20/07/2018
Login
Entrar




Negócios

18/10/2017

Uberlândia representa instituição americana

Conquista garante canal de comunicação e a realização de eventos que promovam soluções inovadoras
Thaíne Belissa
Email
A-   A+
Uberlândia é a primeira cidade do interior a representar a Singularity University, sediada no Vale do Silício, nos EUA/Cleiton Borges/Secomb/PMU
Ela não tem a popularidade de uma capital de estado e ainda circula em torno de seus pouco mais que 600 mil de habitantes, mas a fama como hub de inovação já está rodando o mundo. Localizada no Triângulo Mineiro, Uberlândia é a primeira cidade do interior do Brasil a representar a Singularity University, instituição de pesquisa e educação de grande renome, sediada no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O anúncio aconteceu no início do mês e trouxe ainda mais destaque para a cidade, que deve receber, em 2018, quatro grandes eventos ligados à instituição americana.

Uberlândia foi um dos 10 novos capítulos (representantes) anunciados pela instituição este mês. Além dela, se tornaram representantes da instituição Vancouver e Montreal, no Canadá; San Salvador, em El Salvador; Douglas, na Ilha de Man; Kyoto, no Japão; Nassau, em Bahamas; Austin, Boston e Minneapolis-St. Paul, nos Estados Unidos. Ao todo, a Singularity Universty tem 83 cidades-capítulos em 50 países diferentes. Todas elas ajudam a difundir conhecimento em prol do desenvolvimento de tecnologias exponenciais com impacto social.

Com sede no campus da Nasa, na Califórnia, a instituição foi criada em 2008 por executivos de grandes empresas de tecnologia que atuam no Vale do Silício. Como uma universidade muito distinta, como o próprio nome diz, a instituição oferece cursos e promove o conhecimento focado em inovação para resolver os problemas do mundo em áreas como educação, saúde, nutrição e governança.

Os embaixadores da instituição em Uberlândia serão a empresária Anna Paula Graboski e o diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia (Sedeit), Gustavo Maierá. Ambos são estudantes da Singularity Universty e foram os responsáveis por começar os contatos com a instituição e propor a representação.

Maierá explica que a nomeação como capítulo da instituição tem duração de dois anos, tempo em que a cidade se compromete com a difusão do conhecimento das tecnologias exponenciais com impacto social. De acordo com ele, ainda é cedo para dizer o que o município promoverá, mas ele adianta que serão realizados pelo menos quatro grandes eventos, além da mostra de um filme.

“Vamos trazer palestrantes de altíssimo gabarito e discutir quais as mudanças que o mundo vai viver nos próximos três a cinco anos. Serão discussões, palestras e cafés da manhã abertos à comunidade”, afirma. Os embaixadores também planejam a exibição de um filme sobre futurismo no cinema da cidade. Para o diretor, a representação da Singularity University é um passo importante para a conexão de Uberlândia com o resto do mundo.

“Quando o assunto é tecnologia não importa onde está: o importante é que as conexões certas aconteçam. A missão de Uberlândia é se desenvolver globalmente, porque só assim é que aumentamos a taxa de sucesso dos nossos negócios, e essa representação é uma grande oportunidade nesse sentido”, destaca.

Relevância - O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia, Dilson Dalpiaz, acredita que a escolha da cidade como representante da Singularity University é um importante reconhecimento do hub de inovação que tem sido fomentado na cidade. Ele lembra que “essas coisas não acontecem por acaso” e que a cidade, por meio dos diferentes atores do ecossistema, tem se movimentado para ganhar relevância no cenário de inovação do Brasil e do mundo.

“Temos um projeto de internacionalização da cidade e nosso objetivo é atrair, cada vez mais, investimentos globais voltados para a tecnologia e a inovação. E, assim como a Singularity University, nós não acreditamos na tecnologia pela tecnologia, mas nela aplicada em benefício do cidadão”, afirma.

O secretário faz questão de frisar a marca “Uberhub”, que dá uma “cara” a esse polo de inovação que vem sendo criado na cidade. De acordo com o Censo do Ecossistema de Inovação de Uberlândia 2017, a cidade tem 137 empresas no segmento de tecnologia e inovação, sendo 58 startups. O levantamento ainda mostrou que, desde 2013, nasce a cada ano em Uberlândia, em média, o dobro de startups do ano anterior.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/07/2018
@Festas investe R$ 8 milhões em expansão
Aporte da rede mineira que mantém 11 lojas será feito para inaugurar cinco unidades neste ano
20/07/2018
La Crepe renova o cardápio e aposta na diversificação
Creperia poderá ganhar uma filial daqui a aproximadamente um ano, mas local não está definido
20/07/2018
IDEIAS | Sustentabilidade: que chato?!
Vamos falar de uma maneira descontraída sobre mitos, realidades e surpresas para uma vida mais saudável? Chato: Desde a década de 70, esse é um termo muito...
20/07/2018
Conferência discute estratégia para enfrentar o trabalho escravo
As empresas referências no combate ao trabalho infantil são transparentes na exposição dos problemas, contam com ferramentas de monitoramento e praticam...
19/07/2018
Demanda por cães de guarda cresce em BH
Algumas empresas apontam aumento no número de clientes, apesar de a crise ter impactado os negócios
› últimas notícias
Responsabilidade é decisiva para novos consumidores
Lojistas de BH apostam nos shopping
Setor de fundição avança 3,5% em Minas no 1º semestre
Indústria e comércio foram os mais afetados com a greve dos caminhoneiros
Produção da Anglo em complexo recua 64% no 1º semestre
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de julho de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.