Abertura de empresas cresce em Uberlândia

15 de janeiro de 2019 às 0h05

img
Administração municipal adotou programa de incentivo fiscal e projetos em parceria com o Sebrae Minas para atrair novas empresas para a cidade - Foto: Divulgação

Prova de que Uberlândia, no Triângulo Mineiro, conseguiu, nos últimos anos, contornar os obstáculos impostos pelo cenário econômico brasileiro, está na recuperação da abertura de empresas na cidade. Depois de dois anos consecutivos de queda na criação de novos negócios no município, em 2018, os números voltaram a crescer e a cidade obteve o melhor resultado dos últimos cinco anos para abertura de micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Ao todo foram 2.823 empreendimentos constituídos de janeiro a dezembro de 2018 na cidade, contra 2.659 constituições em 2014. Isso representa um aumento de 6,1%. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Já os investimentos realizados na cidade entre 2017 e 2018 somaram R$ 1,4 bilhão.

Na comparação com o exercício anterior, quando surgiram 2.273 novas empresas o resultado do ano passado foi 24% superior. Em 2016, o número de constituições foi de 2.206 e em 2015 de 2.269.

O percentual de 2018 também foi maior do que o registrado em todo o Estado. Em Minas Gerais a evolução na quantidade de constituições atingiu

14% (46.730 negócios em 2018, contra 41.043 em 2017).
Em relação às atividades, as novas empresas de Uberlândia foram criadas principalmente nas áreas de serviços em tecnologia da informação, holdings, construtoras, montadoras industriais, escritórios de apoio administrativo, restaurantes, supermercados e lojas de roupas.

Para a prefeitura, a retomada na constituição de empresas está diretamente ligada às ações do Executivo nas áreas prioritárias, como saúde, educação e social. “Isso aumentou a confiança do empreendedor, que, por sua vez, voltou a acreditar no potencial da cidade”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, no fim do ano passado, Leão ressaltou que qualquer município quando enfrenta uma situação de crise tem que buscar alternativas de receitas e facilitadores de atração para os empreendedores. “Em Uberlândia, nos últimos anos, temos buscado fazer essa interlocução com possíveis investidores, facilitando os processos, diminuindo a burocracia e aprimorando a infraestrutura do local, visando manter elevado o nível investimentos privados”, explicou o prefeito.

Por isso, houve também a implementação de benefícios e incentivos para empresas que desejassem se instalar no município. Dentre eles, a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) 2% para empresas de base tecnológica e a criação do Programa Municipal de Fomento à Micro Cervejaria Artesanal, ainda em 2017.

Projetos – Além disso, nove projetos em parceria com o Sebrae Minas Gerais foram desenvolvidos para capacitar e fomentar micro, pequenas e médias empresas locais em diversos setores (empreendedorismo, inovação, agropecuário, turismo, internacionalização de negócios locais, entre outros).

Por fim, outro facilitador ocorreu no esforço da gestão municipal para reduzir o prazo de abertura dos pedidos de constituição na cidade. Uma força tarefa conseguiu diminuir o prazo médio pela metade, passando da média de dez dias para cinco.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail