Publicidade
20/01/2018
Login
Entrar

Economia

14/09/2017

Tiberina investe para atender a Fiat Chrysler

Fabricante italiana finaliza aportes de 160 milhões de euros na planta de Juatuba (MG) e Goiana (PE)
Leonardo Francia
Email
A-   A+
A planta da Tiberina, localizada às margens da BR-262, facilita o escoamento até a fábrica da FCA/Divulgação
A Tiberina, fabricante de autopeças italiana com planta em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está investindo 160 milhões de euros na fábrica mineira e na unidade de Goiana (PE). Esse investimento deve ser concluído neste ano, mas a empresa já prepara uma nova expansão para 2018 na plataforma mineira, com o objetivo de atender a demanda por peças do Fiat Argo, novo modelo da sua principal cliente, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA).

As informações são do diretor da empresa, Franco Stola. “Continuamos a investir porque acreditamos na recuperação do País, do mercado automotivo nacional e do nosso principal cliente, que é a Fiat. O novo galpão programado para o ano que vem terá capacidade necessária para atender o novo modelo Fiat Argo”, confirmou, sem revelar o valor do investimento.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis, comerciais leves no acumulado deste ano até agosto somaram 331,2 mil veículos no Estado contra 278,7 mil no mesmo período de 2016, um salto de 18,8%. Considerando apenas as vendas do segmento da FCA, ainda existe uma redução 6,5%, nesta comparação.

Atualmente, a produção da Tiberina é voltada para atender basicamente à FCA. Além da montadora em Betim, na RMBH, a fabricante de autopeças é também fornecedora da Iveco Latin America, braço de veículos pesados do grupo Fiat, instalada em Sete Lagoas (região Central).

A planta da Tiberina em Juatuba está localizada em um terreno de 46 mil metros quadrados, às margens da BR-262, o que facilita o escoamento da produção até a fábrica da FCA, em Betim. Já a unidade industrial de Goiana (PE) integra o Supply Park 1 (parque de sistemistas da Fiat em Pernambuco).

A empresa também tem uma fábrica em Córdoba, na Argentina, e a planta mineira deve começar a exportar autopeças para a unidade do país latino em breve, segundo o diretor. A Tiberina mantém ainda 22 unidades industriais distribuídas pela Itália, Turquia, República Tcheca e Alemanha. Além de peças, a multinacional produz máquinas e equipamentos, peças para máquinas industriais e maquinário para movimentação de cargas.

Juatuba abriga importantes empresas do ramo de autopeças, sendo que a maior parte delas atende à planta da FCA em Betim. Além da Tiberina, estão instaladas no município da RMBH a Proma do Brasil, a ICG do Brasil, entre outros.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/01/2018
Empresário mineiro segue mais confiante
Em janeiro, o Icei-MG chegou a 50,7 pontos, o melhor resultado para o mês nos últimos sete anos
20/01/2018
Montadoras reivindicam créditos tributários
Brasília - Com o fim do Inovar Auto em dezembro e sem definição do novo programa automotivo, chamado de Rota 2030, as empresas de automóveis tentam que os...
20/01/2018
Índice de investimentos de empresas caiu 0,7% em novembro ante outubro
Brasília - O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado na sexta-feira, 19, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sofreu uma queda de...
20/01/2018
Faturamento recua no interior de Minas
Quatro regionais apresentaram queda na receita em novembro, conforme levantamento da Fiemg
20/01/2018
Exportações mineiras devem continuar em alta em 2018
Especialistas estimam aumento de 7%
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.