Publicidade
21/05/2018
Login
Entrar

Economia

08/12/2017

Vulcabras investirá R$ 100 mi em suas três fábricas em 2018 para ganhar em produtividade

Reuters
Email
A-   A+
São Paulo - A fabricante de calçados Vulcabras retomou investimento em seu parque fabril e está se preparando para reativar sua marca voltada ao público feminino Azaleia, aproveitando recursos de uma recente oferta de ações e a recuperação da economia.

A companhia prevê investir cerca de R$ 100 milhões em renovação de equipamentos de suas três fábricas, a maior parte em 2018, algo que não era feito há cinco anos diante das dificuldades financeiras que levaram o grupo a uma reestruturação que culminou com uma oferta de ações de quase R$ 700 milhões no fim de novembro e a entrada da empresa no segmento Novo Mercado da B3, informou o presidente-executivo, Pedro Bartelle.

A empresa, criada há 65 anos e controlada pela família de Bartelle, acumula neste ano uma valorização na B3 de cerca de 250%, atingindo no terceiro trimestre a maior margem de lucro operacional do setor, de 24%.

O desempenho marca uma virada geradapor plano de reestruturação executado entre 2012 e 2015 em conjunto com a consultoria Galeazzi, após a empresa ser pressionada por forte volume de importações e competição de preços irracional fomentada pela conjugação da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil.

Entre 2011 e 2012, a dívida da Vulcabras, que disputa mercado com grupos como Alpargatas e Grendene, era de R$ 1,1 bilhão e a expectativa de Bartelle, que assumiu como presidente-executivo em 2015, é que a linha caia para perto de zero até o final de deste ano.

“Vamos começar a modernizar nosso parque fabril depois de cinco anos e vamos ganhar em produtividade, vamos aplicar R$ 100 milhões, a maior parte em 2018... O nosso foco está em crescimento sustentável”, disse Bartelle, estimando que o mercado brasileiro de calçados, quarto maior do mundo e que comercializa 800 milhões de pares por ano, poderá dobrar de tamanho no curto prazo.

As principais marcas da companhia são Olympikus, que é a mais vendida de calçados esportivos do País, segundo dados de levantamento Kantar Worldpannel citados por Bartelle, e Azaleia. A primeira é responsável por cerca de 80% do faturamento do grupo, que apurou de janeiro ao fim de setembro receita de R$ 948 milhões. A Azaleia produz menos que 20% do faturamento do grupo.

“A Azaleia é uma marca adormecida que precisa ser reativada... A Azaleia vende hoje cinco vezes menos que no início dos anos 2000”, disse Bartelle, citando que a estratégia da companhia nesta recuperação da tradicional marca feminina está centrada em mídias sociais e aceleração de renovação de coleções.

Mercado - Dentro do plano de crescimento, a Vulcabras deverá manter seu foco sobre a América Latina, onde mantém 70 lojas na Colômbia, Peru e Chile, disse Bartelle. A empresa não tem lojas no Brasil, mas pode vir a investir em abertura de pontos de venda no País no futuro, afirmou o executivo sem mencionar prazo.

Segundo Bartelle, o Brasil tem cerca de 25 mil pontos físicos de venda de calçados e a Azaleia está presente em menos de 10 mil deles. Para ajudar no crescimento, a empresa criou neste ano um departamento independente focado no desenvolvimento da marca feminina, algo que deverá produzir “frutos no ano que vem”, com a chegada da nova coleção.

“No feminino, as marcas lançam coleções novas quase todos os meses e estamos um pouco atrás nisso”, disse Bartelle. Ele acrescentou que atualmente o preço médio da Azaleia fica entre R$ 70 e R$ 100 e que a Vulcabras pretende reposicionar a marca para ficar mais perto do topo da variação.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

19/05/2018
Minas Gerais cria 23.563 vagas em abril
Resultado superou o de março, com 14,1 mil postos, e o do mesmo mês de 2017, com saldo de 14,8 mil empregos
19/05/2018
Two-Flex Aviação transporta cargas entre Varginha e BH
Alvo são produtos emergenciais, de até 500 quilos
19/05/2018
Governo fala que estuda redução de impostos
Rio de Janeiro - O governo federal está sensibilizado com a elevação dos preços dos combustíveis no Brasil e já discute uma redução de...
19/05/2018
Caminhoneiros anunciam greve contra preço do diesel
São Paulo - Milhares de caminhoneiros autônomos do País podem cruzar os braços a partir de segunda-feira (21), uma manifestação que cobra do governo...
19/05/2018
Sigma aporta R$ 230 mi na produção de lítio
Projeto desenvolvido em Minas, cujos primeiros resultados virão em 2020, já prevê fase de expansão
› últimas notícias
Minas Gerais cria 23.563 vagas em abril
Two-Flex Aviação transporta cargas entre Varginha e BH
Governo fala que estuda redução de impostos
Caminhoneiros anunciam greve contra preço do diesel
Sigma aporta R$ 230 mi na produção de lítio
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


19 de maio de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.