovação.

Com a parceria entre Emater-MG e o Banco do Brasil, o processo ficou mais ágil, pois é possível adiantar praticamente todo o processo, com o apoio da Emater-MG para elaboração do projeto técnico, com especificações de como seriam investidos os recursos.

O contrato entre a Emater-MG e o Banco do Brasil foi assinado em 2015. Os técnicos do órgão passaram por um processo de certificação como correspondente bancário agropecuário, realizado por uma certificadora credenciada pelo Banco Central. Os técnicos também foram capacitados para operarem o sistema do Banco do Brasil.

“Esta é uma atividade que o Banco do Brasil está terceirizando. Para o agricultor a vantagem é que ele tem ampliado o seu horário de atendimento, uma vez que no banco o horário de expediente é reduzido. Facilita a vida do agricultor”, afirma o coordenador técnico estadual Emater-MG, Roberval Andrade.

Atualmente, existem 900 técnicos da empresa atuando como correspondente bancário agropecuário no Estado. Com a ajuda dos extensionistas, o produtor consegue fazer o cadastro no banco e encaminhar toda a documentação para contratação do crédito. “A ideia é que o produtor somente vá ao banco para assinar o contrato”, diz Roberval Andrade. Com base nessas informações, o Banco do Brasil analisa a solicitação para a liberação do crédito.

De acordo com dados da Emater-MG, na safra 2016/2017, o número de contratos assinados em Minas Gerais por meio dos correspondentes bancários agropecuários foi de 1.407, gerando um valor de R$ 45,5 milhões. Já nos dez meses referentes ao ano agrícola 2017/2018 foram assinados 7.270 contratos e um valor de R$ 275 milhões.   (Com informações da Emater-MG)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/07/2018
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
São Paulo - As exportações brasileiras de soja devem crescer no próximo ano para um novo recorde, de 75 milhões de toneladas, projetou na sexta-feira (20) a...
21/07/2018
Com demanda em alta, produção de etanol cresce 74% em Minas Gerais
Fabricação de açúcar tem queda de 17%
21/07/2018
AGROTÓXICOS | Pesquisa aponta riscos para a população que vive perto de áreas pulverizadas
São Paulo - Moradores de comunidades rurais, indígenas e quilombolas são vítimas de intoxicação por agrotóxicos, aponta relatório da...
20/07/2018
Minas Gerais debate flexibilização na lei de agrotóxicos
Para a Faemg, mudanças não diminuirão controle; para deputado Doutor Jean Freire, população será afetada
20/07/2018
Subsídios da Índia e Paquistão afetam mercado de açúcar
A Global Sugar Alliance (GSA), associação que congrega entidades de países produtores de açúcar, entre eles os responsáveis por mais de 80% das...
› últimas notícias
Exportações de soja devem ser recorde no próximo ano
Renovação da concessão da EFVM pode ser resolvida na Justiça
Pessimismo aumenta na indústria mineira
Minas mantém sequência de superávit
Brasil fecha 661 vagas com carteira assinada
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


21 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.