16/08/2018
Login
Entrar

DC Auto

13/04/2018

VW lança segunda geração do SUV Tiguan

Modelo inicia ofensiva da montadora, que planeja apresentar cinco novos veículos neste segmento até 2020
AMINTAS VIDAL*
Email
A-   A+
Buscando recuperar a liderança do mercado nacional, a empresa de origem alemã está investindo nesse segmento, o que mais cresce no mundo. Na América do Sul ele já representa 22% de das vendas de veículos novos e deverá atingir 30% até 2022.

Batizado de Tiguan Allspace, importado do México, o modelo é o primeiro SUV à venda no Brasil construído sobre a plataforma MQB, a mesma do Polo, Virtus e Golf. Ele irá concorrer com modelos como o Peugeot 3008 e o 5008, Honda CRV, entre outros. Dos demais quatro SUVs prometidos, pelo menos três também serão construídos sobre essa mesma base: o compacto T-Cross (concorre com Jeep Renegade, Honda HRV, etc.), esse com produção confirmada para o Brasil, o médio Tarek (concorre com Jeep Compass) e o SUV grande Atlas (concorrente do Toyota SW4) que substituirá o Touareg em nosso mercado. Os dois últimos importados, provavelmente da Argentina e dos EUA respectivamente.

Já o SUV de entrada é classificado pela Volkswagen como um “crossover” e terá a função de brigar com modelos travestidos de SUVs como o Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X, Honda WRV, por exemplo. Ainda não se sabe se ele também adotará a plataforma MQB ou a base do subcompacto up!, mas, com certeza, seu projeto será totalmente definido pelo custo de produção, visando preços competitivos.

Em relação ao modelo da primeira geração, o Tiguan Allspace é mais largo, comprido e mais baixo. A distância entre-eixos cresceu expressivos 18,7cm, atingindo 2,79m, proporcionando muito espaço para as pernas na segunda fileira. Seu comprimento total foi ampliado em 27,4 cm, chegando a 4,7 m, o suficiente para criar uma terceira fileira no compartimento de bagagem formada por dois assentos extras. Com sete pessoas a bordo ainda cabem 216 litros no porta-malas.  Com os assentos retraídos a capacidade sobe para 686 litros. Já na versão de entrada, exclusiva com cinco lugares, a capacidade é de 710 litros, pois não existem os assentos retráteis. Todas as versões têm a mesma carroceria, independente da capacidade de pessoas a bordo. A capacidade do tanque de combustíveis é de 58 litros.

Entrada - A versão de entrada Allspace 250 TSI é única na configuração com cinco lugares e tração dianteira 4x2. Ela custa R$ 124.900. Seus equipamentos de série são: ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento, freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira e sensor de chuva. Sistema Start/Stop, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros. Seus frisos externos têm acabamento em preto. Os bancos são revestidos em tecido e seus painéis têm apliques em aço escovado. As rodas são de 17 polegadas, com pneus 215/65 R17.

Versão intermediária - A versão intermediária Allspace Comfortline 250TSI é oferecida exclusivamente na configuração com sete lugares e a tração também é dianteira 4x2. Ela custa R$ 149.990 e acrescenta os seguintes equipamentos de série à versão de entrada: bancos com ajustes elétricos e três memórias, faróis e lanternas com iluminação por LEDs e câmera de ré. Externamente os frisos são cromados. Os bancos são revestidos em couro e contam com aquecimento. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 235/55 R18.
Topo de linha - A versão de topo de linha Allspace R-line 350 TSI também é oferecida apenas na configuração com sete lugares, motor e câmbio diferentes das demais e tração integral 4Motion.  Seu preço é R$ 179.990. Além de todos os equipamentos das outras versões, ela oferece diversos outros itens de série. Os principais são: painel de instrumentos digital (Active Info Display) de 12,3 polegadas, sistema elétrico Easy Open de abertura.

Já no Tiguan Allspace R-line 350 TSI o motor é o mesmo do Golf GTi, o 2.0 TSI, exclusivamente movido a gasolina. Ele apresenta potência de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque. A potência total já está disponível a partir de 4.300 rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.600 rpm e se mantêm até 4.200 rpm. Ele está acoplado à transmissão DSG de sete marchas, também imersa em óleo, e trabalha em conjunto com a tração 4MOTION. Seu desempenho é muito bom para um SUV com 1.785 Kg: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h.

* Colaborador

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

10/08/2018
Nova geração Scania chega ao Brasil
Dois anos após o lançamento na Europa, linha de caminhões é apresentada na América Latina
03/08/2018
Câmbio automático para Gol e Voyage
Modelos da VW passam a contar com essa opção de transmissão em substituição à automatizada
27/07/2018
Ford lança a linha 2019 do compacto Ka
Principal novidade é a versão FreeStyle, com motor 1.5 de 136 cv e câmbio automático de 6 marchas
20/07/2018
Câmbio automático para Polo e Virtus 1.6
Versão visa atender, principalmente, o público PCD e modelos ficam abaixo da faixa de R$70 mil
13/07/2018
Spin ganha novo design para a linha 2019
Segunda fileira de bancos passa a ser corrediça e versão aventureira tem opção de sete lugares
› últimas notícias
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:




Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


15 de agosto de 2018
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.