Publicidade
20/04/2018
Login
Entrar

DC Mais

16/05/2017

Vírus da febre amarela no País sofreu oito mutações genéticas

Agência Estado
Email
A-   A+
Rio de Janeiro - Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) detectaram oito mutações genéticas no vírus da febre amarela em circulação no País, sete delas associadas ao mecanismo de replicação viral. Eles vêm se debruçando em laboratório sobre amostras de dois macacos que morreram da doença no Espírito Santo e um em Macaé (RJ), além de um conjunto de mosquitos selvagens coletados no ES. A pesquisa pode ajudar a explicar o atual surto da doença, o mais grave das últimas décadas.

Essas variações nunca haviam sido encontradas. O último sequenciamento genético havia sido feito em 2010, na Venezuela. Agora, o IOC vai rastrear em que momento essas alterações ocorreram e de que forma isso se espalhou. Para tal, serão comparadas amostras atuais e do passado.

Vacina - A virologista do IOC Myrna Bonaldo, uma das pesquisadoras à frente do trabalho, explicou que nada muda em relação à vacina da febre amarela aplicada pelo governo, uma vez que ela imuniza contra vírus não só do Brasil, mas também de outras regiões do mundo, como a África.

Os dados estão disponíveis para a comunidade científica internacional desde fevereiro e já despertaram o interesse de pesquisadores europeus e norte-americanos, que estão trabalhando também para a continuação do sequenciamento.

Minas Gerais viveu um surto de febre amarela no começo deste ano, precisando administrar a aplicação de 3,5 milhões de doses da vacina contra a doença. Até o fim de março, o Estado tinha 137 mortes confirmadas pela doença e 201 suspeitas. As notificações da doença eram 1.124. O surto teria sido controlado, segundo especialistas, pelas ações de controle, como a vacinação em massa. (AE)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/04/2018
A vida é aqui e agora, urge valorizar o presente
É impressionante como é difícil aceitar a morte, a única certeza que se tem na vida. Ela assusta, assombra, amedronta, intimida... É, no entanto, a...
20/04/2018
Curtas DC Mais 20/04
Minas Náutico O Pavilhão de Esportes e Eventos, com 19 mil metros quadrados, concretiza a segunda fase do Plano Diretor do Minas Náutico, controlado pelo Minas...
20/04/2018
Agenda Tributária Estadual 20/04
Histórico Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Apesar de conter, basicamente,...
20/04/2018
Agenda Cultural 20/04
Preto Reflexão - Novo projeto da companhia brasileira de teatro, Preto, peça dirigida por Marcio Abreu, mergulha na investigação e na reflexão em torno das...
19/04/2018
Diário do Comércio concorre ao Prêmio de Jornalismo Ibero-americano
A repórter Ana Amélia Hamdan compete com a matéria "Tecnologia ajuda o varejo do País a romper barreiras"
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


20 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.