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DC Franquia

18/12/2013

Tradição norte-americana chega a Minas

Thaíne Belissa
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A tradição norte-americana de comer frango frito no balde chega a Minas Gerais pela franquia Frango Americano. Com sede em Curitiba, a marca abriu as portas de sua primeira loja em Belo Horizonte, há cerca dez dias (28 de novembro), e pretende inaugurar outras dez franquias na Capital ainda neste ano. A unidade de Belo Horizonte é a décima da marca e fez parte do plano de expansão da empresa, que abriu dez lojas em um ano.

Localizada no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha, a loja tem 110 metros quadrados e teve um investimento de R$ 180 mil. Aberta de 18h às 23h e sem oferecer ainda o serviço de delivery, a loja já está lucrando cerca de R$ 5 mil por dia, mas a expectativa é que o faturamento chegue até R$ 200 mil por mês. De acordo com o sócio da franquia, Jorge Alves da Cunha, um galpão já está sendo providenciado para o oferecimento do serviço de entrega. Cunha explica que a unidade é um modelo para as demais que virão e por isso é menor que a maioria das lojas da Frango Americano. Segundo ele, as franquias da marca normalmente têm cerca de 160 metros quadrados e exigem investimento a partir de R$ 160 mil, sendo que o retorno estimado é em um ano.

Cunha afirma que, com poucos dias de vida, a loja já está fazendo o maior sucesso, tanto entre clientes quanto entre interessados em abrir uma franquia da marca. "Inauguramos no dia 28 de novembro e já temos cerca de seis pedidos para franquear. As vendas também estão um sucesso e só temos ouvido elogios", comemora. De acordo com ele, a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o interior de Minas Gerais também estão na meta da empresa, que, a curto prazo, deve expandir para mais cidades no Estado. "Lagoa Santa é uma cidade importante, localizada próxima ao aeroporto e com grande fluxo de pessoas. Também temos interesse em Sete Lagoas, Contagem e Betim", afirma.

O sócio afirma que a vinda da marca para Minas Gerais faz parte da meta de expansão para todos as regiões do país, mas ele dá um destaque especial para o Estado, classificando-o como um "excelente mercado para a marca". Cunha acredita que a empresa será bem aceita entre os mineiros. "Mineiro gosta de frango de todos os jeitos: com quiabo, ensopado, assado e frito, então não tem como dar errado", aposta. Ele garante que a franquia é um negócio lucrativo, principalmente por ter uma matéria-prima barata e que atrai as pessoas por ser um alimento saudável. "Restaurantes e pontos de lanches as pessoas encontram em qualquer lugar e é sempre igual. Mas, não conheço nenhum estabelecimento que oferece o frango empanado com o nosso formato", frisa.

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Porções - O Frango Americano oferece pedaços das partes mais nobres do frango, como coxa, sobrecoxa, asa e peito. As porções são servidas em baldes de quatro tamanhos diferentes, que vão desde 750 ml, que serve uma pessoa, até 3.000 ml, que serve até seis pessoas. Os baldes vêm com pedaços diferentes do frango, com exceção do menor, que tem porções específicas, como moela e coração. Os preços variam entre R$ 11,90 e R$ 29,90. Segundo Cunha, a marca ainda oferece risoto de frango e porções de batata e polenta. "Também temos molhos, como barbecue, de alho e de pimenta", completa.

O sócio explica que a empresa nasceu inspirada na tradição dos norte-americanos de comer o frango em balde. Para trazer o produto ao Brasil, a marca fez diversos estudos até chegar à receita do frango crocante e mais suculento, voltado para o paladar do brasileiro. De acordo com Cunha, a Frango Americano disponibiliza ao franqueado, além da receita do frango, toda a estrutura da loja, como mesa, cadeiras, freezers, televisores e pratos com a logomarca da marca. A empresa também oferece o treinamento para o gestor e para toda a equipe.

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