Publicidade
24/04/2018
Login
Entrar

DC Auto

29/09/2017

Volkswagen apresenta o novo Polo

Hatch compacto premium chega ao mercado nacional oferecendo muita tecnologia e segurança
José Oswaldo Costa*
Email
A-   A+
O anúncio é ambicioso. Até 2020, a Volkswagen pretende lançar 20 novos modelos no Brasil e renovar completamente sua linha. O primeiro fruto desse programa acaba de ser apresentado: o novo Polo, hatch compacto premium.

E, ainda no primeiro trimestre do ano de 2018, o segundo: o sedan Virtus. Para a chegada desses dois modelos, a montadora alemã informou um investimento de mais de R$ 2,6 bilhões em sua planta de Anchieta, em São Paulo.

Esse montante faz parte de um investimento, total, de R$ 7 bilhões. O aporte inicial contempla o desenvolvimento, a modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças, qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento dos modelos no País.

O novo Polo e o Virtus são fabricados dentro do mais moderno conceito do grupo Volkswagen, a estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf.

O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos, além de garantir flexibilidade na produção.

Essa base foi desenvolvida seguindo preceitos de baixo peso, utilizando aços de alta resistência que permitem aumentar a segurança e reduzir o peso total do veículo, o que colabora para a redução do consumo de combustível.

Leia também:
Modelo obteve 5 estrelas em testes de impacto

Novo Polo
– Lançado quase que simultaneamente com a Alemanha, o novo hatch se diferencia, no Brasil, por uma frente exclusiva para o nosso mercado.
De acordo com a montadora, esse design foi desenvolvido baseado em pesquisas feitas com o público nacional.

Por aqui, o Polo começará a ser vendido em novembro e trará as opções de três motores e dois tipos de câmbio. Os motores são: 1.0, 1.6 e 1.0 turbo. Todos têm bloco e cabeçote feitos em alumínio, o que reduz o peso e, por consequência, o consumo.
As duas versões que utilizam o propulsor 1.0 turbo com injeção direta de combustível, de 115/128 cv e 200 Nm de torque (daí o 200 acompanhando os seus nomes), são equipadas com transmissão automática de 6 marchas.

A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm, combinado à transmissão manual de 5 marchas. Já a versão de entrada apresenta o motor 1.0 MPI de três cilindros que pode render até 84 cv e torque máximo de 102 Nm.

Falando em versões, o novo hatch conta com quatro: Polo (1.0 – R$49,99 mil), Polo MSI (1.6 – R$ 54,99 mil), Polo Comfortline 200 TSI (1.0 turbo – R$ 65,19 mil) e Polo Highline 200 TSI (1.0 turbo – R$ 69,19 mil).

A Volkswagen aposta na tecnologia embarcada no modelo e o interior se destaca nesse quesito. O quadro de instrumentos é totalmente digital (Active Info Display).

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.

Disponível para a versão Highline, o sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).

Com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – incluindo uma para o banco traseiro.

Com tela colorida sensível ao toque de 6,5 polegadas, o sistema de infotainment CompositionTouch é oferecido de série a partir da versão Comfortline.

Além das entradas USB, para SD-card e conexão Bluetooth, permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto – que agora permite também o aplicativo de navegação Waze –, Apple CarPlay e Mirrorlink), comando por voz e acesso ao “Car Menu”, com ajustes do veículo por meio da tela. Também lê mensagens (SMS) e integra a imagem da câmera traseira de auxílio ao estacionamento.

Item de série nas versões 1.0 e 1.6 MSI, o sistema Media Plus tem entradas USB, SD-card e Aux-in, conexão Bluetooth, rádio AM-FM, toca-CD e leitor de arquivos mp3.

*O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

20/04/2018
BMW 540i mescla tecnologia e desempenho
Versão superlativa da sétima geração do série 5 chegou ao Brasil com o design reformulado
13/04/2018
VW lança segunda geração do SUV Tiguan
Modelo inicia ofensiva da montadora, que planeja apresentar cinco novos veículos neste segmento até 2020
30/03/2018
Tiggo 2 apresenta projeto bem-acabado
Primeiro fruto da união CAOA Chery mostra a grande evolução dos modelos chineses mais recentes
30/03/2018
Mercedes-Benz inaugura nova linha de caminhões
A Mercedes-Benz acaba de inaugurar, na sua planta de caminhões localizada em São Bernardo do Campo (SP), uma nova linha na qual colaboradores e tecnologia são integrados aos...
23/03/2018
Peugeot amplia sua linha de utilitários e apresenta o 5008
Modelo de sete lugares é oferecido em duas versões
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


25 de abril de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.