Crédito: José Roberto Gomes/Reuters

A Coordenadoria de Formação Profissional (FPR) do Senar Minas reuniu-se com técnicos do Senar Nacional para alinhar detalhes do FIP Paisagens Rurais, programa que visa estimular práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono e fortalecer a adoção de técnicas de conservação e recuperação ambiental.

O FIP Paisagens Rurais contará com US$ 21 milhões, recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP, em inglês), que serão administrados pelo Banco Mundial e executados pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

A primeira reunião de alinhamento foi feita em Brasília, conforme explicou a coordenadora do programa na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Nacional, Bárbara Evelyn Magalhães Silva. Essa segunda rodada de reuniões está sendo feitas nas regionais que vão receber a iniciativa para conhecer as especificidades de cada uma e elaborar o plano de ação nas bacias. Junto com Bárbara, esteve presente o assessor técnico Rafael Diego Nascimento da Costa.

Em Minas Gerais, o programa começará atendendo a 200 propriedades na região do Cerrado (municípios de Campina Verde, Campo Florido, Gurinhatã, Ituiutuba, Monte Alegre de Minas, Prata, Uberaba, Uberlândia e Veríssimo), levando assistência técnica e gerencial com foco em recuperação de áreas degradadas e recuperação de passivo ambiental.

“O projeto terá como objetivo incrementar renda aos produtores rurais através de recomendações técnicas e controle gerencial na parte produtiva nas propriedades, proporcionando condições ao produtor de recuperar também os passivos ambientais que a propriedade possa ter”, comenta o analista Ricardo Tuller.

O superintendente do Senar Minas Christiano Nascif fez a abertura da reunião, da qual também participaram representantes da Coordenadoria de Administração e Finanças, da Coordenadoria Jurídica e toda a equipe da FPR do Senar Minas.

Na segunda-feira (7), uma reunião no Escritório Regional de Uberaba definiu mais detalhes da atuação do programa na região. (Da Redação)