Publicidade
19/02/2018
Login
Entrar

DC Auto

17/03/2017

Toyota aprimora segurança do Corolla

A edição 2018 do líder de vendas passa a ter, em todas as versões, controles de estabilidade e tração
José Oswaldo Costa, de São Paulo/SP*
Email
A-   A+
Imagine um carro que completará, em 2017, nada menos que 50 anos de existência. Nesse período, vendeu, em cerca de 150 países, mais de 44 milhões de unidades. Esse número, aliás, o coloca como um dos modelos mais vendidos de todos os tempos.
Para completar, é líder absoluto do seu segmento no Brasil, vendendo mais unidades do que todos os seus concorrentes, somados, no ano passado.

Ocorre que esse carro não é fruto da imaginação de nenhum aficionado por automóveis. Ele existe: estamos falando do fenômeno Toyota Corolla. A montadora japonesa acaba de lançar no País a linha 2018 do consagrado sedan-médio.

Por aqui, o Corolla chegou, no início dos anos 1994, por meio de importações. A partir de 1998, começou a ser produzido na planta da Toyota em Indaiatuba (SP). Dos últimos 13 anos, liderou em dez o segmento de sedans-médios. Atualmente, é dono de cerca de 44% do seu nicho de mercado.

O modelo passou por pequenas mudanças no design e recebeu mais itens de conforto, conveniência e segurança. Aliás, nesse último quesito, estava concentrada a maior crítica ao modelo, até então: a ausência dos controles de estabilidade e tração.

Bem, essa crítica, agora, fica no passado. Na linha 2018 o Corolla passa a contar, em todas as versões, com esses dois sistemas de segurança somados, ainda, ao assistente de partidas em rampas e a sete airbags (frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista).

Outra novidade é a reintrodução da versão XRS, com atributos um pouco mais esportivos para conquistar um público com perfil um pouco diferente dos habituais compradores do modelo. Ela conta com aerofólio traseiro, saias esportivas (frontal, traseira e laterais), ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta.

Com a XRS, a gama do Corolla 2018 passa a contar com seis versões: GLi 1.8 com câmbio manual de 6 marchas; GLi 1.8 e GLi 1.8 Upper com câmbio CVT que simula 7 marchas e possibilidade de trocas manuais na alavanca de transmissão; XEi, XRS e Altis, equipadas com motor 2.0 e o mesmo câmbio CVT que simula 7 marchas. A diferença é que essas três últimas oferecem a troca manual através da alavanca ou de “borboletas” atrás do volante.

Como se pode ver, na parte de motores não houve alteração. O 1.8 16V é capaz de gerar até 139/144 cv e 17,7/18,6 kgfm de torque (gasolina/etanol). Já o 2.0 16V rende 143/154 cv e 19,4/20,7 kgfm de torque (gasolina/etanol).

Leia também
Multimídia com tela de sete polegadas


Mudanças – Externamente, as principais mudanças concentraram-se na dianteira. Os faróis estão mais finos e a grade, mais estreita. Nos para-choques, os cantos receberam vincos aprofundados.

As versões GLi e XEi utilizam faróis de halogênio. Já as versões topo de linha, XRS e Altis, contam com faróis de LED e nivelamento automático dos mesmos. As luzes diurnas (DRL) em LED estão disponíveis a partir da versão XEi.

Na traseira, as luzes das lanternas contam com nova disposição e toda a linha do Corolla passa a utilizar LED. A barra cromada, já presente no atual modelo, que atravessa a tampa do porta-malas, unindo as lanternas, está mais fina. As luzes de ré e setas estão com um tom mais escurecido, trazendo mais classe ao sedan.

O sedan-médio apresenta mais duas novidades no visual: a partir da versão XEi, a antena passa a ser do tipo “barbatana de tubarão” e as rodas em liga leve são de 17 polegadas. O Corolla XEi passa a contar com botão Start/Stop para dar a partida no veículo.

*O jornalista viajou a convite da Toyota

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

16/02/2018
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Motor 1.0 de três cilindros é econômico e agrada, tanto na estrada quanto no trânsito urbano
09/02/2018
Novo sedan Cronos será lançado neste mês
Modelo da Fiat brigará nos segmentos de compactos e médios. Principal disputa será com o VW Virtus
09/02/2018
Espaço interno não decepciona
Durante a conversa com os executivos da montadora italiana, um dado questionado foi quanto a distância entre-eixos do modelo (2,52 metros), uma vez que ela não foi alterada em...
02/02/2018
Peugeot 3008 ganha nova versão, topo de linha, Griffe Pack
Tecnologias para segurança se destacam
02/02/2018
Ford Ka Freestyle chegará no segundo semestre
A Ford apresentou, nessa semana, uma nova opção para o hatch compacto Ka. Denominada Freestyle, a versão aventureira foi mostrada para a imprensa especializada no mesmo dia em que era lançada...
› últimas notícias
Sondagem revela retomada do otimismo
Valor liberado para médios e grandes produtores na safra 2017/18 é de R$ 85 bilhões
Justiça decide que elétricas não poderão ter cobrança retroativa de débitos de R$ 6 bilhões
Sebrae pretende atender 69,6 mil MPEs
Nível de atividade do varejo no Brasil aumenta 1,3% em janeiro, aponta a Cielo
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Começam as obras do Aeródromo Inhotim
Folia supera expectativas em Belo Horizonte
Mobiliata une empreendedorismo e impacto social
Carnaval aqueceu setor de brindes na Capital
Fiat Argo Drive tem bom desempenho
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


17 de fevereiro de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.