Integração 4.0 e mercado de trabalho

31 de agosto de 2019 às 0h01

img
Crédito: Pedro Ventura/Agência Brasil

Alexandre Cézar de Oliveira Melo*

Estamos no cerne da quarta revolução industrial. Tal contexto nos remete a uma reflexão sobre as transformações já ocorridas e também sobre as que estão acontecendo hoje nas áreas da educação e do trabalho, em virtude da fusão dos mundos físico, digital e biológico. A energia mecânica e o desenvolvimento dos motores a vapor deram origem à primeira revolução industrial que se iniciou no final do século XVIII. A mecanização da indústria têxtil teve maior proporção naquele momento e da mão de obra contratada, exigia-se muita força física e pouca qualificação.

No século XIX, a energia elétrica impulsionou a eletrificação da fábrica. No século XX, outros aspectos que influenciaram significativamente o aperfeiçoamento da produção foram a utilização de métodos científicos, a padronização do trabalho e dos processos produtivos, bem como a produção em massa, como é o caso da linha de montagem de Henry Ford.

Quanto à mão de obra, era demandado do trabalhador o conhecimento prático ou técnico, específico e inerente à atividade desenvolvida por ele.

A década de setenta, no século passado, abre as portas para a terceira revolução industrial com o desenvolvimento da automação. A substituição da mão de obra humana pela máquina na realização de tarefas mecânicas e repetitivas, aliada à tecnologia de informação, permite maior assertividade na utilização de recursos, na execução das tarefas e na tomada de decisões.

Concomitante com a terceira revolução na indústria, a educação brasileira também passa por uma reestruturação com a promulgação de uma Lei de Diretrizes e Bases que torna o ensino profissional obrigatório. Se consolidam instituições como as escolas técnicas e o Sistema S. O mercado de trabalho passa a demandar de profissionais que possuem, além da formação teórica, adquirida na sala de aula, o conhecimento prático advindo do ambiente do trabalho. Surgem os agentes de integração, instituições responsáveis por intermediar programas de estágio e promover a ponte entre os mundos do saber e do fazer.

As três primeiras revoluções industriais possibilitaram a transformação do contexto produtivo, o aumento da remuneração dos trabalhadores em virtude da qualificação e a tecnologia da informação se consolidou como ponto nevrálgico do desenvolvimento econômico.

Os muros das instituições de ensino são rompidos pela tecnologia que possibilita o acesso e a troca de conhecimento em qualquer lugar do mundo. Assim como organizações de todos os segmentos, independentemente do porte, são afetadas pela concorrência globalizada e pelo desafio de entregar produtos seus produtos e serviços com cada vez mais agilidade, qualidade e menor preço.

A quarta revolução industrial assume uma dimensão exponencial, provoca transformações mais profundas em todos os segmentos devido às tecnologias que permitem a fusão dos mundos físico, digital e biológico. Profissões tradicionais tendem à extinção e outras perspectivas profissionais surgem a cada dia. As modalidades de ensino não exigem mais a presença física de professores e alunos, assim como atividades profissionais podem ser executadas de qualquer lugar do planeta.

Nos 40 anos de ininterruptas atividades em território mineiro, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais abraça o conceito da Integração 4.0, investindo no aperfeiçoamento das suas interfaces com empresas, instituições de ensino e estudantes, para que os programas de Estágio e Aprendizagem oferecidos há quatro décadas atendam à essa nova realidade.

O conceito de Integração 4.0 parte da premissa de que nos dias atuais, a teoria e a prática estão sendo plenamente exercitadas no ambiente virtual, com processos digitais, visando atender à interesses humanos, mas respondendo à tomada de decisões híbridas.

* Professor, supervisor de comunicação e ouvidoria do CIEE/MG.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail