No próximo dia 4 de abril, 14 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) recebem durante o Fórum de Cidades Digitais, em Contagem, o título de Projeto Inovador 2019, devido a iniciativas implantadas nas localidades que buscam melhorar a atuação das secretarias através da tecnologia.

O II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Contagem, contará com a presença de prefeitos, gestores públicos, vereadores, empresários e demais interessados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de desenvolvimento das cidades.

O projeto Lousa Digital, da Prefeitura de Confins, tem levado o futuro às salas de aula do município e por este motivo recebe reconhecimento no evento.

“A lousa digital, junto a outras iniciativas nossas na educação, aumentou o interesse e o envolvimento dos alunos no ensino. Nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) está melhorando”, ressalta a Secretária de Educação de Confins, Márcia Luiza da Silva Costa.

Caeté é outro município que recebe o título no encontro pelo projeto Diário Eletrônico Escolar. O Coordenador Técnico Pedagógico de Caeté, Fábio Cornélio Filho, já vê resultados gerados pelo projeto.

“Tínhamos uma grande burocracia e um grande volume de material com o diário escolar de papel, diferente do eletrônico, que trouxe agilidade, informatização rápida, acessibilidade, segurança de não perder arquivos e acesso para os pais dos alunos”, avalia.

O diretor da RCD, José Marinho, destaca que o objetivo do título Projeto Inovador é valorizar os prefeitos que entendem a importância do uso da tecnologia na promoção de melhorias nos serviços prestados.

“E também completa o objetivo do Fórum que é trazer experiências bem-sucedidas para os municípios que buscam resolver por meio da tecnologia os mais diversos problemas. A seleção dos projetos é feita com base nas publicações das próprias Prefeituras”, enfatiza Marinho, explicando que o evento traz políticas públicas, modelos em andamento nos municípios e serviços de mercado.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio da Inovadora, GOVBR, 1DOC e da Transitabile.