Abap lança guia de compliance em SP

4 de abril de 2019 às 0h02

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Ética é questão de sobrevivência, afirma D´Andrea - Créditos: Divulgação

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) lança, em São Paulo, na próxima quarta-feira (10/04), o guia “Diretrizes de Compliance da Abap”. O documento foi elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC), contratada para aplicar diretrizes com foco específico para implantação em agências de publicidade.

O evento contará com a presença do procurador-chefe da Procuradoria da República (PR) em São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, e do Dr. Valdir Simão, ex-ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU). Representantes do Cenp, Conar, Abert, Abracom, Apro, IAB, ABRADi, APP Brasil, entre outros, também confirmaram presença.

“Uma atividade como a publicidade, que gera tanta riqueza para seus clientes e milhões de empregos para a economia nacional, não pode correr riscos. Ética é questão de sobrevivência. Acreditamos que no curto prazo a implantação das Diretrizes de Compliance passe a ser exigida em todas as concorrências, sejam públicas ou privadas, a exemplo do que ocorre com as certidões negativas de débito”, explica o presidente nacional da Abap, Mario D´Andrea.

“Boas práticas de governança permitem que todas as agências se concentrem no core business de nossa atividade, que é a geração de negócios para os nossos clientes”, completa D´Andrea.

A iniciativa da Abap visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; buscar proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.

“A iniciativa da Abap terá um impacto muito positivo em toda a atividade publicitária. O documento Diretrizes de Compliance apresenta medidas claras sobre integridade e controle, com enfoque na prevenção e na gestão de riscos”, explica Valdir Simão, ex-ministro da CGU e sócio no escritório Warde Advogados.

O conteúdo das Diretrizes de Compliance para agências reforça as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção, adotadas nos âmbitos nacional e internacional. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, resiliência, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária.

“Programas de integridade têm de ser prioridade para quem comanda a empresa. Abrangem comportamento, cultura e controle, que só se tornam efetivos com o comprometimento e envolvimento das lideranças”, defende o vice-presidente da Abap, Edu Simon.

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