Publicidade
22/08/2017
Login
Entrar

DC Turismo

17/12/2016

Viagens continuam nos planos dos mineiros

Apesar da crise enfrentada pelo País, turistas de Minas Gerais parecem não desisitir de viajar neste verão
Daniela Maciel
Email
A-   A+
Dentre os destinos mais próximos e procurados, destaca-se o interior capixaba/Divulgação
O merecido descanso - depois de um ano marcado pelas graves crises econômica e política no Brasil -, esperado ansiosamente pela maioria das pessoas, as férias de verão também são aguardadas com entusiasmo pelo trade turístico. Agências de viagem, meios de hospedagem e toda cadeia produtiva do setor, que engloba segmentos tão diferentes como meios de transporte e artesãos, já estão em pleno vapor para aproveitar a temporada de sol e diversão no País.

Apesar de cautelosos, os turistas mineiros não parecem dispostos a desistir de viajar durante as férias. De acordo com a vice-presidente de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav-MG), Regina Casali, desde o início da crise eles têm optado por viagens mais curtas e para destinos mais baratos, porém não deixam de pôr o pé na estrada ou no aeroporto.

“Muita gente voltou a deixar para a última hora, na expectativa do que vai acontecer com a economia nacional e também na esperança de conseguir preços menores. Ainda existem pacotes disponíveis e as tarifas aéreas estão com preços um pouco mais baixos. Quem comprar agora pode levar vantagem. Devemos empatar os resultados com as férias de 2016, o que já é um bom resultado diante da inflação do período e a instabilidade vivida pelo Brasil”, afirma Regina Casali.

A mesma percepção tem o presidente da Master Turismo, Fernando Dias. Segundo o empresário, o mineiro já está viajando, mas deixando para decidir bem em cima da hora. Os destinos preferidos continuam sendo as praias do Nordeste, especialmente os resorts. O otimismo parece ter voltado ao setor e já tem gente fazendo reservas para o Carnaval, no fim de fevereiro, e para a Semana Santa, que vai ser em abril.

“As circunstâncias econômicas fazem com que as pessoas adiem a decisão, mas não que deixem de viajar. Vamos crescer pouco em relação ao verão passado, mas isso já é animador. Já existe demanda, inclusive, para o exterior para os primeiros feriados prolongados do ano. Com o dólar estável as viagens para fora do País estão voltando a fazer parte do planejamento”, explica Dias.

Leia também
Procura por destinos em Minas Gerais também aumenta no período


Interior capixaba - E mesmo quem não está na lista de destino preferido dos mineiros se esforça para conquistar, ao menos, uma fatia desse público. No alto das montanhas capixabas o recém-inaugurado Bristol Vista Azul Hotel, no município de Domingos Martins, aposta na antiga relação entre os dois estados vizinhos. Para o gerente-geral do Vista Azul, que faz parte do Grupo Allia Hotels, Bruno Ferraz, os mineiros devem ser o segundo público do hotel no segmento de lazer, atrás apenas dos moradores da Região Metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo. O empreendimento consumiu investimentos da ordem de R$ 100 milhões.

“Devemos ter 50% da ocupação vindo do corporativo e os outros 50% do lazer. Dentro desse segundo segmento o principal público depois dos próprios capixabas é o mineiro. Isso já acontece com as reservas para janeiro. A distância de Belo Horizonte (em torno de sete horas de carro) e a própria frequência dos mineiros no Espírito Santo já são pontos ao nosso favor. O que queremos é que quem passa por aqui com destino ao litoral possa entrar, conhecer e passar conosco alguns dias”, revela Ferraz.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

12/08/2017
Azul retomará voos entre BH e Orlando a partir de dezembro
Rota foi suspensa em fevereiro de 2016
12/08/2017
Código de Posturas prejudica atividade hoteleira
Com a aproximação do período de alta temporada para os hotéis, empresários do setor na Capital negociam mudanças no Código de Posturas de Belo...
10/08/2017
Minas lança maior rota de turismo religioso
Circuito passa por 32 municípios
10/08/2017
Primeira caminhada dentro do Crer será a Romaria 550
De acordo com o representante do Conselho Crer, Eberhard Aichinger, a primeira caminhada dentro do Crer será a Romaria 550, em comemoração aos 250 anos de...
29/07/2017
Pesquisa revela destinos turísticos inteligentes em MG
Foram percorridas 450 cidades no mês de junho
› últimas notícias
Preço de imóvel para venda na Capital foi o menor de 2017
Déficit habitacional em Minas chegou a 8%
Liminar suspende o leilão de quatro usinas da Cemig
ANP vai priorizar volta da produção de campos maduros
Petrobras aumenta preços da gasolina em 3,3% e do diesel em 2,3% nas refinarias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Mineira Supremo Carnes abre planta em Campo Belo
Banco Central registra avanço de 0,2% no Sudeste
ENTREVISTA | FRANK SINATRA, PRESIDENTE DA FCDL-MG
Cemig oferece R$ 11 bilhões para evitar leilão
Commodities impulsionam o Ibovespa
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


22 de August de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.