Dezenas de países proíbem o Boeing 737 MAX

13 de março de 2019 às 0h01

Addis Abeba, Cingapura e Dublin – A agência de segurança aérea da União Europeia Easa suspendeu todos os voos no bloco das aeronaves 737-8 e 737-9 da Boeing após o acidente de domingo na Etiópia
“A Easa decidiu suspender todas as operações de voo dos dois modelos afetados”, disse a agência em um comunicado.

A Easa informou que estava “suspendendo todas as operações de voo de todos os aviões Boeing 737-8 MAX e 737-9 MAX da Europa”. Também foi anunciada “a suspensão de todos os voos comerciais realizados por operadores de países terceiros, dentro ou fora da UE, dos modelos acima mencionados”.

Ontem, Grã-Bretanha, Cingapura, Austrália, Malásia, Omã e Irlanda se juntaram a um grupo de nações que suspenderam o uso da aeronave 737 MAX da Boeing, e a identificação das 157 vítimas de um acidente na Etiópia se arrasta enquanto se espera que as caixas-pretas revelem sua causa.

O desastre de domingo – ocorrido após outra queda fatal de um jato 737 MAX na Indonésia cinco meses atrás – causou alarme na indústria global da aviação e reduziu em bilhões de dólares o valor de mercado da maior fabricante de aviões do mundo.

Especialistas dizem ser cedo para especular sobre o motivo da queda e se os dois estão ligados. A maioria dos acidentes é causada por uma cadeia de fatores humanos e técnicos.

Dados os problemas de identificação no local carbonizado da queda, a Ethiopian Airlines disse que levará ao menos cinco dias para começar a entregar os restos mortais às famílias.

As vítimas são de mais de 30 países, incluindo quase duas dúzias de funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Somos muçulmanos e temos que enterrar nossos mortos imediatamente”, disse à Reuters Noordin Mohamed, empresário queniano de 27 anos que perdeu o irmão e a mãe. “Perder um irmão e a mãe no mesmo dia e não ter seus corpos para enterrar é muito doloroso”, disse ele na capital do Quênia, Nairóbi, o destino do voo.

O voo ET 302 caiu pouco depois de decolar de Addis Abeba no domingo, criando uma bola de fogo em uma cratera. Pode levar semanas ou meses para se identificar todas as vítimas, que incluem um autor premiado, um dirigente de futebol e uma equipe de agentes humanitários.

Os Estados Unidos disseram que é seguro usar os aviões e a Boeing disse que não há necessidade de novas diretrizes para os operadores com base nas informações que colheu até agora.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail