Publicidade
24/11/2017
Login
Entrar

Prêmio José Costa

09/11/2017

Vencedores do 6º Prêmio José Costa

Daniela Maciel
Email
A-   A+
Rede Cidadã: Qualidade da Cidadania

A Rede Cidadã foi criada em 2002 para formar uma rede social real que integrasse ações complementares, gerando sinergia entre três setores da economia e integrando o trabalho voluntário. O objetivo da Rede é criar soluções de geração de trabalho e renda para pessoas da base da pirâmide e, desde a sua fundação, já inseriu mais de 50 mil pessoas no mercado de trabalho.

“Estou encantada com o trabalho do DIÁRIO DO COMÉRCIO. A Rede Cidadã completou 15 anos e quero ficar os próximos 15 ao lado do DC. Esse é um prêmio de toda a equipe da Rede Cidadã. Fomos, agora, convidados para ir para Nova Orleans (EUA) para usar a nossa metodologia lá. Esse é um grande motivo de orgulho que compartilho aqui com vocês.” (Ângela de Alvarenga Batista Barros, presidente do Conselho de Administração da Rede Cidadã)

Portal da Transparência: Qualidade da Democracia

"O Portal da Transparência é um instrumento de controle social do Governo de Minas Gerais, implementado e mantido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e que permite a fiscalização dos gastos públicos estaduais pelo cidadão. Foi lançado em 2009 para atender a Lei Complementar nº 131/2009, que determina a divulgação da despesa e receita do Estado. A partir de 2012, passou a ser regido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), ampliando o rol de informações do Poder Executivo de Minas Gerais. A LAI é uma lei federal nº 12.527/2011, que foi regulamentada em Minas Gerais por meio do decreto 45.969/2012."

“Somos gratos e honrados por receber um prêmio que tem José Costa como patrono, que é um referencial de empreendedor no País. Gratos pelo reconhecimento dado à Procuradoria do Estado. Não trabalhamos só por uma obrigação legal. Não há democracia sem controle social. Receber um reconhecimento não só por ser aquele órgão que ‘cutuca’, mas por promover a integridade. Devemos obrigação ao cidadão do Estado. Não se trata apenas de colocar dados na internet, mas dar uma ferramenta para que a população possa acompanhar e criticar.” (Eduardo Martins de Lima, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais)

Microcity: Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental

Com mais de 30 anos de atuação, a Microcity fornece infraestrutura de TI para médias e grandes empresas, com uma base instalada de mais de 200 mil ativos distribuídos em todo o território nacional. A empresa é conhecida por sua excelência em gestão, sendo premiada nos últimos anos em gestão financeira, gestão sustentável, empreendedorismo, além dos reconhecimentos regionais e nacionais como uma das melhores empresas para se trabalhar. Além disso, a Microcity prioriza a sustentabilidade e neutraliza todo o dióxido de carbono (CO2) emitido pela sua operação com o plantio de mais de 50 mil árvores.

“Quero agradecer por esse grande prestígio que é receber o Prêmio José Costa. A Microcity acredita que esse tipo de iniciativa - ter uma gestão de pessoas diferenciada - tem o poder de modificar a sociedade. Esse reconhecimento valida o nosso trabalho.” (Carolina Cunha Moreira dos Santos, gerente de Marketing da Microcity)

Instituto Terra: Qualidade Ambiental

O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em abril de 1998, que atua na região do Vale do Rio Doce, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Suas principais ações envolvem a restauração ecossistêmica, produção de mudas de Mata Atlântica, extensão ambiental, educação ambiental e pesquisa científica aplicada.

“Em nome dos colaboradores do Instituto, especialmente os colaboradores de campo. Nos enche de orgulho ser reconhecidos por empresas de instituições tão importantes para Minas. Já fazemos parte do Movimento Minas 2032. O Instituto atua em um dos vales mais degradados do Brasil, o Vale do Rio Doce. A degradação ambiental e das pessoas caminham juntos. A credibilidade do Instituto está no testemunho de quem nos visita.” (Glaydes Nunes, gerente de Educação do Instituto Terra)

Fa.Vela: Gestão e Distribuição de Riquezas

A Fa.Vela é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que busca solucionar a baixa oferta de educação empreendedora para o grande número de microempresários favelados. Ao democratizar o acesso a conhecimentos exclusivos ao universo de startups, a organização promove também a ponte entre asfalto e favela, quebrando paradigmas que impedem o pleno fortalecimento da economia local por meio de mais interações entre moradores de favelas e entorno.

“Somos, talvez, a organização mais nova que está aqui. Tivemos acesso à educação superior e queríamos devolver isso aos lugares que morávamos. Começou como um projeto e vimos que era preciso muito mais. Estar aqui é um momento muito importante para nós.” (João Souza, idealizador do Fa.Vela)

Umeis: Qualidade da Cultura e Educação

Para mitigar o problema da expansão da oferta de educação infantil, para crianças até seis anos, a prefeitura desenvolveu as Umeis, que hoje são consideradas escolas-modelo para todo o País. Em 2012, a prefeitura firmou a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do País para a construção de novas Umeis, um projeto considerado inédito e inovador no mundo.

“É muita alegria que recebemos o Prêmio José Costas reconhecendo o trabalho árduo que realizamos. Apesar das dificuldades, conseguimos oferecer um atendimento de qualidade. Estamos em um momento de franca expansão da rede que é uma referência nacional e internacional em educação infantil.” (Mayrce Terezinha da Silva Freitas, Diretora da Educação Infantil (Dein), da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte)

ArcelorMittal: Produção Responsável e Competitividade

A ArcelorMittal é um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço formada em 2006, a partir da fusão da Mittal Steel Company e da Arcelor. A ArcelorMittal é a maior produtora de aço do mundo, com uma produção anual de aço bruto de 93,6 milhões de toneladas a partir de 2012. Presente em mais de 60 países, tem capacidade de produzir 130 milhões de toneladas de aço por ano e emprega cerca de 280 mil profissionais nas fábricas da Ásia, Américas, África, e Europa.

“Em nome dos nossos quase 16 mil empregados, é uma honra receber esse Prêmio. Os mineiros, ao falar da Arcelor, vão sempre se lembrar da antiga Belgo-Mineira, que começou em Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Faremos 100 anos em 2021. Temos hoje operações, além de Minas Gerais, no Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. O Prêmio José Costa representa todos os nossos esforços em um período de economia sacrificante.” (Fernando Café Carvalhaes, Gerente-geral de Relações Institucionais)

Vale da Eletrônica - Santa Rita do Sapucaí: Inovação e Produção Tecnológica

Antes conhecida somente como grande produtora de café e leite do Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí é hoje identificada nacional e internacionalmente como “O Vale da Eletrônica”. A cidade tornou-se um dos principais polos de tecnologia do Brasil e é reconhecida em todo o mundo pelo desenvolvimento e produção de eletroeletrônicos, que hoje são exportados para diversos continentes, negociando atualmente com 41 países. As 153 empresas que constituem o Arranjo Produtivo Local (APL) empregam cerca de 14 mil pessoas. Seus produtos estão voltados principalmente para os setores de: Eletroeletrônico, Telecomunicações, Segurança, Eletrônica, Informática, Produtos para Radiodifusão, Automação Industrial, Predial e Comercial, Tecnologia da Informação, Eletromédico, Insumos e Prestação de Serviços.

“Quero agradecer, especialmente, ao DIÁRIO DO COMÉRCIO e à Fundação Dom Cabral, por esse prêmio na categoria ‘Inovação e Produção Tecnológica’. Ninguém faz nada sozinho. O nosso sucesso é fruto da parceria entre prefeitura, empresários e escolas. Dedico a todos os parceiros e população da Santa Rita.” (Jefferson Gonçalves Mendes, prefeito de Santa Rita do Sapucaí)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

14/11/2017
Movimento Minas 2032 é lançado na Capital
O Movimento Minas 2032 - Pela Transformação Global, idealizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, Instituto Orior e Multiverse , tem como objetivo criar uma comunidade de...
10/11/2017
Prêmio José Costa | Galeria de Imagens
09/11/2017
Sexta edição do Prêmio José Costa reconhece oito empresas mineiras
Evento realizado ontem, na Fiemg, valoriza iniciativas para a construção de um mundo melhor
09/11/2017
Promover o desenvolvimento é essencial
De maneira complementar, a homenagem a empresas e instituições mineiras que, com ideias e ações, ajudam a transformar e construir a história de Minas Gerais,...
09/11/2017
Futuro depende das empresas que cuidam de seu legado
Sustentabilidade deve permear os negócios
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.