Modelo express deve ganhar espaço
14 de fevereiro de 2019 às 0h01
O formato de lojas do setor supermercadista está em transformação. Em 2018, os modelos que mais fizeram sucesso foram os de lojas de vizinhança e os atacarejos. Para 2019, a aposta é o modelo express: pequenas unidades onde os consumidores vão para fazer compras menores.
De acordo com o balanço da Amis, em 2018 foram inauguradas 69 lojas em todo o Estado. Desse total, 45 – o que corresponde a 65% – foram unidades de vizinhança. “Há uma tendência muito clara, em todo o País e no mundo, de fortalecimento da loja de vizinhança”, diz o superintendente da Amis, Antônio Claret.
No modelo atacarejo, foram 22 novas lojas criadas e mais três transformadas de outros formatos. As duas lojas restantes foram um hipermercado compacto e uma express.
Claret explica que os atacarejos ganharam força com o período de recessão, atraindo famílias que tentam economizar nas compras. Essas lojas também são amplamente utilizadas por proprietários de bares, restaurantes e pequenos comércios. Já as lojas de vizinhança atendem à demanda de consumidores que querem gastar menos tempo para fazer suas compras, evitando longos deslocamentos.
Como, em 2019, a projeção é de que as novas lojas venham no modelo express, ou seja, unidades menores, a criação de empregos deve ser percentualmente menor que em 2018. “São lojas menores, com menos variedade de produtos, aonde as pessoas vão para comprar poucas coisas. Não vão para fazer a compra do mês”, afirma.
Já a venda de produtos supermercadistas via internet não deve ter grandes avanços neste ano. Claret explica que há movimentos nesse sentido, mas não de maneira intensa. (AAH)