Crédito: Alisson J. Silva

Depois de chegar à Ásia e à África, o tradicional pão de queijo da Pif Paf Alimentos desembarca nos Estados Unidos . Uma remessa de 20 toneladas do produto foi enviada ao país no final de junho e acaba de chegar ao depósito do distribuidor na Flórida. A expectativa do gerente de comércio exterior da Pif Paf, Edson Cavalcanti, é alcançar principalmente a comunidade de latino-americanos e brasileiros, que conhece e tem saudade do produto tipicamente mineiro.

O produto é fabricado pela Pif Paf desde 2005 na planta de Leopoldina, na Zona da Mata. São 6 mil toneladas de pão de queijo produzidas por ano entre linha tradicional, coquetel, lanche, premium, com queijo canastra, zero lactose, além do biscoito de queijo.

Segundo Cavalcanti, a primeira remessa enviada aos EUA é da linha tradicional, que foi com a mesma receita brasileira e com adaptações apenas na embalagem. Ele afirma que é cedo para falar em expansão do portfólio no mercado norte-americano, mas acredita que haja espaço para outros produtos.

“O produto acabou de chegar ao mercado e agora precisamos de um tempo para analisar os resultados. Mas, vejo potencial nesse mercado para outros tipos de pão queijo, como o zero lactose, o premium e o de queijo canastra”, diz.

Ele acredita que haverá demanda suficiente para a exportação de, pelo menos, 10 toneladas por mês para os EUA.Esse é o terceiro mercado no exterior onde a marca entrega pão de queijo. Além dos EUA, a Pif Paf também distribui no Japão, que é o país que mais importa o produto da marca, e em Angola.

Segundo Cavalcanti, a marca também estuda a exportação para países na América Latina. Além de pão de queijo, a empesa exporta outros produtos como cortes de carnes. De acordo com o gerente, a exportação representa 7% do faturamento da Pif Paf.

Infraestrutura – Com sede corporativa em Belo Horizonte, a Pif Paf Alimentos possui 10 unidades industriais e 12 unidades produtivas, processando 22 mil toneladas de produtos acabados por mês, entre cortes de aves e suínos, embutidos e massas. São 11 centros de distribuição, 400 veículos de distribuição agregados e 195 mil entregas por mês com grande efetividade de entregas no prazo. Ao todo, a companhia executa 75 milhões de abates de aves e 500 mil de suínos por ano.

A Pif Paf Alimentos é a maior companhia do setor no Estado de Minas Gerais e uma das 10 maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves e suínos, segundo a revista “Maiores e Melhores da Exame 2017”. Seu mix de produtos contempla mais de 350 itens, entre eles elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos.
Além disso, também fornece matéria-prima para a indústria, com suas fábricas de ração, matrizeiros e incubatórios. As unidades estão instaladas no interior de Minas Gerais, em Visconde do Rio Branco, Viçosa, Leopoldina, Patrocínio, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha, Paula Cândido e Igaratinga.

Em Goiás, a Pif Paf está presente em Palmeiras de Goiás e Paraúna. Os centros de distribuição estão localizados em Contagem, Araguari (MG), Jandira (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES). Há 50 anos no mercado, a empresa hoje conta com 8 mil empregados diretos e 90 mil clientes. Atua abastecendo os principais mercados da região sudeste, sul da Bahia e Goiás. Além do mercado interno, possui habilitação para exportar para 21 países como: Canadá, Singapura, Rússia, Japão, Hong Kong, Argentina, África do Sul, dentre outros.