19/07/2018
Login
Entrar




Internacional

11/05/2018

Trump anuncia data e local de encontro histórico com Kim

Desnuclearização deve pautar reunião entre EUA e Coreia do Norte
Reuters
Email
A-   A+
Encontro será o primeiro de Trump com o líder norte-coreano/Gage Skidmore/Divulgação
Washington - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou ontem que irá se reunir com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, para um encontro histórico, no dia 12 de junho, em Cingapura, quando o líder dos EUA tentará persuadir Pyongyang a abrir mão de suas armas nucleares.

Será o primeiro encontro da história entre os líderes dos dois países. Os dois trocaram farpas, no ano passado, sobre as tentativas da Coreia do Norte de construir uma arma nuclear que poderia alcançar os EUA, mas as tensões se acalmaram consideravelmente.
“O muito aguardado encontro entre Kim Jong-un e eu irá ocorrer em Cingapura, em 12 de junho. Nós dois iremos tentar torná-lo um momento muito especial para a paz mundial”, escreveu Trump, no Twitter.

O anúncio de Trump foi feito poucas horas após três norte-americanos que eram mantidos presos pela Coreia do Norte terem chegado aos Estados Unidos, após serem soltos por Kim. O trio foi recebido por Trump em uma base militar perto de Washington.

Ao recebê-los de volta, Trump disse acreditar que Kim quer levar a Coreia do Norte “para o mundo real” e que tem esperança em um grande avanço na reunião.

“Acho que temos uma chance muito boa de fazer algo muito significativo”, disse. “A conquista de que mais me orgulharei será - isto é uma parte - quando desnuclearizarmos a península inteira”, afirmou.

O governo da Coreia do Sul disse que tem altas expectativas para a cúpula.
“Nós saudamos a cúpula Coreia do Norte-EUA, que será realizado em Cingapura, em 12 de junho. Esperamos que a desnuclearização da península coreana, bem como a paz permanente na península, venha com sucesso por meio deste encontro”.

Território amigável - A escolha por Cingapura colocará o encontro em território amigável para Trump, uma vez que o país é um forte aliado dos EUA e a Marinha dos EUA frequentemente visita seus portos.

Autoridades dos EUA tinham estudado diversos outros locais que não Cingapura para o encontro histórico, mas cada um foi visto como problemático.

A própria preferência de Trump era pela zona desmilitarizada entre as duas Coreias, mas assessores argumentaram que isso faria parecer que Trump estava entrando muito na onda de Kim.

Uma visita rápida a Pyongyang também foi vista como uma má ideia para Trump, disseram autoridades dos EUA. A Mongólia foi considerada, mas foi vista como sendo muito próxima à China, disseram eles.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/07/2018
UE anuncia medidas de proteção contra importações de produtos de aço
Salvaguardas entram em vigor hoje
19/07/2018
Pompeo afirma que acordo de desnuclearização com Coreia do Norte pode demorar
Washington - Fechar um acordo de desnuclearização com a Coreia do Norte “pode levar algum tempo”, disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo,...
19/07/2018
Trump diz que "resultados virão", após encontro com Putin
São Paulo - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump , disse ontem que se deu bem com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na cúpula realizada pelos dois...
18/07/2018
Após polêmica sobre eleição, Trump tenta acalmar ânimos
Presidente disse que se expressou mal em entrevista
18/07/2018
Mais da metade dos venezuelanos que entraram já deixaram o Brasil
Brasília - Dos 127,7 mil imigrantes venezuelanos que entraram no Brasil pelo município de Pacaraima, na região de fronteira de Roraima, no ano passado e neste ano, mais da...
› últimas notícias
Indústria pode recorrer à Justiça por repasse de verbas
Antecipação do abono anima CDL-BH
Em Minas, setor automotivo espera impulso com o Rota 2030
PBH cumpre 1ª etapa de auditoria
Demanda por cães de guarda cresce em BH
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.