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Economia

24/08/2017

Vendas do comércio eletrônico cresceram 7,5% no 1º semestre

AE
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São Paulo - As vendas do comércio eletrônico somaram R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2017, um crescimento de 7,5% na comparação com igual período do ano anterior, conforme dados do relatório WebShoppers, da Ebit.

O número de pedidos nas lojas on-line cresceu 3,9% na comparação anual, chegando a 50,3 milhões entre janeiro e junho deste ano. Já o tíquete médio das compras aumentou 3,5%, para R$ 418.

A expectativa da Ebit é de um crescimento mais acelerado na segunda metade do ano. A projeção considera que entre julho e dezembro as vendas deverão aumentar entre 12% e 15% na comparação com os mesmos meses de 2016. Com isso, o mercado de comércio eletrônico deve fechar 2017 com 10% de alta no faturamento acumulado ante o ano anterior.

O impacto desse aumento no faturamento nominal do setor, no entanto, não deve ser relevante porque o tíquete médio das compras tem crescido menos em meio a uma queda nos preços no setor.

Em quantidade de pedidos, a expectativa é de chegar a 113,2 milhões este ano ante 106,3 milhões no ano passado. Já o tíquete deve crescer 3,3% no ano, para R$ 431. A estimativa inicial da Ebit era de alta de 8%.

“O comércio eletrônico voltou a registrar deflação”, comentou o diretor de operações da Ebit, André Dias. A deflação é comum no e-commerce porque a participação de eletrônicos é alta nas vendas do setor e a atualização tecnológica costuma derrubar preços de produtos de tecnologias anteriores. Apesar disso, no ano passado o impacto da inflação brasileira chegou a provocar alta de preços on-line e o recuo agora provocou uma mudança nas estimativas.

Com esse efeito nos preços, a previsão da Ebit é de alta de 10% no faturamento do comércio eletrônico no ano ante 2016 em termos nominais. Essa estimativa foi revista para baixo ante uma projeção de 12% feita no início do ano, justamente em razão do efeito da deflação no tíquete médio.

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