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02/03/2018

Volkswagen apresenta a Amarok com motor V6

Picape passa a oferecer motorização de 225 cv
Da Redação
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A Volkswagen Amarok ganhou um motor mais potente com a introdução da versão V6 Highline. A novidade, que traz o motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 225 cv, já chegou às concessionárias da marca, com preço sugerido de R$ 184,99 mil.

A Amarok V6 Highline tem configuração de carroceria cabine dupla e uma boa lista de itens de série, que inclui recursos como faróis bixenônio com luzes de uso diurno em LED, sistema de auxílio ao estacionamento com câmera de ré, sistema de freios pós-colisão e sistema de infotainment, entre outros.

Visualmente, se diferencia das demais versões pelos logotipos na grade do radiador e na tampa traseira e pelos retrovisores pintados na cor preta, com detalhes cromados. A Amarok V6 Highline está disponível nas cores branca (sólida), preta (perolizada), prata e cinza (metálicas).

Potência – O novo motor tem 3 litros de cilindrada e combina tecnologia de injeção direta common-rail de combustível e turbocompressor de geometria variável. Esse motor possui acionamento dos comandos por correntes, que não requerem manutenção, e circuitos separados de arrefecimento para o cabeçote e o bloco, o que permite melhor gerenciamento da temperatura de funcionamento.





Com ele, segundo a VW, a Amarok V6 torna-se a picape mais potente e de maior torque em seu segmento no mercado brasileiro. São 225 cv disponíveis na faixa de 3.000 rpm a 4.500 rpm. O torque é de 550 Nm (56,1 kgfm), entregue já a partir de 1.500 rpm e mantendo-se pleno até as 2.500 rpm.

Em relação às versões equipadas com motor 2.0 biturbo, o ganho é de 25% em potência (45 cv a mais) e de 31% no torque (130 Nm, ou 13,3 kgfm), informou a montadora. Ainda de acordo com a Volkswagen, sua velocidade máxima é de 190 km/h e a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos.

O câmbio é automático de 8 marchas. Trata-se de uma nova versão da transmissão utilizada atualmente nas demais versões da picape (equipadas com o motor 2.0 TDI), desenvolvida para lidar com o maior torque produzido pelo motor V6 TDI.

Produzida na fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina, a Amarok V6 tem sistema de tração permanente nas quatro rodas (4MOTION) e é equipada com pneus 255/60 R18, com rodas de liga leve de 18 polegadas. Opcionalmente, o modelo pode ser equipado com pneus 255/55 R19 e rodas de 19 polegadas.

Segurança – Dentre outros, a picape oferece sistema ABS off-road, que auxilia na frenagem sobre piso solto (como terra ou cascalho) e freios a disco nas quatro rodas, recurso exclusivo no segmento.

Os discos dianteiros possuem 332 mm de diâmetro e, os traseiros, são de 300 mm de diâmetro. Esses últimos possuem cobertura interna para evitar o acúmulo de sujeira, especialmente em situações de fora de estrada.

A Amarok V6 Highline traz de série o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake). Ele aciona automaticamente os freios do veículo quando o mesmo se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

São vários recursos de auxílio ao motorista, como: controle eletrônico de estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou controle automático de descida) e HSA (Hill Start Assist ou assistente para partida em subida).




Também traz o BAS (sistema de assistência à frenagem), ASR (controle de tração), EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) e indicador de perda de pressão dos pneus. Todos eles são itens de série.

A lista de recursos de segurança é incrementada pela oferta, de série, de quatro airbags (dianteiros e laterais), além de sistema Isofix para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro.

Como informamos no início, os faróis são bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED. Também há faróis de neblina com luz de conversão estática, o que garante maior segurança, ampliando a área iluminada em curvas feitas a baixa velocidade.

Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada, ou o volante for girado, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.

REQUINTADA COMO UM SEDAN-MÉDIO

O volante multifuncional (com regulagem de altura e distância) ajuda na operação do sistema de infotainment e das funções do computador de bordo da picape – o mostrador, entre o velocímetro e o conta-giros, é colorido. Também traz as “borboletas” (shift paddles) para mudanças de marcha.

A picape apresenta uma tomada de 12V posicionada atrás do apoio de braço dos bancos dianteiros. O ar-condicionado é digital, com duas zonas de resfriamento/aquecimento. Ela conta, ainda, com sensores de chuva e crepuscular.

O sistema Park Pilot, complementado pela câmera de ré, torna mais fácil a tarefa de estacionar a picape, que mede 5,25 metros de comprimento, com 3,10 metros de entre-eixos. Há sensores de estacionamento na dianteira e na traseira.

Seus bancos são revestidos parcialmente de couro, com ajustes elétricos nos dianteiros. Eles contam com 14 vias de ajustes, sendo 12 elétricas – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e 2 manuais (extensão do assento).

Multimídia – A Amarok V6 Highline vem equipada com o sistema de infotainment chamado pela montadora de Discover Media. Ele conta com tela colorida sensível ao toque de 6,33 polegadas, leitor de CD, duas entradas para SD-Card, uma auxiliar e porta USB.
É possível parear, via Bluetooth, dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming).

A central multimídia permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes, sendo possível responder, também por meio de comando de voz, a mensagem, que será enviada em formato SMS.

Sua tela realiza a interface com o sistema de assistência de estacionamento, que além de demonstrar a aproximação de obstáculos na dianteira em manobras, transmite a imagem da câmera traseira de estacionamento.



O Discover Media é equipado com sistema GPS e conta com atualização gratuita periódica. O sistema tem, também, a função de indicadores off-road, com informações sobre o veículo e seus arredores. São três os dados informados: bússola, ângulo de direção das rodas e altímetro (em referência ao nível do mar).

Com a chegada do motor V6, a Amarok passa a ser oferecida com três faixas de potência, ampliando sua atuação no mercado nacional.

A versão S (disponível em cabine simples ou cabine dupla), conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv de potência e 34,7 kgfm (340 Nm) de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas.

As opções SE, Trendline e Highline são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores e potência de 180 cv. O torque é de 40,8 kgfm (400 Nm) com câmbio manual (versão SE) e 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (item de série nas versões Trendline e Highline).

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