Marcas brasileiras ampliam a atuação internacional

23 de janeiro de 2019 às 0h01

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A força do setor de franquias brasileiro se mostra em duas pontas bastante específicas e já há alguns anos. De um lado as marcas brasileiras se estabelecendo em outros países. De outro, as marcas internacionais que focam no Brasil de olho em um mercado consumidor ávido por novidades e formado por quase 209 milhões de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2018. Os dados fazem parte do estudo “Desempenho do Franchising Brasileiro – projeções 2018/2019”, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), ontem, em São Paulo. Nesse quesito os dados já são consolidados.

O estudo indica que há 145 redes nacionais com operações em 114 países. Em 2017, eram 142 redes, em 100 países. O segmento de Moda é o mais representativo, com 35 marcas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem a seguir, com 25 e Alimentação em terceiro lugar, com 22.

Os Estados Unidos permanecem sendo o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 59 redes operando localmente. Portugal se mantém como o segundo país mais procurado, com 34 marcas, e o Paraguai em terceiro, com 32 redes. Proximidades geográfica e cultural marcam esse desenvolvimento.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, merece destaque especial o número de países alcançados. “Todo processo de internacionalização é de longo prazo e esse número mostra que as empresas brasileiras estão se consolidando. Fazemos um trabalho junto com a Apex Brasil de estudar os mercados e regularmente enviar missões para os mercados mais promissores. Vamos, por exemplo, à Feira de Franquias da França. Esse é um evento que reúne toda a Europa e já temos operações lá vindas desse contato”, explica Friedheim.

A Apex Brasil é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos que tem como missão promover as exportações dos produtos e serviços do Brasil, contribuindo para a internacionalização das empresas brasileiras e atração de investimentos estrangeiros para o País.

Mas o mundo também se interessa pelo mercado brasileiro. A ABF registrou a existência de 190 redes estrangeiras operando no Brasil, originárias de 24 países. Os Estados Unidos mantêm a liderança, com 79 das marcas, Portugal permanece na segunda posição, com 22 e a Espanha vem a seguir, com 13. Em 2017, eram 200 marcas de 26 países.

“Essa retração tem a ver com a insegurança econômica e política dos últimos anos. Agora com a retomada de um clima mais amigável para os negócios a tendência é que essas redes voltem a partir de 2019 e que novas marcas cheguem ao Brasil”, pontua o presidente da ABF. (DM)

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