Publicidade
27/05/2018
Login
Entrar

DC Auto

01/12/2017

Volkswagen Virtus faz a sua pré-estreia no Brasil

Modelo chegará ao mercado em janeiro
José Oswaldo Costa*, de São Paulo
Email
A-   A+
O sedan Virtus, da Volkswagen, será lançado, oficialmente, em janeiro do ano que vem. Mas a montadora alemã se adiantou e realizou uma avant-première para a imprensa especializada, adiantando alguns detalhes.

O modelo, que será posicionado entre o Voyage e o Jetta, tem porta-malas de 1 m² de área e capacidade para 521 litros, de acordo com a VW.

O Virtus será um veículo mundial e sua estreia será no Brasil. Aqui, terá duas opções de motorização: 1.6, capaz de render até 117 cv (com 16,5 kgfm de torque), e o mesmo 1.0 turbo utilizado pelo “irmão” Polo, com 128 cv de potência (20,4 kgfm) com etanol e 115 cv com gasolina.

Inclusive, é desse torque utilizando o etanol que o motor – tanto no sedan quanto no hatch – recebeu o nome de 200 TSI.

A motorização 1.0 turbo utiliza uma transmissão automática de 6 marchas. Ela traz a opção de trocas manuais sequenciais por meio da própria alavanca do câmbio ou através de “borboletas” atrás do volante.

Segundo a montadora, com esse conjunto o Virtus chegará aos 194 km/h de velocidade máxima e atingirá os 100 km/h, saindo da imobilidade, em 9,9 segundos.

As medidas do novo Virtus são as seguintes: entre-eixos: 2,65 metros; altura: 1,47 metro; largura: 1,75 metro e comprimento: 4,48 metros.

Uma vez que a Volkswagen anuncia o novo sedan compacto premium como sendo um modelo com porte de sedan médio, comparamos suas medidas com as do Jetta: entre-eixos: 2,65 metros; altura: 1,47 metro; largura: 1,78 metro e comprimento: 4,66 metros.
E o porta-malas do Virtus é maior já que, no do Jetta, cabem 510 litros. Números bem interessantes para o segmento que ocupará.

Assim como o Polo, o Virtus conta, em sua versão topo de linha, com o painel totalmente digital, que recebeu o nome de Active Info Display. Nele, os instrumentos são criados virtualmente via software.

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,3 polegadas, do tamanho de um tablet, com gráficos bastante precisos e de boa qualidade.
O sistema de multimídia (Discover Media) apresenta tela de 8 polegadas sensível a toque e permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto.

Falando em versões, serão as mesmas do Polo: MSI, Comfortline e Highline (fotos dessa matéria).

Recursos eletrônicos – Com o motor 1.0 turbo sob o capô, o sedan é equipado, de série, com controle eletrônico de estabilidade (ESC). O “pacote” ESC inclui, ainda: controle de assistência de partida em rampa (HHC), HBA (Hydraulic Brake Assist) também conhecido como BAS, bloqueio eletrônico do diferencial, limpeza automática dos discos de freio (BSW), monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

As demais versões contam com esse pacote tecnológico como opcional. O novo VW Virtus apresenta, também, 4 airbags de série (frontais e laterais).

Completa a segurança do modelo a nova plataforma MQB, formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência, com partes conformadas a quente. Isso possibilita, ainda, a redução do peso do carro.

*O jornalista viajou a convite da Volkswagen

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

25/05/2018
Novo Mini Cooper hatch chega em junho
Modelo foi apresentado em janeiro deste ano no Salão de Detroit (EUA) e ganhou visual renovado
25/05/2018
Itens e preços de cada versão do compacto
Mini Cooper Exclusive - 3 portas – (R$ 119,99 mil): A versão oferece, entre os itens de série, assentos dianteiros esportivos com ajuste de altura; alarme; ar-condicionado;...
18/05/2018
City 2018 recebeu pequenas mudanças
Sedan compacto da Honda teve algumas alterações no design e conta com novo sistema multimídia
18/05/2018
Controle de estabilidade ausente
Falando em interior, o da versão ELX, avaliada, é confortável. Os bancos são forrados com material sintético que imita o couro. O do motorista apresenta ajuste da...
11/05/2018
New Holland lança novo trator conceito
Montadora apresentou protótipo equipado com motor FPT de rendimento equivalente ao diesel
› últimas notícias
Nível de atividade recua em Minas, mas há otimismo
Roscoe defende redução de tributos, juros e burocracia
FMI prevê expansão do PIB em 2%
Especialistas não veem desaceleração econômica
Níveis de atividade e emprego do setor caem
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


26 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.