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DC Auto

29/09/2017

Volkswagen apresenta o novo Polo

Hatch compacto premium chega ao mercado nacional oferecendo muita tecnologia e segurança
José Oswaldo Costa*
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O anúncio é ambicioso. Até 2020, a Volkswagen pretende lançar 20 novos modelos no Brasil e renovar completamente sua linha. O primeiro fruto desse programa acaba de ser apresentado: o novo Polo, hatch compacto premium.

E, ainda no primeiro trimestre do ano de 2018, o segundo: o sedan Virtus. Para a chegada desses dois modelos, a montadora alemã informou um investimento de mais de R$ 2,6 bilhões em sua planta de Anchieta, em São Paulo.

Esse montante faz parte de um investimento, total, de R$ 7 bilhões. O aporte inicial contempla o desenvolvimento, a modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças, qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento dos modelos no País.

O novo Polo e o Virtus são fabricados dentro do mais moderno conceito do grupo Volkswagen, a estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf.

O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos, além de garantir flexibilidade na produção.

Essa base foi desenvolvida seguindo preceitos de baixo peso, utilizando aços de alta resistência que permitem aumentar a segurança e reduzir o peso total do veículo, o que colabora para a redução do consumo de combustível.

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Novo Polo
– Lançado quase que simultaneamente com a Alemanha, o novo hatch se diferencia, no Brasil, por uma frente exclusiva para o nosso mercado.
De acordo com a montadora, esse design foi desenvolvido baseado em pesquisas feitas com o público nacional.

Por aqui, o Polo começará a ser vendido em novembro e trará as opções de três motores e dois tipos de câmbio. Os motores são: 1.0, 1.6 e 1.0 turbo. Todos têm bloco e cabeçote feitos em alumínio, o que reduz o peso e, por consequência, o consumo.
As duas versões que utilizam o propulsor 1.0 turbo com injeção direta de combustível, de 115/128 cv e 200 Nm de torque (daí o 200 acompanhando os seus nomes), são equipadas com transmissão automática de 6 marchas.

A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm, combinado à transmissão manual de 5 marchas. Já a versão de entrada apresenta o motor 1.0 MPI de três cilindros que pode render até 84 cv e torque máximo de 102 Nm.

Falando em versões, o novo hatch conta com quatro: Polo (1.0 – R$49,99 mil), Polo MSI (1.6 – R$ 54,99 mil), Polo Comfortline 200 TSI (1.0 turbo – R$ 65,19 mil) e Polo Highline 200 TSI (1.0 turbo – R$ 69,19 mil).

A Volkswagen aposta na tecnologia embarcada no modelo e o interior se destaca nesse quesito. O quadro de instrumentos é totalmente digital (Active Info Display).

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.

Disponível para a versão Highline, o sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).

Com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – incluindo uma para o banco traseiro.

Com tela colorida sensível ao toque de 6,5 polegadas, o sistema de infotainment CompositionTouch é oferecido de série a partir da versão Comfortline.

Além das entradas USB, para SD-card e conexão Bluetooth, permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto – que agora permite também o aplicativo de navegação Waze –, Apple CarPlay e Mirrorlink), comando por voz e acesso ao “Car Menu”, com ajustes do veículo por meio da tela. Também lê mensagens (SMS) e integra a imagem da câmera traseira de auxílio ao estacionamento.

Item de série nas versões 1.0 e 1.6 MSI, o sistema Media Plus tem entradas USB, SD-card e Aux-in, conexão Bluetooth, rádio AM-FM, toca-CD e leitor de arquivos mp3.

*O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil

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