Publicidade
22/04/2018
Login
Entrar

DMEP - Cegueira das Organizações

18/04/2017

Tecnologia - Sua empresa está preparada para lidar com o futuro?

Rinaldo de Castro Oliveira*
Email
A-   A+
As transformações tecnológicas estão aceleradas e é cada dia mais difícil prever como elas se darão no futuro próximo e como afetarão as nossas vidas, o nosso trabalho, as empresas e negócios. É de fato uma revolução percebida por alguns e compreendida por muito poucos. Diante desse cenário, estar atento aos movimentos da tecnologia é cada vez mais vital para a perpetuidade das organizações, pois os impactos causados por elas podem se caracterizar como uma grande oportunidade para as empresas, ou o começo do fim para aquelas despreparadas.

Vários são os exemplos que ilustram essas mudanças. As diferentes formas como nos comunicamos atualmente e as que estão por vir, as transformações tecnológicas que impactam os novos hábitos de consumo muito mais pautados na experiência do que na posse, as próprias transformações que observamos nos meios de produção de bens e serviços, em que o uso cada vez maior da inteligência artificial e da internet das coisas promete causar verdadeiras disrupções na nossa forma de viver e na sociedade como um todo. Mesmo as cadeias produtivas mais tradicionais não estão imunes a essas transformações. Como exemplo, na indústria de alimentos existem estudos que apontam para o caminho da fabricação de produtos de maneira cada vez mais intensiva, com desenvolvimento de alimentos sintéticos em larga escala a partir dos avanços da biotecnologia. Outro mercado tradicional que atualmente vem sofrendo enormes mudanças é o financeiro, onde muitas soluções digitais vêm sendo desenvolvidas com grandes volumes de recursos aplicados em startups, as chamadas fintechs.

Mas diante de um ambiente de fortes mudanças e baixa previsibilidade, como as empresas podem se preparar para lidar com esse desafio? Não existe receita pronta, mas desenvolver um bom sistema de informação que permita a organização mapear em tempo as tendências de futuro é sem dúvida um primeiro caminho. As empresas precisam compreender de maneira sistematizada as grandes transformações globais que afetam o todo, mas especificamente os fatores tecnológicos que impactam sobretudo o seu negócio. É importante também reconhecer os movimentos entre as cadeias de valor, pois é cada vez mais comum observarmos em função do avanço tecnológico, que as grandes companhias de tecnologia, e mesmo as empresas nascentes, estão buscando expandir seus negócios em setores tradicionais. Quem diria que o Google ou a Amazon venderiam seguros de carro um dia? E por falar em carro, precisaremos ter um no futuro? Estar ciente desses movimentos é a diferença entre se preparar para as novas oportunidades ou ser pego de surpresa por uma nova ameaça.

A gestão da informação é a ferramenta que temos para calibrar a nossa lente para o futuro. É cega a organização que ainda não entendeu a importância de se manter bem informada, alinhada às tendências tecnológicas, e em condição de responder adequadamente para lidar com as transformações e seus impactos através da adoção de estratégias e iniciativas acertadas, bem como por meio do desenvolvimento de novas competências. Investir hoje em informação é fator chave para assegurar melhores condições de competir amanhã.

*Sócio-diretor da DMEP

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

18/04/2018
O custo do não planejamento de oportunidades de mercado, produto e negócio
Desenvolver a oportunidade nova é uma jornada fascinante. É, ao mesmo tempo, prazerosa e arriscada. Quem já participou de um processo de desenvolvimento de produto, mercado ou...
10/04/2018
Análise de dados auxilia transformação de negócios de Educação
Já não é nenhuma novidade falarmos que a Educação precisa e está se transformando. É comum lermos ou nos depararmos com algum exemplo de...
03/04/2018
A minha empresa vende ou é comprada?
A questão apresentada no título desse ensaio talvez possa parecer não fazer muito sentido, porém existem diferenças importantes entre esses dois atos....
27/03/2018
De olho nos relacionamentos
Os relacionamentos são tudo nos negócios. Empreendedores de sucesso muitas vezes agradecem aos seus parceiros - sua rede de apoiantes externos, que inclui investidores, mentores,...
20/03/2018
Como vender a minha empresa? - Parte 6
Nas edições anteriores desta série de ensaios sobre “Como vender a minha empresa”, iniciada em julho de 2017, foram abordados passos importantes quando estamos...
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.